Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DA PREPARAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE EXPERIMENTOS DE ÓTICA.

Palavra-chaves: EXPERIMENTOS DE ÓTICA, ENSINO FUNDAMENTAL, ESCOLAS PÚBLICAS, ENSINO DE FÍSICA Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37668
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4323
    "inscrito_id" => 1301
    "titulo" => "O ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DA PREPARAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE EXPERIMENTOS DE ÓTICA."
    "resumo" => "Este trabalho é resultado da aplicação do projeto: Preparação e apresentação de materiais didáticos e amostras científicas baseados em experimentos para a difusão dos fenômenos que envolvem a luz nas escolas públicas do estado de Alagoas, durante seu desenvolvimento o projeto contou com o apoio financeiro do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e instituto Tim, o trabalho foi realizado em duas escolas públicas municipais da cidade Arapiraca – AL, em duas turmas do Ensino Fundamental com alunos que possui faixa etária de 7 a 10 anos, este trabalho tem o intuito de possibilitar as crianças o contato com  experimentos de ótica. Durante a realização das atividades experimentais os alunos foram encorajados a observar fenômenos, testar, verificar e comprovar hipóteses e teorias, ao longo da aplicação desse projeto ficou nítido que é possível trabalhar e discutir ciências desde do ensino fundamental com crianças  esses são capazes de compreender conteúdos  científicos,  a utilização de experimentos como metodologia de ensino e aprendizagem mostrou-se uma estratégia convidativa e eficiente, pois  procurou  transformar o aluno em um protagonista nas atividades de ensino e aprendizagem de uma forma significativa, este trabalho também possibilitou aos docentes da educação básica um contato com a disciplina de Física, para auxiliar os docentes após o fim do projeto será disponibilizado um manual de experimentos e um kit de experimentos este manual irá conta com experimentos desde da câmara escura que apresenta princípios básicos de propagação da Luz até os óculos de realidade virtual que traz uma tecnologia atual . Estes experimentos são apresentados de forma simples para que possam ser reproduzidos aos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, mas também irá possibilitar sua aplicação ao público que o docente achar conveniente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "EXPERIMENTOS DE ÓTICA, ENSINO FUNDAMENTAL, ESCOLAS PÚBLICAS, ENSINO DE FÍSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID1301_16102017204201.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CICERA MARIA DA SILVA "
    "autor_nome_curto" => "CICERA SILVA "
    "autor_email" => "cicerasilva182@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37668
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4323
    "inscrito_id" => 1301
    "titulo" => "O ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DA PREPARAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE EXPERIMENTOS DE ÓTICA."
    "resumo" => "Este trabalho é resultado da aplicação do projeto: Preparação e apresentação de materiais didáticos e amostras científicas baseados em experimentos para a difusão dos fenômenos que envolvem a luz nas escolas públicas do estado de Alagoas, durante seu desenvolvimento o projeto contou com o apoio financeiro do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e instituto Tim, o trabalho foi realizado em duas escolas públicas municipais da cidade Arapiraca – AL, em duas turmas do Ensino Fundamental com alunos que possui faixa etária de 7 a 10 anos, este trabalho tem o intuito de possibilitar as crianças o contato com  experimentos de ótica. Durante a realização das atividades experimentais os alunos foram encorajados a observar fenômenos, testar, verificar e comprovar hipóteses e teorias, ao longo da aplicação desse projeto ficou nítido que é possível trabalhar e discutir ciências desde do ensino fundamental com crianças  esses são capazes de compreender conteúdos  científicos,  a utilização de experimentos como metodologia de ensino e aprendizagem mostrou-se uma estratégia convidativa e eficiente, pois  procurou  transformar o aluno em um protagonista nas atividades de ensino e aprendizagem de uma forma significativa, este trabalho também possibilitou aos docentes da educação básica um contato com a disciplina de Física, para auxiliar os docentes após o fim do projeto será disponibilizado um manual de experimentos e um kit de experimentos este manual irá conta com experimentos desde da câmara escura que apresenta princípios básicos de propagação da Luz até os óculos de realidade virtual que traz uma tecnologia atual . Estes experimentos são apresentados de forma simples para que possam ser reproduzidos aos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, mas também irá possibilitar sua aplicação ao público que o docente achar conveniente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "EXPERIMENTOS DE ÓTICA, ENSINO FUNDAMENTAL, ESCOLAS PÚBLICAS, ENSINO DE FÍSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID1301_16102017204201.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CICERA MARIA DA SILVA "
    "autor_nome_curto" => "CICERA SILVA "
    "autor_email" => "cicerasilva182@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este trabalho é resultado da aplicação do projeto: Preparação e apresentação de materiais didáticos e amostras científicas baseados em experimentos para a difusão dos fenômenos que envolvem a luz nas escolas públicas do estado de Alagoas, durante seu desenvolvimento o projeto contou com o apoio financeiro do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e instituto Tim, o trabalho foi realizado em duas escolas públicas municipais da cidade Arapiraca – AL, em duas turmas do Ensino Fundamental com alunos que possui faixa etária de 7 a 10 anos, este trabalho tem o intuito de possibilitar as crianças o contato com experimentos de ótica. Durante a realização das atividades experimentais os alunos foram encorajados a observar fenômenos, testar, verificar e comprovar hipóteses e teorias, ao longo da aplicação desse projeto ficou nítido que é possível trabalhar e discutir ciências desde do ensino fundamental com crianças esses são capazes de compreender conteúdos científicos, a utilização de experimentos como metodologia de ensino e aprendizagem mostrou-se uma estratégia convidativa e eficiente, pois procurou transformar o aluno em um protagonista nas atividades de ensino e aprendizagem de uma forma significativa, este trabalho também possibilitou aos docentes da educação básica um contato com a disciplina de Física, para auxiliar os docentes após o fim do projeto será disponibilizado um manual de experimentos e um kit de experimentos este manual irá conta com experimentos desde da câmara escura que apresenta princípios básicos de propagação da Luz até os óculos de realidade virtual que traz uma tecnologia atual . Estes experimentos são apresentados de forma simples para que possam ser reproduzidos aos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, mas também irá possibilitar sua aplicação ao público que o docente achar conveniente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.