Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELAÇÕES INTERPESSOAIS: UM CAMINHO PARA CONSTRUIR O RESPEITO NA ESCOLA.

Palavra-chaves: JOGOS, RESPEITO, INTOLERÂNCIA Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
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      Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) UNIFACEX de Pedagogia. Ele tem como\r\n
      finalidade promover aos educandos uma aprendizagem mais voltada à prática, e incentivar os\r\n
      discentes de licenciatura à prática da docência. O ambiente escolar tem sua função social reconhecida\r\n
      legalmente, visando formar o homem para o exercício da cidadania, para poder contribuir na\r\n
      transformação da sociedade, investindo nas relações interpessoais e para uma sociedade mais\r\n
      democrática. O respeito é um dos princípios abordados no dia-a-dia nas práticas planejadas e nas\r\n
      atitudes observadas do currículo oculto. A escola que desenvolvemos o trabalho é pública e fica\r\n
      localizada no bairro de classe média. As turmas dos 4ºs e 5ºs anos foram envolvidas no projeto;\r\n
      porém, estaremos apenas apresentando os resultados obtidos nos dois quintos anos. No total\r\n
      participaram 57 alunos da escola e duas professoras foram colaboradoras do estudo. Nos últimos anos\r\n
      os profissionais da escola observaram que os alunos estão mais distanciados dos valores desejados\r\n
      para uma formação cidadã. Eles acreditam que é consequência de muitos fatores, principalmente com\r\n
      relação a desestrutura familiar e a ausência de uma família que contribua na formação moral e ética.\r\n
      As professoras afirmaram que tem aumentado a violência na escola, à indisciplina e o desrespeito para\r\n
      com os adultos e colegas. O problema da pesquisa surgiu diante dessas constatações. Apesar de uma\r\n
      fala presente das professoras em prol do respeito, observamos um crescimento em relação à\r\n
      indisciplina na instituição escolar. Observa-se o bullying como uma forma de violência, tanto física\r\n
      como psíquica. Diante dessa realidade questionamos sobre as razões incentivadoras dessa prática na\r\n
      escola. Trabalhar a tolerância pela sensibilização pela pluralidade cultural e pela diversidade pode ser\r\n
      um caminho. Com a pesquisa temos o objetivo de investir nas relações interpessoais através dos jogos\r\n
      pedagógicos. Para tratar dessa questão usamos como referencial, os autores: Macedo (2005), Lopes\r\n
      (2001), Araújo (1992), Piaget (1978) que trabalham o jogo nas práticas pedagógicas. Como\r\n
      metodologia, aderimos à pesquisa ação, de cunho qualitativo, envolvendo os alunos e professores das\r\n
      turmas. Como conclusão, vimos que o uso de jogos de sensibilização pode ser uma das estratégias que\r\n
      diminui a violência em sala de aula, contribuindo para a empatia e crescimento da responsabilidade\r\n
      dos alunos na cooperação de um ambiente de aprendizagem. Os educadores reconheceram a\r\n
      importância de traçar metas pedagógicas que possam ajudar na construção dos laços e do respeito, pois\r\n
      as situações que expressam violência na escola perturbam e desvirtuam do objetivo da escola.\r\n
      Enquanto o Saber Conviver, um dos pilares da educação do século XXI, não se tornar uma prioridade\r\n
      na educação ainda não estaremos conduzindo os alunos a um ensino de qualidade. Portanto, não\r\n
      podemos suprimir a compreensão de que sala de aula como o primeiro espaço de aprendizagem para a\r\n
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O estudo é fruto de reflexões desenvolvidas no projeto relacionado ao Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) UNIFACEX de Pedagogia. Ele tem como finalidade promover aos educandos uma aprendizagem mais voltada à prática, e incentivar os discentes de licenciatura à prática da docência. O ambiente escolar tem sua função social reconhecida legalmente, visando formar o homem para o exercício da cidadania, para poder contribuir na transformação da sociedade, investindo nas relações interpessoais e para uma sociedade mais democrática. O respeito é um dos princípios abordados no dia-a-dia nas práticas planejadas e nas atitudes observadas do currículo oculto. A escola que desenvolvemos o trabalho é pública e fica localizada no bairro de classe média. As turmas dos 4ºs e 5ºs anos foram envolvidas no projeto; porém, estaremos apenas apresentando os resultados obtidos nos dois quintos anos. No total participaram 57 alunos da escola e duas professoras foram colaboradoras do estudo. Nos últimos anos os profissionais da escola observaram que os alunos estão mais distanciados dos valores desejados para uma formação cidadã. Eles acreditam que é consequência de muitos fatores, principalmente com relação a desestrutura familiar e a ausência de uma família que contribua na formação moral e ética. As professoras afirmaram que tem aumentado a violência na escola, à indisciplina e o desrespeito para com os adultos e colegas. O problema da pesquisa surgiu diante dessas constatações. Apesar de uma fala presente das professoras em prol do respeito, observamos um crescimento em relação à indisciplina na instituição escolar. Observa-se o bullying como uma forma de violência, tanto física como psíquica. Diante dessa realidade questionamos sobre as razões incentivadoras dessa prática na escola. Trabalhar a tolerância pela sensibilização pela pluralidade cultural e pela diversidade pode ser um caminho. Com a pesquisa temos o objetivo de investir nas relações interpessoais através dos jogos pedagógicos. Para tratar dessa questão usamos como referencial, os autores: Macedo (2005), Lopes (2001), Araújo (1992), Piaget (1978) que trabalham o jogo nas práticas pedagógicas. Como metodologia, aderimos à pesquisa ação, de cunho qualitativo, envolvendo os alunos e professores das turmas. Como conclusão, vimos que o uso de jogos de sensibilização pode ser uma das estratégias que diminui a violência em sala de aula, contribuindo para a empatia e crescimento da responsabilidade dos alunos na cooperação de um ambiente de aprendizagem. Os educadores reconheceram a importância de traçar metas pedagógicas que possam ajudar na construção dos laços e do respeito, pois as situações que expressam violência na escola perturbam e desvirtuam do objetivo da escola. Enquanto o Saber Conviver, um dos pilares da educação do século XXI, não se tornar uma prioridade na educação ainda não estaremos conduzindo os alunos a um ensino de qualidade. Portanto, não podemos suprimir a compreensão de que sala de aula como o primeiro espaço de aprendizagem para a cidadania através do exercício democrático; na qual se justifica a função educativa da escola e se permite sonhar com uma sociedade mais justa e humana.

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