Este trabalho tem como objetivo analisar as perspectivas futuras de graduandas em formação docente que são egressos da Educação de Jovens e Adultos que estão no Ensino Superior no curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Piauí Campus Amílcar Ferreira Sobral. Foi utilizada como metodologia de pesquisa a abordagem qualitativa do tipo descritiva e a entrevista como instrumento de produção de dados. A proposta de analisar vivências de estudantes acadêmicos egressos da EJA pode vir a motivar outros estudantes que almejam ingressar em um curso superior, partindo das motivações individuais e relatos de superação daqueles que passaram pelo mesmo processo de escolarização e conhecem a trajetória a ser percorrida e suas dificuldades, a fim de seus exemplos serem utilizados como incentivo, com isso buscar sempre uma valorização da modalidade e quem sabe desmistificar a caracterização de apenas mera política compensatória. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que, assim com as demais é constituída legalmente, têm objetivos e ações especificadas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDBE 9.394/96, está dentre as 20 metas do PNE, a fim de que se assegurem os direitos à educação e ensino de qualidade. Torna-se importante manter contínuas discussões e debates sobre a temática em questão, reconhecendo a necessidade de cumprimento das exigências legais vislumbrando garantia dos direitos de todo cidadão de ter acesso ao ensino adequado as suas necessidades e disponibilidades, mantendo notório que o diferencial está na busca e envolvimento de todos interessados e responsáveis, profissionais idôneos.