A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que consiste na reintegração escolar, para pessoas que, por razões diversas, não tiveram oportunidade de concluir a Educação Básica em seu tempo regular. À vista disso o docente em atividade precisar ter alguns cuidados, pois a metodologia de ensino precisa ser diversificada e contextualizada na realidade cultural e social em que os alunos estão inseridos, como forma de estimulá-los a continuar os estudos. Este trabalho apresenta um relato de experiência vivenciado por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), cujo objetivo foi mostrar as estratégias dinâmicas para o ensino de ciências, em turmas da EJA a partir de uma abordagem problematizadora em atividades experimentais. A intervenção foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Lions Prata, localizada em Campina Grande e relata as atividades desenvolvidas diante da temática: Tipos e transformações de Energia. Dentro desse contexto, a proposta utilizou-se da metodologia dos três momentos pedagógicos de Delizoicov e Angotti, que são divididos em: Problematização inicial, Organização do conhecimento e Aplicação do conhecimento, e foi desenvolvida a partir de recursos didáticos alternativos em uma atividade experimental das pilhas de batatas. A realização da atividade permitiu que os estudantes participassem da aula motivados e empenhados em realizar as etapas propostas, desenvolvendo suas ideias e construindo o conhecimento de forma efetiva, o que permitiu perceber a importância da intervenção pedagógica e a participação do PIBID, através da ação dos bolsistas e desse programa no ensino da EJA, em que os alunos precisam ser continuamente motivados a permanecer em sala de aula e na vivência da escola.