Este trabalho analisa a coleção Porta Aberta – Letramento e Alfabetização, destinada ao 2º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de saber quais gêneros orais compõem o repertório da coleção, bem como de investigar um protótipo de atividade voltada ao ensino do gênero Recital de Poema, a fim de compreender as estratégias apresentadas para o ensino do oral. De acordo com os dados do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), essa obra, utilizada nas Escolas Municipais da Cidade de Lagoa do Carro - Zona da Mata Norte de Pernambuco, é a terceira coleção mais bem distribuída nas escolas brasileiras, com o quantitativo de 629.915 (seiscentos e vinte nove mil e novecentos e quinze) exemplares distribuídos entre livros dos alunos do (1º ao 3ª ano) e manual do professor. Assim, em busca de atendermos os objetivos traçados, direcionamos nosso olhar à coleção para o trato com o eixo oralidade. Como opção metodológica a pesquisa empregou uma análise de caráter documental, na perspectiva da abordagem qualitativa. Os resultados revelaram a presença de 5 (cinco) gêneros orais no volume analisado, a saber: exposição oral, cantiga, recital de poemas, entrevista e reconto de história. No que concerne às propostas didáticas, percebe-se a preocupação do livro didático em promover um trabalho sistemático e significativo para o ensino do oral, em que propõe etapas distintas e fundamentais para a construção e realização do gênero, que não se limitam a atividade escolar, mas que abrangem todos os contextos sociais, viabilizando a formação de sujeitos ativos e participativos na sociedade em que vivem.