Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RECICLANDO E REUTILIZANDO: UM PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO PIBID DE BIOLOGIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE FORMIGA-MG.

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, RECICLAGEM, REUTILIZAÇÃO Pôster (PO) GT 14 - Educação Ambiental
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38462
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2395
    "inscrito_id" => 5870
    "titulo" => "RECICLANDO E REUTILIZANDO: UM PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO PIBID DE BIOLOGIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE FORMIGA-MG."
    "resumo" => "Introdução: A grande quantidade de resíduos sólidos gerados, é um dos graves problemas ambientais da humanidade e, por isso, tornou-se uma temática de suma importância a ser trabalhada nos programas de Educação Ambiental das escolas brasileiras. A escola é o ambiente em que o aluno realiza grande parte do seu processo de socialização, o que a torna o lugar ideal para trabalhar a Educação Ambiental, de modo a inserir no cotidiano dos alunos, práticas sustentáveis permitindo que os mesmos se tornem agentes transformadores do ambiente onde vivem. Objetivo: Promover a conscientização sobre a importância da reciclagem e da reutilização de garrafas pet e latas de alumínio no ambiente escolar. Metodologia: Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, realizou-se uma campanha de conscientização junto aos alunos do Ensino Fundamental e Médio de uma escola pública de Formiga-MG, voltada para a arrecadação de latas de alumínio e garrafas pet. Para incentivar a participação dos alunos, foi proposta uma competição entre as turmas, na qual a turma que mais contribuísse com doações de garrafas pet e latas de alumínio participaria também das atividades de reutilização do material. Resultados: Os alunos, de maneira geral, contribuíram com um grande número de materiais para a campanha, com maior participação dos alunos do ensino fundamental, que representaram grande parte das doações. As garrafas pet arrecadadas foram utilizadas na montagem de um jardim vertical para a escola e para a confecção de sete puffs. As latas de alumínio foram vendidas e o dinheiro foi revertido para a compra de mudas (cebolinha, alface, agrião, espinafre, orégano, hortelã e salsinha) e terra para jardinagem. Conclusão: A Conclui-se que pequenas ações que envolvem a participação dos alunos, de modo a valorizá-los como sujeitos ativos do processo de aprendizagem, geram grandes impactos positivos. Além de a escola em questão ser beneficiada com uma área verde, o projeto despertou nos alunos a conscientização sobre a importância da busca de soluções para minimizar os impactos ambientais gerados pelo excesso de lixo produzido."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, RECICLAGEM, REUTILIZAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA14_ID5870_11092017223041.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GIOVANNA ANGELI BELO"
    "autor_nome_curto" => "GIOVANNA ANGELI"
    "autor_email" => "giovanna.ab@hotmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA (UNIFORMG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38462
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2395
    "inscrito_id" => 5870
    "titulo" => "RECICLANDO E REUTILIZANDO: UM PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO PIBID DE BIOLOGIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE FORMIGA-MG."
    "resumo" => "Introdução: A grande quantidade de resíduos sólidos gerados, é um dos graves problemas ambientais da humanidade e, por isso, tornou-se uma temática de suma importância a ser trabalhada nos programas de Educação Ambiental das escolas brasileiras. A escola é o ambiente em que o aluno realiza grande parte do seu processo de socialização, o que a torna o lugar ideal para trabalhar a Educação Ambiental, de modo a inserir no cotidiano dos alunos, práticas sustentáveis permitindo que os mesmos se tornem agentes transformadores do ambiente onde vivem. Objetivo: Promover a conscientização sobre a importância da reciclagem e da reutilização de garrafas pet e latas de alumínio no ambiente escolar. Metodologia: Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, realizou-se uma campanha de conscientização junto aos alunos do Ensino Fundamental e Médio de uma escola pública de Formiga-MG, voltada para a arrecadação de latas de alumínio e garrafas pet. Para incentivar a participação dos alunos, foi proposta uma competição entre as turmas, na qual a turma que mais contribuísse com doações de garrafas pet e latas de alumínio participaria também das atividades de reutilização do material. Resultados: Os alunos, de maneira geral, contribuíram com um grande número de materiais para a campanha, com maior participação dos alunos do ensino fundamental, que representaram grande parte das doações. As garrafas pet arrecadadas foram utilizadas na montagem de um jardim vertical para a escola e para a confecção de sete puffs. As latas de alumínio foram vendidas e o dinheiro foi revertido para a compra de mudas (cebolinha, alface, agrião, espinafre, orégano, hortelã e salsinha) e terra para jardinagem. Conclusão: A Conclui-se que pequenas ações que envolvem a participação dos alunos, de modo a valorizá-los como sujeitos ativos do processo de aprendizagem, geram grandes impactos positivos. Além de a escola em questão ser beneficiada com uma área verde, o projeto despertou nos alunos a conscientização sobre a importância da busca de soluções para minimizar os impactos ambientais gerados pelo excesso de lixo produzido."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, RECICLAGEM, REUTILIZAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA14_ID5870_11092017223041.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GIOVANNA ANGELI BELO"
    "autor_nome_curto" => "GIOVANNA ANGELI"
    "autor_email" => "giovanna.ab@hotmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA (UNIFORMG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Introdução: A grande quantidade de resíduos sólidos gerados, é um dos graves problemas ambientais da humanidade e, por isso, tornou-se uma temática de suma importância a ser trabalhada nos programas de Educação Ambiental das escolas brasileiras. A escola é o ambiente em que o aluno realiza grande parte do seu processo de socialização, o que a torna o lugar ideal para trabalhar a Educação Ambiental, de modo a inserir no cotidiano dos alunos, práticas sustentáveis permitindo que os mesmos se tornem agentes transformadores do ambiente onde vivem. Objetivo: Promover a conscientização sobre a importância da reciclagem e da reutilização de garrafas pet e latas de alumínio no ambiente escolar. Metodologia: Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, realizou-se uma campanha de conscientização junto aos alunos do Ensino Fundamental e Médio de uma escola pública de Formiga-MG, voltada para a arrecadação de latas de alumínio e garrafas pet. Para incentivar a participação dos alunos, foi proposta uma competição entre as turmas, na qual a turma que mais contribuísse com doações de garrafas pet e latas de alumínio participaria também das atividades de reutilização do material. Resultados: Os alunos, de maneira geral, contribuíram com um grande número de materiais para a campanha, com maior participação dos alunos do ensino fundamental, que representaram grande parte das doações. As garrafas pet arrecadadas foram utilizadas na montagem de um jardim vertical para a escola e para a confecção de sete puffs. As latas de alumínio foram vendidas e o dinheiro foi revertido para a compra de mudas (cebolinha, alface, agrião, espinafre, orégano, hortelã e salsinha) e terra para jardinagem. Conclusão: A Conclui-se que pequenas ações que envolvem a participação dos alunos, de modo a valorizá-los como sujeitos ativos do processo de aprendizagem, geram grandes impactos positivos. Além de a escola em questão ser beneficiada com uma área verde, o projeto despertou nos alunos a conscientização sobre a importância da busca de soluções para minimizar os impactos ambientais gerados pelo excesso de lixo produzido.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.