Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APROXIMAÇÕES ENTRE BAKHTIN E VYGOTSKY NA ÁREA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: UM MAPEAMENTO DE PESQUISAS FUNDAMENTADAS NO PARADIGMA DA LINGUAGEM

Palavra-chaves: BAKHTIN, VYGOTSKY, PARADIGMA DA LINGUAGEM, EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
0 of 0
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35876 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1665 "inscrito_id" => 103 "titulo" => "APROXIMAÇÕES ENTRE BAKHTIN E VYGOTSKY NA ÁREA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: UM MAPEAMENTO DE PESQUISAS FUNDAMENTADAS NO PARADIGMA DA LINGUAGEM" "resumo" => "Na área de Educação, têm sido cada vez mais frequentes os trabalhos acadêmicos que se debruçam sobre o paradigma da linguagem. Em virtude do papel fulcral da linguagem nos processos de ensinar e aprender, os estudos que se detêm sobre questões referentes a esta temática têm se expandido cada vez mais nas últimas décadas. As pesquisas direcionadas à Educação em Ciências vêm acompanhando esse movimento, sendo mais frequentes os trabalhos acadêmicos inseridos no paradigma da linguagem. Nesse sentido, o presente artigo teve como objetivo: Realizar um mapeamento de pesquisas acadêmicas da área de Educação em Ciências fundamentadas no paradigma da linguagem, que associam as proposições teóricas e metodológicas de Bakhtin e Vygotsky. O trabalho possuiu caráter qualitativo, envolvendo pesquisas bibliográfica e de campo, em bases de dados e repositórios virtuais de trabalhos acadêmicos. Assim, foram analisados 10 artigos publicados em periódicos classificados com Qualis A1 e A2, conforme avaliação efetuada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O corpus selecionado foi analisado a partir da Análise de Conteúdo, tendo como referencial as propostas de Laurence Bardin. Após investigação em periódicos científicos brasileiros desta área, foi constatado que o paradigma da linguagem constitui um dos fundamentos teóricos e metodológicos em que se apoiam as pesquisas desse campo. Dentre os pressupostos teóricos e metodológicos para pesquisas que se fundamentam nesta perspectiva, as obras de Bakhtin e Vygotsky aparecem com alguns dos principais aportes, tendo em vista que os trabalhos acadêmicos imbuídos dessa perspectiva vêm demonstrando que é possível estabelecer um diálogo entre os autores, a partir de alguns pontos de semelhança ou aproximação entre as duas abordagens.Na área de Educação, têm sido cada vez mais frequentes os trabalhos acadêmicos que se debruçam sobre o paradigma da linguagem. Em virtude do papel fulcral da li" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "BAKHTIN, VYGOTSKY, PARADIGMA DA LINGUAGEM, EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID103_11092017043226.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS ERICK BRITO DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "CARLOS ERICK" "autor_email" => "carloserickbrito@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35876 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1665 "inscrito_id" => 103 "titulo" => "APROXIMAÇÕES ENTRE BAKHTIN E VYGOTSKY NA ÁREA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: UM MAPEAMENTO DE PESQUISAS FUNDAMENTADAS NO PARADIGMA DA LINGUAGEM" "resumo" => "Na área de Educação, têm sido cada vez mais frequentes os trabalhos acadêmicos que se debruçam sobre o paradigma da linguagem. Em virtude do papel fulcral da linguagem nos processos de ensinar e aprender, os estudos que se detêm sobre questões referentes a esta temática têm se expandido cada vez mais nas últimas décadas. As pesquisas direcionadas à Educação em Ciências vêm acompanhando esse movimento, sendo mais frequentes os trabalhos acadêmicos inseridos no paradigma da linguagem. Nesse sentido, o presente artigo teve como objetivo: Realizar um mapeamento de pesquisas acadêmicas da área de Educação em Ciências fundamentadas no paradigma da linguagem, que associam as proposições teóricas e metodológicas de Bakhtin e Vygotsky. O trabalho possuiu caráter qualitativo, envolvendo pesquisas bibliográfica e de campo, em bases de dados e repositórios virtuais de trabalhos acadêmicos. Assim, foram analisados 10 artigos publicados em periódicos classificados com Qualis A1 e A2, conforme avaliação efetuada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O corpus selecionado foi analisado a partir da Análise de Conteúdo, tendo como referencial as propostas de Laurence Bardin. Após investigação em periódicos científicos brasileiros desta área, foi constatado que o paradigma da linguagem constitui um dos fundamentos teóricos e metodológicos em que se apoiam as pesquisas desse campo. Dentre os pressupostos teóricos e metodológicos para pesquisas que se fundamentam nesta perspectiva, as obras de Bakhtin e Vygotsky aparecem com alguns dos principais aportes, tendo em vista que os trabalhos acadêmicos imbuídos dessa perspectiva vêm demonstrando que é possível estabelecer um diálogo entre os autores, a partir de alguns pontos de semelhança ou aproximação entre as duas abordagens.Na área de Educação, têm sido cada vez mais frequentes os trabalhos acadêmicos que se debruçam sobre o paradigma da linguagem. Em virtude do papel fulcral da li" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "BAKHTIN, VYGOTSKY, PARADIGMA DA LINGUAGEM, EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID103_11092017043226.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS ERICK BRITO DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "CARLOS ERICK" "autor_email" => "carloserickbrito@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Na área de Educação, têm sido cada vez mais frequentes os trabalhos acadêmicos que se debruçam sobre o paradigma da linguagem. Em virtude do papel fulcral da linguagem nos processos de ensinar e aprender, os estudos que se detêm sobre questões referentes a esta temática têm se expandido cada vez mais nas últimas décadas. As pesquisas direcionadas à Educação em Ciências vêm acompanhando esse movimento, sendo mais frequentes os trabalhos acadêmicos inseridos no paradigma da linguagem. Nesse sentido, o presente artigo teve como objetivo: Realizar um mapeamento de pesquisas acadêmicas da área de Educação em Ciências fundamentadas no paradigma da linguagem, que associam as proposições teóricas e metodológicas de Bakhtin e Vygotsky. O trabalho possuiu caráter qualitativo, envolvendo pesquisas bibliográfica e de campo, em bases de dados e repositórios virtuais de trabalhos acadêmicos. Assim, foram analisados 10 artigos publicados em periódicos classificados com Qualis A1 e A2, conforme avaliação efetuada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O corpus selecionado foi analisado a partir da Análise de Conteúdo, tendo como referencial as propostas de Laurence Bardin. Após investigação em periódicos científicos brasileiros desta área, foi constatado que o paradigma da linguagem constitui um dos fundamentos teóricos e metodológicos em que se apoiam as pesquisas desse campo. Dentre os pressupostos teóricos e metodológicos para pesquisas que se fundamentam nesta perspectiva, as obras de Bakhtin e Vygotsky aparecem com alguns dos principais aportes, tendo em vista que os trabalhos acadêmicos imbuídos dessa perspectiva vêm demonstrando que é possível estabelecer um diálogo entre os autores, a partir de alguns pontos de semelhança ou aproximação entre as duas abordagens.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.