Na área de Educação, têm sido cada vez mais frequentes os trabalhos acadêmicos que se debruçam sobre o paradigma da linguagem. Em virtude do papel fulcral da linguagem nos processos de ensinar e aprender, os estudos que se detêm sobre questões referentes a esta temática têm se expandido cada vez mais nas últimas décadas. As pesquisas direcionadas à Educação em Ciências vêm acompanhando esse movimento, sendo mais frequentes os trabalhos acadêmicos inseridos no paradigma da linguagem. Nesse sentido, o presente artigo teve como objetivo: Realizar um mapeamento de pesquisas acadêmicas da área de Educação em Ciências fundamentadas no paradigma da linguagem, que associam as proposições teóricas e metodológicas de Bakhtin e Vygotsky. O trabalho possuiu caráter qualitativo, envolvendo pesquisas bibliográfica e de campo, em bases de dados e repositórios virtuais de trabalhos acadêmicos. Assim, foram analisados 10 artigos publicados em periódicos classificados com Qualis A1 e A2, conforme avaliação efetuada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O corpus selecionado foi analisado a partir da Análise de Conteúdo, tendo como referencial as propostas de Laurence Bardin. Após investigação em periódicos científicos brasileiros desta área, foi constatado que o paradigma da linguagem constitui um dos fundamentos teóricos e metodológicos em que se apoiam as pesquisas desse campo. Dentre os pressupostos teóricos e metodológicos para pesquisas que se fundamentam nesta perspectiva, as obras de Bakhtin e Vygotsky aparecem com alguns dos principais aportes, tendo em vista que os trabalhos acadêmicos imbuídos dessa perspectiva vêm demonstrando que é possível estabelecer um diálogo entre os autores, a partir de alguns pontos de semelhança ou aproximação entre as duas abordagens.