POLÍTICAS CURRICULARES PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UMA ANÁLISE A PARTIR DO CICLO DE POLÍTICA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38246 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3939 "inscrito_id" => 9805 "titulo" => "POLÍTICAS CURRICULARES PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UMA ANÁLISE A PARTIR DO CICLO DE POLÍTICA" "resumo" => "O presente texto é fruto de uma investigação de campo que se fundamenta no viés bibliográfico e encontra-se em andamento. Apresenta a intenção de introduzir ao leitor um olhar analítico em direção à compreensão sobre como as políticas curriculares para a educação das relações étnico- raciais são desenvolvidas. Utilizaremos para subsidiar nossa análise, o ciclo de políticas de Stephen Ball, no qual parte da compreensão de que as políticas são textos “codificados e decodificados de forma complexa em meio a lutas, negociações, acordos e alianças que reflete a própria historicidade” (BALL, BOWE e GOLDE 1992, p. 102). Dessa forma, nossa abordagem, compreende que as fases de formulação e implementação das políticas não são estanques ou lineares; os processos políticos sofrem reinterpretações por parte dos sujeitos envolvidos na política. Partindo desse pressuposto, compreendemos que as fases de formulação e implementação das políticas não são estanques ou lineares; os processos políticos sofrem reinterpretações e recontextualizações por parte dos sujeitos envolvidos na política. Para essa incursão apresentamos, em linhas gerais, as políticas curriculares para as relações raciais, tendo como panorama a Lei 10.639/2003 alterada pela lei 11.645/08 que modificou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº. 9394/96) acrescentando o artigo 26A e o artigo 79B. A referida Lei estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica, em especial, nos componentes curriculares de Arte, Literatura e História do Brasil." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "CICLO DE POLÍTICA, RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, RECONTEXTUALIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA6_ID9805_16102017123614.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LADY DAIANA OLIVEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "DAIANA OLIVEIRA" "autor_email" => "dhay.oliveira@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38246 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3939 "inscrito_id" => 9805 "titulo" => "POLÍTICAS CURRICULARES PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UMA ANÁLISE A PARTIR DO CICLO DE POLÍTICA" "resumo" => "O presente texto é fruto de uma investigação de campo que se fundamenta no viés bibliográfico e encontra-se em andamento. Apresenta a intenção de introduzir ao leitor um olhar analítico em direção à compreensão sobre como as políticas curriculares para a educação das relações étnico- raciais são desenvolvidas. Utilizaremos para subsidiar nossa análise, o ciclo de políticas de Stephen Ball, no qual parte da compreensão de que as políticas são textos “codificados e decodificados de forma complexa em meio a lutas, negociações, acordos e alianças que reflete a própria historicidade” (BALL, BOWE e GOLDE 1992, p. 102). Dessa forma, nossa abordagem, compreende que as fases de formulação e implementação das políticas não são estanques ou lineares; os processos políticos sofrem reinterpretações por parte dos sujeitos envolvidos na política. Partindo desse pressuposto, compreendemos que as fases de formulação e implementação das políticas não são estanques ou lineares; os processos políticos sofrem reinterpretações e recontextualizações por parte dos sujeitos envolvidos na política. Para essa incursão apresentamos, em linhas gerais, as políticas curriculares para as relações raciais, tendo como panorama a Lei 10.639/2003 alterada pela lei 11.645/08 que modificou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº. 9394/96) acrescentando o artigo 26A e o artigo 79B. A referida Lei estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica, em especial, nos componentes curriculares de Arte, Literatura e História do Brasil." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "CICLO DE POLÍTICA, RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, RECONTEXTUALIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA6_ID9805_16102017123614.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LADY DAIANA OLIVEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "DAIANA OLIVEIRA" "autor_email" => "dhay.oliveira@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }