A Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), é a distância entre o nível de desenvolvimento potencial e o nível de desenvolvimento real, é nesse intervalo que a criança atravessa o caminho, aperfeiçoando suas habilidades potenciais em reais consolidadas, tornando-a capaz de realizar tarefas sozinhas de maneira autônoma, para isso é necessário a ajuda de um adulto, ou até mesmo de uma criança que tenha mais experiência. O presente trabalho retrata a importância da aprendizagem cooperativa, que consiste em um conjunto de práticas de ensino, em que os educandos trabalham em grupos e se ajudam mutuamente, buscando resolver problemas facilitando a compreensão de determinado assunto. Este estudo tem como objetivo investigar acerca da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), e entender como a aprendizagem cooperativa pode estar ajudando nesse processo de desenvolvimento, como também realçar a importância do educador nesse processo de ensino e aprendizagem, por sua vez tem o papel de transformar o nível potencial em real, para isso, deve planejar suas atividades pedagógicas, afim de criar o espaço e a disponibilidade para que todos se conheçam mutuamente e comecem a se interessar uns pelos outros, visando uma troca de conhecimentos. Sua construção é fruto das inquietações e experiências produzidas na disciplina Psicologia II: Ensino e Aprendizagem, no curso de Licenciatura em Pedagogia na Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar (FACEP) Polo Apodi-RN. Vale salientar que a metodologia adotada neste estudo está orientada pela abordagem referencial teórica, respaldando-se nas ideias de autores como, Vygotsky (1978; 1998;1984;1987), Baudrit (2009), Vidal (2007), Duran (2003), Valsiner (1991), entre outros.