O USO DE ARTEFATOS HISTÓRICOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: RELATO DE UM DIAGNÓSTICO INICIAL
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37982 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1878 "inscrito_id" => 7092 "titulo" => "O USO DE ARTEFATOS HISTÓRICOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: RELATO DE UM DIAGNÓSTICO INICIAL" "resumo" => "O presente trabalho objetiva apresentar um diagnóstico realizado em duas turmas de 1º ano de uma escola estadual, localizada no Municipio de Mamanguape-PB. Esse diagnóstico constitui-se de uma das etapas do projeto “O uso de artefatos históricos nas aulas de Matemática” que tem por objetivo promover uma aproximação entre o Curso de Licenciatura em Matemática, do Campus IV – Litoral Norte e uma escola da Educação Básica, por meio do oferecimento de oficinas a alunos do Ensino Médio. O diagnóstico inicial teve por finalidade conhecer o grau de conhecimento que as turmas se encontram, para depois organizar e realizar oficinas onde serão explorados diversos artefatos históricos, por meio de atividades estruturadas. A metodologia utilizada foi um estudo de caso, utilizando o questionário como instrumento, composto por 10 questões extraídas e adaptadas de processos seletivos de acesso ao Ensino Superior. Após a realização do diagnóstico verificamos que os resultados foram bastante negativos o que nos levou a fazer conjecturas dos motivos que justificassem o baixo desempenho no diagnóstico. Além disso, a partir dos resultados elencamos alguns conteúdos que consideramos interessante para que os alunos possam aprofundar e ter um melhor desempenho no Ensino Médio." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, ARTEFATOS HISTÓRICOS, ENSINO MÉDIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID7092_11092017141942.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIANE BORGES ANGELO" "autor_nome_curto" => "CRISTIANE ANGELO" "autor_email" => "cristianeangelo@dce.ufpb." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37982 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1878 "inscrito_id" => 7092 "titulo" => "O USO DE ARTEFATOS HISTÓRICOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: RELATO DE UM DIAGNÓSTICO INICIAL" "resumo" => "O presente trabalho objetiva apresentar um diagnóstico realizado em duas turmas de 1º ano de uma escola estadual, localizada no Municipio de Mamanguape-PB. Esse diagnóstico constitui-se de uma das etapas do projeto “O uso de artefatos históricos nas aulas de Matemática” que tem por objetivo promover uma aproximação entre o Curso de Licenciatura em Matemática, do Campus IV – Litoral Norte e uma escola da Educação Básica, por meio do oferecimento de oficinas a alunos do Ensino Médio. O diagnóstico inicial teve por finalidade conhecer o grau de conhecimento que as turmas se encontram, para depois organizar e realizar oficinas onde serão explorados diversos artefatos históricos, por meio de atividades estruturadas. A metodologia utilizada foi um estudo de caso, utilizando o questionário como instrumento, composto por 10 questões extraídas e adaptadas de processos seletivos de acesso ao Ensino Superior. Após a realização do diagnóstico verificamos que os resultados foram bastante negativos o que nos levou a fazer conjecturas dos motivos que justificassem o baixo desempenho no diagnóstico. Além disso, a partir dos resultados elencamos alguns conteúdos que consideramos interessante para que os alunos possam aprofundar e ter um melhor desempenho no Ensino Médio." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, ARTEFATOS HISTÓRICOS, ENSINO MÉDIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID7092_11092017141942.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIANE BORGES ANGELO" "autor_nome_curto" => "CRISTIANE ANGELO" "autor_email" => "cristianeangelo@dce.ufpb." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }