Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TALENTOS ARTÍSTICOS EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

Palavra-chaves: LÍNGUAS ESTRANGEIRAS, PRODUÇÕES ARTÍSTICAS, HABILIDADES LINGUÍSTICAS Comunicação Oral (CO) GT 15 – Ensino de línguas
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38645
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3923
    "inscrito_id" => 9535
    "titulo" => "TALENTOS ARTÍSTICOS EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS"
    "resumo" => "Resumo: O presente artigo relata o resultado de um projeto de inovação pedagógica, ocorrido em 2016, em parceria com o Programa de Fortalecimento Acadêmico da Universidade de Pernambuco (UPE), o qual teve como objetivo promover o aprimoramento linguístico dos alunos do curso de Licenciatura em Letras da  UPE Campus Petrolina por meio da produção de poemas, músicas e interpretações de peças teatrais pautadas nas habilidades de leitura, escrita, audição e fala em língua Inglesa e língua Espanhola, oportunizando aos discentes exibir e apreciar mutuamente suas produções por meio da arte. Para tanto, um panorama teórico foi feito sobre as transformações ocorridas na sociedade e no meio educacional baseado nas ideias de Coracini (2011), Morin (2011), Orlandi (2007), Marcushi (2010), Fiorin (1990), dentre outros. O projeto foi desenvolvido em duas etapas: na primeira, os sujeitos envolvidos vivenciaram um show de talentos, mediados pelos docentes, apresentaram textos por meio de poesias, teatro e música nas línguas em foco. A segunda fase, destinou-se à produção escrita de poemas, culminando em um sarau. Como resultado, pode-se constatar a total interação dos discentes, configurando-se em um diálogo entre as línguas estrangeiras, o que pressupõe uma postura interdisciplinar, visto que o conhecimento não deve ser encarado de forma fragmentada. Somado a isso, a leitura, a produção e exibição dos textos favoreceram o aperfeiçoamento da competência linguística dos alunos. Portanto, o projeto alcançou o seu objetivo no sentido de fortalecer o ensino de línguas estrangeiras, proporcionando a ampliação dos saberes. Com isso, esperamos que essa proposta de ação tenha oferecido oportunidades de melhoria e consolidação do conhecimento de idiomas  por meio do viés artístico para um melhor desempenho do professor de Língua Inglesa e língua espanhola em formação, uma vez que a linguagem pode ser considerada como um suporte para esse desenvolvimento, bem como tenha contribuído para a reflexão acerca do processo de ensinar e de aprender uma Língua estrangeira e que professores e alunos questionem e reconstruam suas práticas profissionais, recuperando os vazios teóricos, propondo superações, reconstruindo o conhecimento linguístico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => "LÍNGUAS ESTRANGEIRAS, PRODUÇÕES ARTÍSTICAS, HABILIDADES LINGUÍSTICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA15_ID9535_16102017115813.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RELMA LÚCIA P. CASTRO MUDO"
    "autor_nome_curto" => "RELMA CASTRO"
    "autor_email" => "relmacastro@gmail.com"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38645
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3923
    "inscrito_id" => 9535
    "titulo" => "TALENTOS ARTÍSTICOS EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS"
    "resumo" => "Resumo: O presente artigo relata o resultado de um projeto de inovação pedagógica, ocorrido em 2016, em parceria com o Programa de Fortalecimento Acadêmico da Universidade de Pernambuco (UPE), o qual teve como objetivo promover o aprimoramento linguístico dos alunos do curso de Licenciatura em Letras da  UPE Campus Petrolina por meio da produção de poemas, músicas e interpretações de peças teatrais pautadas nas habilidades de leitura, escrita, audição e fala em língua Inglesa e língua Espanhola, oportunizando aos discentes exibir e apreciar mutuamente suas produções por meio da arte. Para tanto, um panorama teórico foi feito sobre as transformações ocorridas na sociedade e no meio educacional baseado nas ideias de Coracini (2011), Morin (2011), Orlandi (2007), Marcushi (2010), Fiorin (1990), dentre outros. O projeto foi desenvolvido em duas etapas: na primeira, os sujeitos envolvidos vivenciaram um show de talentos, mediados pelos docentes, apresentaram textos por meio de poesias, teatro e música nas línguas em foco. A segunda fase, destinou-se à produção escrita de poemas, culminando em um sarau. Como resultado, pode-se constatar a total interação dos discentes, configurando-se em um diálogo entre as línguas estrangeiras, o que pressupõe uma postura interdisciplinar, visto que o conhecimento não deve ser encarado de forma fragmentada. Somado a isso, a leitura, a produção e exibição dos textos favoreceram o aperfeiçoamento da competência linguística dos alunos. Portanto, o projeto alcançou o seu objetivo no sentido de fortalecer o ensino de línguas estrangeiras, proporcionando a ampliação dos saberes. Com isso, esperamos que essa proposta de ação tenha oferecido oportunidades de melhoria e consolidação do conhecimento de idiomas  por meio do viés artístico para um melhor desempenho do professor de Língua Inglesa e língua espanhola em formação, uma vez que a linguagem pode ser considerada como um suporte para esse desenvolvimento, bem como tenha contribuído para a reflexão acerca do processo de ensinar e de aprender uma Língua estrangeira e que professores e alunos questionem e reconstruam suas práticas profissionais, recuperando os vazios teóricos, propondo superações, reconstruindo o conhecimento linguístico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => "LÍNGUAS ESTRANGEIRAS, PRODUÇÕES ARTÍSTICAS, HABILIDADES LINGUÍSTICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA15_ID9535_16102017115813.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RELMA LÚCIA P. CASTRO MUDO"
    "autor_nome_curto" => "RELMA CASTRO"
    "autor_email" => "relmacastro@gmail.com"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Resumo: O presente artigo relata o resultado de um projeto de inovação pedagógica, ocorrido em 2016, em parceria com o Programa de Fortalecimento Acadêmico da Universidade de Pernambuco (UPE), o qual teve como objetivo promover o aprimoramento linguístico dos alunos do curso de Licenciatura em Letras da UPE Campus Petrolina por meio da produção de poemas, músicas e interpretações de peças teatrais pautadas nas habilidades de leitura, escrita, audição e fala em língua Inglesa e língua Espanhola, oportunizando aos discentes exibir e apreciar mutuamente suas produções por meio da arte. Para tanto, um panorama teórico foi feito sobre as transformações ocorridas na sociedade e no meio educacional baseado nas ideias de Coracini (2011), Morin (2011), Orlandi (2007), Marcushi (2010), Fiorin (1990), dentre outros. O projeto foi desenvolvido em duas etapas: na primeira, os sujeitos envolvidos vivenciaram um show de talentos, mediados pelos docentes, apresentaram textos por meio de poesias, teatro e música nas línguas em foco. A segunda fase, destinou-se à produção escrita de poemas, culminando em um sarau. Como resultado, pode-se constatar a total interação dos discentes, configurando-se em um diálogo entre as línguas estrangeiras, o que pressupõe uma postura interdisciplinar, visto que o conhecimento não deve ser encarado de forma fragmentada. Somado a isso, a leitura, a produção e exibição dos textos favoreceram o aperfeiçoamento da competência linguística dos alunos. Portanto, o projeto alcançou o seu objetivo no sentido de fortalecer o ensino de línguas estrangeiras, proporcionando a ampliação dos saberes. Com isso, esperamos que essa proposta de ação tenha oferecido oportunidades de melhoria e consolidação do conhecimento de idiomas por meio do viés artístico para um melhor desempenho do professor de Língua Inglesa e língua espanhola em formação, uma vez que a linguagem pode ser considerada como um suporte para esse desenvolvimento, bem como tenha contribuído para a reflexão acerca do processo de ensinar e de aprender uma Língua estrangeira e que professores e alunos questionem e reconstruam suas práticas profissionais, recuperando os vazios teóricos, propondo superações, reconstruindo o conhecimento linguístico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.