Os avanços tecnológicos, junto ao constante aumento populacional, vêm de forma direta e indiretamente, influenciando no equilíbrio do meio ambiente. Principalmente diante da forte exploração dos recursos naturais para atender as necessidades humanas. O problema não reside na extração destes recursos, mas sim, no manejo dos mesmos de maneira inadequada, o que pode levar à uma escassez futura. Este é um problema encontrado, também, nos meios de produção de energia e no uso da mesmo, pois, sabemos que a utilização dessas não exige um controle que promova um equilíbrio entre consumo e meio de produção. Isso geralmente causa impactos ambientais, fatores estes que, apesar de precisarem ser refletidos por todas/os, são poucos discutidos em sala de aula. Mas, será que, mesmo diante da escassez de informações, as/os nossas/os estudantes conseguem enxergar a existência desses impactos? Ou o quanto os fatores da região são decisivos para definirem qual tipo de produção de energia é mais viável? Nessas perspectivas, considerando a região semiárida nordestina, onde existe grande escassez de chuvas e a ocorrência de elevadas temperaturas ao longo do ano, buscou-se analisar os conhecimentos prévios das/dos estudantes referentes às energias renováveis e os principais impactos relacionados ao seu meio de produção. As informações foram obtidas através de questionários aplicados no início e ao final das atividades programadas, com o propósito, ainda, de avaliar o rendimento dos/das discentes a partir das atividades realizadas: palestras, minicursos e oficinas didáticas. Esta pesquisa ocorreu a partir das ações contempladas na I semana da Física da Escola Estadual Ensino Fundamental Dom Moisés Coelho, realizada pela supervisora e bolsistas do PIBID, subprojeto de Física do CFP/UFCG, junto as turmas do 8º e 9º ano. Acreditamos que as atividades desenvolvidas possuem grandes potencialidades, favorecendo a ampliação dos conhecimentos dos/as alunos/as, na perspectiva de contribuir para a conscientização e preservação o meio ambiente diante do uso de seus recursos, garantindo a existência dos mesmos no futuro. Além disso, buscou-se evidenciar a importância de metodologias inovadoras como ferramentas que auxiliem na motivação e aprendizagem dos educandos/as.