O papel do educador é extremamente importante, principalmente quando diz respeito a sua formação, pensando nisso, a universidade e as escolas se esforçam para atender as necessidades básicas da atual conjuntura educacional do nosso país. Esse trabalho tem como intuito compreender, a partir do Estágio Supervisionado, as percepções que professores e estudantes apresentam a respeito do perfil dos alunos da escola pública, seu papel nesse sistema e como utilizam-se do espaço escolar. O estágio foi realizado na E. E. Francisco de Assis Bittencourt, no município de João Câmara/RN. A pesquisa foi mediada pela aplicação de questionários semiestruturados, sendo entrevistados 17 estudantes e 9 professores do período matutino. Visualizou-se entre os entrevistados pontos convergentes e divergentes quanto à percepção de quem são esses estudantes. As divergências encontram-se relacionadas à postura em sala de aula, empenho dos alunos em sala, compreensão das disciplinas no cotidiano. Em relação às convergências visualizam-se a participação dos alunos em sala, quando se intitulam pouco participativos. Com tudo, foi possível notar que os estudantes apresentam em sua grande maioria uma forte relação com a escola, utilizando o espaço das mais variadas formas, chegando a passar mais de cinco horas dentro da instituição. Para os entrevistados a escola oferece as condições básicas necessárias para a realização das atividades das disciplinas, embora, eles reconheçam que há muito que avançar. Esse resultado constata que a escola desempenha um excelente papel na formação da cidadania oferecendo várias atividades extracurriculares que complementam a formação do estudante.