Artigo Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

DRAMATIZAÇÃO NA ESCOLA: PATOLOGIAS PROVOCADAS POR VÍRUS E BACTÉRIAS COM TURMA DE SEGUNDO ANO MÉDIO DA ESCOLA SOLON DE LUCENA

Palavra-chaves: DRAMATIZAÇÃO, VÍRUS, BACTÉRIAS Comunicação Oral (CO) GT-01: A Biologia na perspectiva do Ensino Médio Inovador: propondo ações integradas de ensino, pesquisa e extensão
0 of 0
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 39206 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 234 "inscrito_id" => 495 "titulo" => "DRAMATIZAÇÃO NA ESCOLA: PATOLOGIAS PROVOCADAS POR VÍRUS E BACTÉRIAS COM TURMA DE SEGUNDO ANO MÉDIO DA ESCOLA SOLON DE LUCENA" "resumo" => "As atividades correspondentes ao trabalho que aqui será descrito foram realizadas no período de fevereiro à junho de 2016 na escola estadual de ensino Fundamental e médio Solon de Lucena, que fica localizada na cidade de Campina Grande-Paraíba, o projeto foi financiado pelo Programa Institucional de Bolsa Iniciação à docência (PIBID), da CAPES, realizado pelo grupo formado pela Coordenadora Orientadora, supervisores e um grupo de alunos da graduação do curso em licenciatura plena em ciências biológicas da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus I, . Foi feito nesse primeiro semestre de trabalho do ano, intervenções nas quais envolviam uma turma de 2º ano do ensino médio regular da escola, com a temática a respeito de patologias causadas por vírus e bactérias, os conteúdos acompanham o livro didático adotado pela escola. Partindo do tema central, primeiramente foram aplicados questionários iniciais, nos encontros seguintes foram realizadas aulas discursivas, dialogadas e expositivas e então foi começado a trabalhar a temática com a parte prática envolvendo dramatizações em sala de aula, que é o foco do pré-projeto e que ainda não é muito trabalhado nas escolas, também as dramatizações tem o objetivo de envolvimento multidisciplinar, de forma que seja possível estudar o conteúdo de uma forma diferente das abordadas normalmente em sala de aula. Foram divididos grupos de alunos, dos quais uma parte ficou responsáveis em abordar Bactérias e outra parte abordar Vírus, as atividades envolveu toda a sala de aula, foi possível realizar tudo de forma descontraída, tudo foi acompanhado pela supervisora que é professora de biologia turma e foi autorizado as atividades pela direção da escola. Encerrando o subprojeto para o respectivo semestre mencionado foi aplicado um questionário final para complementar os resultados que serão aqui descritos com maior riqueza de detalhes.As atividades correspondentes ao trabalho que aqui será descrito foram realizadas no período de fevereiro à junho de 2016 na escola estadual de ensino Fundament" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-01: A Biologia na perspectiva do Ensino Médio Inovador: propondo ações integradas de ensino, pesquisa e extensão" "palavra_chave" => "DRAMATIZAÇÃO, VÍRUS, BACTÉRIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA1_ID495_30112017143513.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEIZY MAYARA JOB BERNARDO" "autor_nome_curto" => "GEIZY BERNARDO" "autor_email" => "geizy_may@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 39206 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 234 "inscrito_id" => 495 "titulo" => "DRAMATIZAÇÃO NA ESCOLA: PATOLOGIAS PROVOCADAS POR VÍRUS E BACTÉRIAS COM TURMA DE SEGUNDO ANO MÉDIO DA ESCOLA SOLON DE LUCENA" "resumo" => "As atividades correspondentes ao trabalho que aqui será descrito foram realizadas no período de fevereiro à junho de 2016 na escola estadual de ensino Fundamental e médio Solon de Lucena, que fica localizada na cidade de Campina Grande-Paraíba, o projeto foi financiado pelo Programa Institucional de Bolsa Iniciação à docência (PIBID), da CAPES, realizado pelo grupo formado pela Coordenadora Orientadora, supervisores e um grupo de alunos da graduação do curso em licenciatura plena em ciências biológicas da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus I, . Foi feito nesse primeiro semestre de trabalho do ano, intervenções nas quais envolviam uma turma de 2º ano do ensino médio regular da escola, com a temática a respeito de patologias causadas por vírus e bactérias, os conteúdos acompanham o livro didático adotado pela escola. Partindo do tema central, primeiramente foram aplicados questionários iniciais, nos encontros seguintes foram realizadas aulas discursivas, dialogadas e expositivas e então foi começado a trabalhar a temática com a parte prática envolvendo dramatizações em sala de aula, que é o foco do pré-projeto e que ainda não é muito trabalhado nas escolas, também as dramatizações tem o objetivo de envolvimento multidisciplinar, de forma que seja possível estudar o conteúdo de uma forma diferente das abordadas normalmente em sala de aula. Foram divididos grupos de alunos, dos quais uma parte ficou responsáveis em abordar Bactérias e outra parte abordar Vírus, as atividades envolveu toda a sala de aula, foi possível realizar tudo de forma descontraída, tudo foi acompanhado pela supervisora que é professora de biologia turma e foi autorizado as atividades pela direção da escola. Encerrando o subprojeto para o respectivo semestre mencionado foi aplicado um questionário final para complementar os resultados que serão aqui descritos com maior riqueza de detalhes.As atividades correspondentes ao trabalho que aqui será descrito foram realizadas no período de fevereiro à junho de 2016 na escola estadual de ensino Fundament" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-01: A Biologia na perspectiva do Ensino Médio Inovador: propondo ações integradas de ensino, pesquisa e extensão" "palavra_chave" => "DRAMATIZAÇÃO, VÍRUS, BACTÉRIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA1_ID495_30112017143513.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEIZY MAYARA JOB BERNARDO" "autor_nome_curto" => "GEIZY BERNARDO" "autor_email" => "geizy_may@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 21 de dezembro de 2017

Resumo

As atividades correspondentes ao trabalho que aqui será descrito foram realizadas no período de fevereiro à junho de 2016 na escola estadual de ensino Fundamental e médio Solon de Lucena, que fica localizada na cidade de Campina Grande-Paraíba, o projeto foi financiado pelo Programa Institucional de Bolsa Iniciação à docência (PIBID), da CAPES, realizado pelo grupo formado pela Coordenadora Orientadora, supervisores e um grupo de alunos da graduação do curso em licenciatura plena em ciências biológicas da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus I, . Foi feito nesse primeiro semestre de trabalho do ano, intervenções nas quais envolviam uma turma de 2º ano do ensino médio regular da escola, com a temática a respeito de patologias causadas por vírus e bactérias, os conteúdos acompanham o livro didático adotado pela escola. Partindo do tema central, primeiramente foram aplicados questionários iniciais, nos encontros seguintes foram realizadas aulas discursivas, dialogadas e expositivas e então foi começado a trabalhar a temática com a parte prática envolvendo dramatizações em sala de aula, que é o foco do pré-projeto e que ainda não é muito trabalhado nas escolas, também as dramatizações tem o objetivo de envolvimento multidisciplinar, de forma que seja possível estudar o conteúdo de uma forma diferente das abordadas normalmente em sala de aula. Foram divididos grupos de alunos, dos quais uma parte ficou responsáveis em abordar Bactérias e outra parte abordar Vírus, as atividades envolveu toda a sala de aula, foi possível realizar tudo de forma descontraída, tudo foi acompanhado pela supervisora que é professora de biologia turma e foi autorizado as atividades pela direção da escola. Encerrando o subprojeto para o respectivo semestre mencionado foi aplicado um questionário final para complementar os resultados que serão aqui descritos com maior riqueza de detalhes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.