INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS PROFISSIONAIS DE PEDAGOGIA NO MARANHÃO: ANÁLISE DA FORMAÇÃO NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DA CAPITAL MARANHENSE
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37216 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4941 "inscrito_id" => 8870 "titulo" => "INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS PROFISSIONAIS DE PEDAGOGIA NO MARANHÃO: ANÁLISE DA FORMAÇÃO NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DA CAPITAL MARANHENSE" "resumo" => "A presente pesquisa apresenta como objetivo geral das tecnologias digitais na formação acadêmica do pedagogo no cenário da cibercultura. Ao educador é exigido um conhecimento pedagógico hibridizado entre usos e práticas sociais tecnológicas ao contexto educacional nesse sentido questiona-se: como se dá a inserção das novas tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) na formação acadêmica dos profissionais dos cursos de pedagogia oferecidos pelas instituições públicas na capital maranhense? Como objetivos específicos apresenta-se as seguintes etapas de trabalho: verificação e comparação das matrizes curriculares dos cursos de pedagogia de universidades públicas de São Luis para identificação de disciplinas compatíveis ao uso e apropriação das tecnologias digitais a prática educativa; identificação dos perfis em formação presentes nas ementas analisadas quanto a aptidão para o uso das tecnologia. A metodologia empregada apresenta além de levantamento bibliográfico, uma revisão de literatura e pesquisa aplicada em caráter qualitativo, com entrevista dos discentes em formação e posterior análise de dados. Os resultados demonstraram que pouco mais de 1,5% do componente curricular dessas instituições, dedica-se ao ensino das TDIC evidenciando assim o letramento digital ineficiente desses futuros profissionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "CIBERCULTURA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID8870_17102017144413.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIOLA DE MESQUITA COSTA SILVA" "autor_nome_curto" => "FABIOLA DE MESQ" "autor_email" => "fabiolademesquita@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37216 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4941 "inscrito_id" => 8870 "titulo" => "INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS PROFISSIONAIS DE PEDAGOGIA NO MARANHÃO: ANÁLISE DA FORMAÇÃO NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DA CAPITAL MARANHENSE" "resumo" => "A presente pesquisa apresenta como objetivo geral das tecnologias digitais na formação acadêmica do pedagogo no cenário da cibercultura. Ao educador é exigido um conhecimento pedagógico hibridizado entre usos e práticas sociais tecnológicas ao contexto educacional nesse sentido questiona-se: como se dá a inserção das novas tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) na formação acadêmica dos profissionais dos cursos de pedagogia oferecidos pelas instituições públicas na capital maranhense? Como objetivos específicos apresenta-se as seguintes etapas de trabalho: verificação e comparação das matrizes curriculares dos cursos de pedagogia de universidades públicas de São Luis para identificação de disciplinas compatíveis ao uso e apropriação das tecnologias digitais a prática educativa; identificação dos perfis em formação presentes nas ementas analisadas quanto a aptidão para o uso das tecnologia. A metodologia empregada apresenta além de levantamento bibliográfico, uma revisão de literatura e pesquisa aplicada em caráter qualitativo, com entrevista dos discentes em formação e posterior análise de dados. Os resultados demonstraram que pouco mais de 1,5% do componente curricular dessas instituições, dedica-se ao ensino das TDIC evidenciando assim o letramento digital ineficiente desses futuros profissionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "CIBERCULTURA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID8870_17102017144413.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIOLA DE MESQUITA COSTA SILVA" "autor_nome_curto" => "FABIOLA DE MESQ" "autor_email" => "fabiolademesquita@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }