A conjunção “psicanálise e educação” já conheceu inúmeras formas. Incialmente foi dirigida à psicanálise a esperança e o dever de responder ao não sabido da educação, sob o entusiasmo de uma possível nova pedagogia. Mas, logo se percebeu que essa esperança era pouco realista. Passou-se, então, ao repúdio, justo por a psicanálise trazer o real da impossibilidade do querer educar alguém, à frente do desejo desse alguém de deixar-se educar. Além disso, a psicanálise chamava a atenção para o fato de que, ao ofertar um saber ao outro, não se sabe que saber chegará a ele, de que saber se trata, nem o que com esse saber será feito. A psicanálise passou a por em evidência, portanto, dentre outras coisas, a proposição de que há conteúdos que nos escapam e estão além da educação institucionalizada e do planejamento. Chegando a atualidade, após uma longa histórica, vê-se, enfim, a psicanálise adentrar decisivamente nas discussões sobre a educação e seus desdobramentos, trazendo profundas elaborações crítico-reflexivas sobre as urgências, as faltas e as angústias que assolam os sujeitos e, portanto, a realidade educacional. Apesar das idas e vindas dessa relação, algo se manteve firme: a necessidade, exposta pelos educadores e demais envolvidos com a temática e o contexto, de se pensar e lançar um olhar diferenciado àquilo que parece sempre escapar nas tentativas transmitir e fixar um saber, seja no ensino e/ou na aprendizagem, ainda que sejam realizados inúmeros planejamentos e sejam repetidas todas as lições. Pensando nisso, a psicanálise apresenta um olhar para o inconsciente e, assim, para os sujeitos que compõem a educação, anunciando um não-saber necessário ao saber educacional, que lhe lembre do que lhe sustenta: o desejo. Ainda que se saiba de todo o conteúdo, haverá sempre algo que não sabemos: o outro e o seu desejo. Será, então, que aquilo que se ensina é igual àquilo que se aprende? Com essa pergunta, esta pesquisa teve como objetivo geral promover uma discussão sobre as contribuições e olhares ofertados pela psicanálise à educação, visando contribuir para a formação dos educadores e docentes que se somam a atual realidade educacional brasileira. Visando o alcance desse objetivo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica baseada em revisão de literatura, tanto no que se refere à história e aplicação da psicanálise, quanto sobre sua relação com a educação.