RESUMO: A violência escolar é um exemplo das principais dificuldades que são observadas e percebidas no contexto escolar. Esse problema agrava-se de tal forma que nem a família nem a escola conseguem resolvê-lo. Este artigo tem como objetivo examinar e questionar os conceitos imputados sobre as causas e consequências que são atribuídas aos alunos na escola da atualidade como desenvolvimento dessa problemática e os questionamentos das providências que serão tomadas para resolvê-la ou amenizá-la. Nessa perspectiva objetiva-se interpor a partir da realidade educacional dos nossos alunos, necessita-se primeiramente conhecer e reconhecer, a maneira como as pessoas que estão inseridas nessa realidade contêm em si as situações problemáticas que vivenciam e as soluções para a transformação dessas situações. A questão “violência escolar” não é um problema que se resolverá isoladamente, mas somente atingindo todo o contexto escolar. É preciso uma integração maior entre a escola, a família e as esferas públicas, buscando uma solução conjunta com a inclusão de novas ideias que possibilitem uma representação das intervenções nas escolas, e principalmente o redimensionamento nos comportamentos dos docentes, gestores e outros sujeitos envolvidos no processo que visa à transformação do educando para a cidadania.