Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA ANÁLISE NO CONTEÚDO DE PALEONTOLOGIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: LIVRO DIDÁTICO, 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, PALEONTOLOGIA Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38794
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2086
    "inscrito_id" => 2748
    "titulo" => "UMA ANÁLISE NO CONTEÚDO DE PALEONTOLOGIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Utilizado por professores de distintas instituições, o Livro Didático é o material em ênfase desta pesquisa. Com o intuito de identificar como está sendo abordado no ensino de ciências, conceito de denominados assuntos.  Foram utilizados livros didáticos encontrados nas instituições educacionais para realizar um levantamento bibliográfico, especificamente de ciências do 6° ano do ensino fundamental da rede pública do município de Carpina, 57 km de Recife PE. O objetivo da pesquisa é evidenciar como os materiais de ensino têm abordado o conteúdo sobre os fósseis, dentro do estudo da Paleontologia. A paleontologia, ciência responsável pelo estudo dos fósseis, é de suma importância porque vai relatar sobre a história da evolução dos seres vivos que habitaram toda superfície terrestre ha bilhões de anos atrás.  Alguns destes livros não possuem um detalhamento adequado, fazendo com que os alunos busquem materiais de níveis superiores aos que se encontram, porém a linguagem destes não é de fácil entendimento para os alunos do 6° ano. Pôde se observar tão quantas são evidentes as variações descritas do assunto respectivo, estas variações se tornaram perceptíveis de acordo com os distintos escritores e edições. Alguns dos livros continham informações básicas, soltas, sem conexão com processo evolutivo. Entretanto havia materiais que não adquiriam sequer o básico, apenas evidenciava algumas curiosidades e acontecimentos sobre o assunto em foco. Alguns livros destinavam menos de uma página para tratar do assunto, mas sua maioria apenas utilizava balões e citações referentes aos fósseis. Observou- se que o estudo específico dos fósseis em alguns casos se tornava integrado em outras abordagens do ensino de geociências, como por exemplo, sendo citado somente no ensino detalhado de rochas sedimentares, não relacionando com processos de formação e evolução de cada espécimes. Desta maneira, o trabalho fará uma abordagem sobre a percepção que alguns livros didáticos de ciência do 6° ano, da rede pública, faz em relação à temática sobre os fósseis."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "LIVRO DIDÁTICO, 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, PALEONTOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID2748_11092017171201.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAROLAYNE LARISSA DA SILVA ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "KAROLAYNE LARIS"
    "autor_email" => "karolaynelarissa15@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38794
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2086
    "inscrito_id" => 2748
    "titulo" => "UMA ANÁLISE NO CONTEÚDO DE PALEONTOLOGIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Utilizado por professores de distintas instituições, o Livro Didático é o material em ênfase desta pesquisa. Com o intuito de identificar como está sendo abordado no ensino de ciências, conceito de denominados assuntos.  Foram utilizados livros didáticos encontrados nas instituições educacionais para realizar um levantamento bibliográfico, especificamente de ciências do 6° ano do ensino fundamental da rede pública do município de Carpina, 57 km de Recife PE. O objetivo da pesquisa é evidenciar como os materiais de ensino têm abordado o conteúdo sobre os fósseis, dentro do estudo da Paleontologia. A paleontologia, ciência responsável pelo estudo dos fósseis, é de suma importância porque vai relatar sobre a história da evolução dos seres vivos que habitaram toda superfície terrestre ha bilhões de anos atrás.  Alguns destes livros não possuem um detalhamento adequado, fazendo com que os alunos busquem materiais de níveis superiores aos que se encontram, porém a linguagem destes não é de fácil entendimento para os alunos do 6° ano. Pôde se observar tão quantas são evidentes as variações descritas do assunto respectivo, estas variações se tornaram perceptíveis de acordo com os distintos escritores e edições. Alguns dos livros continham informações básicas, soltas, sem conexão com processo evolutivo. Entretanto havia materiais que não adquiriam sequer o básico, apenas evidenciava algumas curiosidades e acontecimentos sobre o assunto em foco. Alguns livros destinavam menos de uma página para tratar do assunto, mas sua maioria apenas utilizava balões e citações referentes aos fósseis. Observou- se que o estudo específico dos fósseis em alguns casos se tornava integrado em outras abordagens do ensino de geociências, como por exemplo, sendo citado somente no ensino detalhado de rochas sedimentares, não relacionando com processos de formação e evolução de cada espécimes. Desta maneira, o trabalho fará uma abordagem sobre a percepção que alguns livros didáticos de ciência do 6° ano, da rede pública, faz em relação à temática sobre os fósseis."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "LIVRO DIDÁTICO, 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, PALEONTOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID2748_11092017171201.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAROLAYNE LARISSA DA SILVA ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "KAROLAYNE LARIS"
    "autor_email" => "karolaynelarissa15@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Utilizado por professores de distintas instituições, o Livro Didático é o material em ênfase desta pesquisa. Com o intuito de identificar como está sendo abordado no ensino de ciências, conceito de denominados assuntos. Foram utilizados livros didáticos encontrados nas instituições educacionais para realizar um levantamento bibliográfico, especificamente de ciências do 6° ano do ensino fundamental da rede pública do município de Carpina, 57 km de Recife PE. O objetivo da pesquisa é evidenciar como os materiais de ensino têm abordado o conteúdo sobre os fósseis, dentro do estudo da Paleontologia. A paleontologia, ciência responsável pelo estudo dos fósseis, é de suma importância porque vai relatar sobre a história da evolução dos seres vivos que habitaram toda superfície terrestre ha bilhões de anos atrás. Alguns destes livros não possuem um detalhamento adequado, fazendo com que os alunos busquem materiais de níveis superiores aos que se encontram, porém a linguagem destes não é de fácil entendimento para os alunos do 6° ano. Pôde se observar tão quantas são evidentes as variações descritas do assunto respectivo, estas variações se tornaram perceptíveis de acordo com os distintos escritores e edições. Alguns dos livros continham informações básicas, soltas, sem conexão com processo evolutivo. Entretanto havia materiais que não adquiriam sequer o básico, apenas evidenciava algumas curiosidades e acontecimentos sobre o assunto em foco. Alguns livros destinavam menos de uma página para tratar do assunto, mas sua maioria apenas utilizava balões e citações referentes aos fósseis. Observou- se que o estudo específico dos fósseis em alguns casos se tornava integrado em outras abordagens do ensino de geociências, como por exemplo, sendo citado somente no ensino detalhado de rochas sedimentares, não relacionando com processos de formação e evolução de cada espécimes. Desta maneira, o trabalho fará uma abordagem sobre a percepção que alguns livros didáticos de ciência do 6° ano, da rede pública, faz em relação à temática sobre os fósseis.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.