Este artigo é um relato de experiência sobre o projeto de inovação pedagógica intitulado Procedimentos de Enfermagem em situação real em laboratório, desenvolvido no período de 02 de maio a 01 de setembro de 2017 no curso técnico em enfermagem do IFRR, campus Boa Vista, cujo objetivo foi contribuir com as pesquisas e discussões no âmbito da didática das práticas de ensino. A vivência partiu da disciplina de Fundamentos de Enfermagem, ofertada no primeiro período do curso técnico em enfermagem e nasceu da necessidade de ampliar as oportunidades de execução práticas dos alunos, a partir de um ambiente controlado e simulado, que permitiu um contato maior com a problematização e assimilação entre teoria e prática. Para Veras e Silva (2002), na Enfermagem, o uso do laboratório está diretamente relacionado à atuação do aluno em campo de prática, na medida em que ocorre treinamento prévio das habilidades psicomotoras e o discente tem oportunidade de executar procedimentos em situação simulada, com orientação do docente, antes de prestar cuidados de Enfermagem ao cliente em situação real. Assim, o laboratório de habilidades práticas constitui-se como recurso instrucional de grande valia no processo de ensinar-aprender. Esse projeto proporcionou para o discente maior carga horária no desenvolvimento de habilidades no procedimento de Calçar Luvas, aferição de Sinais Vitais (verificação de Temperatura, Respiração, Pulso e Pressão Arterial), realização de banho no leito, curativos simples, administração de medicamentos, entre outros. Dessa forma, o projeto foi desenvolvido para proporcionar aos alunos do curso técnico em enfermagem maior vivencia na realização de procedimentos de enfermagem através da simulação em situação real em laboratório. Diante disso, sua realização se deu em dois momentos: revisão teórica dos conceitos trabalhados em sala de aula e execução para aprimoramento prático dos procedimentos que são desenvolvidos ao longo do trabalho como profissional da enfermagem. A partir das atividades foi possível aperfeiçoar o cuidado técnico ainda durante a formação dos alunos, partindo não somente do princípio da execução do passo a passo dos procedimentos, mascontemplando o entendimento da fisiologia dos sistemas e considerando o ser humano em sua totalidade, uma vez que pretendemos, nessa formação, preparar o aluno para ser capaz de atuar prontamente no restabelecimento da capacidade de autocuidado do indivíduo enfermo.
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