As tecnologias estão cada dia mais presente nas salas de aula, seja pelo uso de smartphones, notebooks e/ou redes sociais, as pessoas estão sempre conectadas. As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na sociedade contemporânea são essenciais no processo de ensino e aprendizagem em sala de aula, pois possibilitam inúmeras práticas pedagógicas. No entanto, se verifica certa resistência dos docentes em inseri-las em suas aulas, geralmente por não estarem capacitados para seu uso objetivo e consciente. Assim, o presente estudo, oriundo de um trabalho de conclusão de curso, apresenta uma pesquisa realizada com discentes e docentes de um Curso de formação inicial de professores de Química do Agreste de Pernambuco, com fins de identificar como as TIC têm sido abordadas (ou exploradas) no curso e quais as concepções destes sujeitos sobre os recursos advindos das tecnologias. no entanto, observou-se que essa abordagem não tem ocorrido no curso pesquisado. Sendo importante então, que essas ferramentas das TIC sejam trabalhadas nestes cursos de formação inicial de professor, pois o sujeito só poderá usá-las quando conhece-las e souber manuseá-las de forma adequada para que ela de fato seja um recurso pedagógico.