As práticas de ensino nas salas de aula de Física, quando construídas a partir de uma metodologia tradicional, dificilmente permitem ao estudante compreender os conceitos de forma efetiva. Diante disso, o nosso trabalho traz um relato de uma proposta desenvolvida e realizada com estudantes do ensino básico utilizando como abordagem a História da Ciência no ensino de Física. O primeiro tema discutido foi um resgate histórico da vida de Marie Currie como perquisadora, enfatizando a importância da mulher no cenário cientifico e na sociedade em geral, o segundo tema foi acerca da evolução do conceito de calor, o desenvolvimento das máquinas térmica e sua relação com a Revolução Industrial. A perspectiva do trabalho em sala de aula foi o principal elemento de estudo de todo nosso processo de ensino. O público alvo da atividade foram estudantes do segundo ano do ensino médio regular de uma escola pública estadual da cidade de Campina Grande – PB. Com a realização da atividade foi possível alcançar os objetivos inicialmente delimitados, além de perceber a efetividade do uso dessa metodologia para discutir temas de Física. Os estudantes conseguiram, além de construir os conceitos Físicos pretendidos, relacioná-los as questões sociais discutidas a partir da abordagem histórica utilizada, bem como formar opiniões consistentes embasadas nos fatos apresentados a partir da proposta. Avaliamos como bastante promissora a utilização de tal abordagem, para discutir os temas propostos aqui, bem como outros temas da Ciência, permitindo ao estudante aprofundar seu conhecimento diante de uma teoria ou conceito, relacionando-o as diversas vertentes as quais está relacionado.