O presente trabalho é um relato de experiência de uma sequência didática desenvolvida em 20 aulas de Língua Portuguesa em uma escola pública da cidade de Monteiro – Paraíba, com a turma de 8º ano do Ensino Fundamental. Na ocasião, foi aplicada a sequência de quatro módulos desenvolvida a partir dos gêneros debate e piada com o auxílio de vídeos disponíveis na plataforma Youtube. Porquanto, a ferramenta Youtube está próximo da realidade e acesso dos alunos e que ao mesmo tempo nos auxilia como suporte para o desenvolvimento das aulas. Em outras palavras, buscamos por meio de discussões, leituras e de análise linguística em piadas refletir sobre toda a funcionalidade desse gênero humoristico, buscando desmistificar os estereótipos que estão presentes nos textos e sobre o posicionamento dos alunos diante do “politicamente correto”, tema do debate. Realizado com o intuito de trabalhar nesse gênero formal, a oralidade e a argumentação em sala de aula visando levantar a reflexão e o posicionamento dos discentes sobre os temas que carregam tantos preconceitos dentro das piadas. Voltamos nossos olhares nesta sequência para que a prática de ensino seja um momento divertido, consciente e social. A experiência foi baseada em Possenti (2010; 2001), Marcuschi (1997), Pereira (2008) e Brasil/MEC (1998). Com a realização desta, concluímos que o trabalho com gênero humorístico, com o gênero formal e o suporte digital contribui de uma maneira significativa para a realização das aulas, uma vez que os discentes responderam satisfatoriamente ao que foi proposto através de suas reflexões e levantamentos dentro do debate que realizado.