O estudo é fruto de reflexões desenvolvidas no projeto relacionado ao Programa de
Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) UNIFACEX de Pedagogia. Ele tem como
finalidade promover aos educandos uma aprendizagem mais voltada à prática, e incentivar os
discentes de licenciatura à prática da docência. O ambiente escolar tem sua função social reconhecida
legalmente, visando formar o homem para o exercício da cidadania, para poder contribuir na
transformação da sociedade, investindo nas relações interpessoais e para uma sociedade mais
democrática. O respeito é um dos princípios abordados no dia-a-dia nas práticas planejadas e nas
atitudes observadas do currículo oculto. A escola que desenvolvemos o trabalho é pública e fica
localizada no bairro de classe média. As turmas dos 4ºs e 5ºs anos foram envolvidas no projeto;
porém, estaremos apenas apresentando os resultados obtidos nos dois quintos anos. No total
participaram 57 alunos da escola e duas professoras foram colaboradoras do estudo. Nos últimos anos
os profissionais da escola observaram que os alunos estão mais distanciados dos valores desejados
para uma formação cidadã. Eles acreditam que é consequência de muitos fatores, principalmente com
relação a desestrutura familiar e a ausência de uma família que contribua na formação moral e ética.
As professoras afirmaram que tem aumentado a violência na escola, à indisciplina e o desrespeito para
com os adultos e colegas. O problema da pesquisa surgiu diante dessas constatações. Apesar de uma
fala presente das professoras em prol do respeito, observamos um crescimento em relação à
indisciplina na instituição escolar. Observa-se o bullying como uma forma de violência, tanto física
como psíquica. Diante dessa realidade questionamos sobre as razões incentivadoras dessa prática na
escola. Trabalhar a tolerância pela sensibilização pela pluralidade cultural e pela diversidade pode ser
um caminho. Com a pesquisa temos o objetivo de investir nas relações interpessoais através dos jogos
pedagógicos. Para tratar dessa questão usamos como referencial, os autores: Macedo (2005), Lopes
(2001), Araújo (1992), Piaget (1978) que trabalham o jogo nas práticas pedagógicas. Como
metodologia, aderimos à pesquisa ação, de cunho qualitativo, envolvendo os alunos e professores das
turmas. Como conclusão, vimos que o uso de jogos de sensibilização pode ser uma das estratégias que
diminui a violência em sala de aula, contribuindo para a empatia e crescimento da responsabilidade
dos alunos na cooperação de um ambiente de aprendizagem. Os educadores reconheceram a
importância de traçar metas pedagógicas que possam ajudar na construção dos laços e do respeito, pois
as situações que expressam violência na escola perturbam e desvirtuam do objetivo da escola.
Enquanto o Saber Conviver, um dos pilares da educação do século XXI, não se tornar uma prioridade
na educação ainda não estaremos conduzindo os alunos a um ensino de qualidade. Portanto, não
podemos suprimir a compreensão de que sala de aula como o primeiro espaço de aprendizagem para a
cidadania através do exercício democrático; na qual se justifica a função educativa da escola e se
permite sonhar com uma sociedade mais justa e humana.