Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

QUEM SÃO OS ESTUDANTES DA ESCOLA PÚBLICA NA VISÃO DOS SEUS PRINCIPAIS ATORES?

Palavra-chaves: FORMAÇÃO INICIAL, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, ESPAÇO ESCOLAR Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38438
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 713
    "inscrito_id" => 6578
    "titulo" => "QUEM SÃO OS ESTUDANTES DA ESCOLA PÚBLICA NA VISÃO DOS SEUS PRINCIPAIS ATORES?"
    "resumo" => "O papel do educador é extremamente importante, principalmente quando diz respeito a sua formação, pensando nisso, a universidade e as escolas se esforçam para atender as necessidades básicas da atual conjuntura educacional do nosso país. Esse trabalho tem como intuito compreender, a partir do Estágio Supervisionado, as percepções que professores e estudantes apresentam a respeito do perfil dos alunos da escola pública, seu papel nesse sistema e como utilizam-se do espaço escolar. O estágio foi realizado na E. E. Francisco de Assis Bittencourt, no município de João Câmara/RN. A pesquisa foi mediada pela aplicação de questionários semiestruturados, sendo entrevistados 17 estudantes e 9 professores do período matutino. Visualizou-se entre os entrevistados pontos convergentes e divergentes quanto à percepção de quem são esses estudantes. As divergências encontram-se relacionadas à postura em sala de aula, empenho dos alunos em sala, compreensão das disciplinas no cotidiano. Em relação às convergências visualizam-se a participação dos alunos em sala, quando se intitulam pouco participativos. Com tudo, foi possível notar que os estudantes apresentam em sua grande maioria uma forte relação com a escola, utilizando o espaço das mais variadas formas, chegando a passar mais de cinco horas dentro da instituição. Para os entrevistados a escola oferece as condições básicas necessárias para a realização das atividades das disciplinas, embora, eles reconheçam que há muito que avançar. Esse resultado constata que a escola desempenha um excelente papel na formação da cidadania oferecendo várias atividades extracurriculares que complementam a formação do estudante."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, ESPAÇO ESCOLAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID6578_03092017140752.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALESON DA SILVA FONSECA"
    "autor_nome_curto" => "ALESON FONSECA"
    "autor_email" => "fonseca.aleson@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38438
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 713
    "inscrito_id" => 6578
    "titulo" => "QUEM SÃO OS ESTUDANTES DA ESCOLA PÚBLICA NA VISÃO DOS SEUS PRINCIPAIS ATORES?"
    "resumo" => "O papel do educador é extremamente importante, principalmente quando diz respeito a sua formação, pensando nisso, a universidade e as escolas se esforçam para atender as necessidades básicas da atual conjuntura educacional do nosso país. Esse trabalho tem como intuito compreender, a partir do Estágio Supervisionado, as percepções que professores e estudantes apresentam a respeito do perfil dos alunos da escola pública, seu papel nesse sistema e como utilizam-se do espaço escolar. O estágio foi realizado na E. E. Francisco de Assis Bittencourt, no município de João Câmara/RN. A pesquisa foi mediada pela aplicação de questionários semiestruturados, sendo entrevistados 17 estudantes e 9 professores do período matutino. Visualizou-se entre os entrevistados pontos convergentes e divergentes quanto à percepção de quem são esses estudantes. As divergências encontram-se relacionadas à postura em sala de aula, empenho dos alunos em sala, compreensão das disciplinas no cotidiano. Em relação às convergências visualizam-se a participação dos alunos em sala, quando se intitulam pouco participativos. Com tudo, foi possível notar que os estudantes apresentam em sua grande maioria uma forte relação com a escola, utilizando o espaço das mais variadas formas, chegando a passar mais de cinco horas dentro da instituição. Para os entrevistados a escola oferece as condições básicas necessárias para a realização das atividades das disciplinas, embora, eles reconheçam que há muito que avançar. Esse resultado constata que a escola desempenha um excelente papel na formação da cidadania oferecendo várias atividades extracurriculares que complementam a formação do estudante."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, ESPAÇO ESCOLAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID6578_03092017140752.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALESON DA SILVA FONSECA"
    "autor_nome_curto" => "ALESON FONSECA"
    "autor_email" => "fonseca.aleson@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O papel do educador é extremamente importante, principalmente quando diz respeito a sua formação, pensando nisso, a universidade e as escolas se esforçam para atender as necessidades básicas da atual conjuntura educacional do nosso país. Esse trabalho tem como intuito compreender, a partir do Estágio Supervisionado, as percepções que professores e estudantes apresentam a respeito do perfil dos alunos da escola pública, seu papel nesse sistema e como utilizam-se do espaço escolar. O estágio foi realizado na E. E. Francisco de Assis Bittencourt, no município de João Câmara/RN. A pesquisa foi mediada pela aplicação de questionários semiestruturados, sendo entrevistados 17 estudantes e 9 professores do período matutino. Visualizou-se entre os entrevistados pontos convergentes e divergentes quanto à percepção de quem são esses estudantes. As divergências encontram-se relacionadas à postura em sala de aula, empenho dos alunos em sala, compreensão das disciplinas no cotidiano. Em relação às convergências visualizam-se a participação dos alunos em sala, quando se intitulam pouco participativos. Com tudo, foi possível notar que os estudantes apresentam em sua grande maioria uma forte relação com a escola, utilizando o espaço das mais variadas formas, chegando a passar mais de cinco horas dentro da instituição. Para os entrevistados a escola oferece as condições básicas necessárias para a realização das atividades das disciplinas, embora, eles reconheçam que há muito que avançar. Esse resultado constata que a escola desempenha um excelente papel na formação da cidadania oferecendo várias atividades extracurriculares que complementam a formação do estudante.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.