COSTA, Anderson Silva et al.. O uso do software geogebra no estudo de vetores. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/38009>. Acesso em: 02/11/2024 10:51
O ensino de matemática sempre foi visto como um desafio para muitos docentes, isso porque até mesmo os próprios alunos encaram a matemática como uma disciplina complexa e complicada, a partir daí o docente precisa buscar alternativas que sejam produtivas quanto ao ensino de matemática, afim de tornar sua aula um ambiente motivador e interessante para a turma. Pesquisas afirmam que a interação do professor, do aluno e dos softwares de Geometria Dinâmica em sala de aula, cria resultados positivos em relação ao ensino e aprendizagem de matemática. Segundo Rodrigues (2002) um software de geometria dinâmica permite os alunos explorarem os conteúdos da geometria clássica de uma maneira fácil e interativa. Nesse contexto, o presente artigo apresentou como objetivo relatar os resultados de uma experiência didática associada ao minicurso “O uso do software Geogebra no estudo de Vetores” realizado para os discentes do curso de Licenciatura em Ciências Naturais/Química da Universidade Federal do Maranhão (Campus São Bernardo) de forma a incentivá-los quanto ao uso das tecnologias, em especial o software Geogebra, no âmbito acadêmico e atuação profissional. Essa Experiência esteve associada ao projeto de Extensão BaMat- Bases Matemáticas. Foi considerada a observação do ministrante no processo inicial do minicurso e aplicado o método de análise dos questionários realizado após a execução deste. A maioria dos participantes tinha conhecimentos prévios sobre o conteúdo Vetores e software Geogebra, no entanto foram verificadas diversas dificuldades nas construções, merecendo destaque a interpretação das questões e a consequente inserção dos dados no software. O grau de aprendizado dos discentes foram avaliados entre médio e alto, revelando a importância do software no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo proposto.