O presente trabalho objetiva apresentar um diagnóstico realizado em duas turmas de 1º ano de uma escola estadual, localizada no Municipio de Mamanguape-PB. Esse diagnóstico constitui-se de uma das etapas do projeto “O uso de artefatos históricos nas aulas de Matemática” que tem por objetivo promover uma aproximação entre o Curso de Licenciatura em Matemática, do Campus IV – Litoral Norte e uma escola da Educação Básica, por meio do oferecimento de oficinas a alunos do Ensino Médio. O diagnóstico inicial teve por finalidade conhecer o grau de conhecimento que as turmas se encontram, para depois organizar e realizar oficinas onde serão explorados diversos artefatos históricos, por meio de atividades estruturadas. A metodologia utilizada foi um estudo de caso, utilizando o questionário como instrumento, composto por 10 questões extraídas e adaptadas de processos seletivos de acesso ao Ensino Superior. Após a realização do diagnóstico verificamos que os resultados foram bastante negativos o que nos levou a fazer conjecturas dos motivos que justificassem o baixo desempenho no diagnóstico. Além disso, a partir dos resultados elencamos alguns conteúdos que consideramos interessante para que os alunos possam aprofundar e ter um melhor desempenho no Ensino Médio.