Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CULTURA SURDA NA EDUCAÇÃO DE SURDOS: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS POR PROFESSORAS NO CURSO DE PEDAGOGIA

Palavra-chaves: CULTURA SURDA, EDUCAÇÃO, PROFESSORAS, SURDO Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
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      Os Surdos constituem grupos que lutam por seus direitos, possuem identidades, língua própria, a LIBRAS, o que configura a Cultura Surda. Esta é compreendida como o modo com que os Surdos se organizam, entendem o mundo, adquirem suas experiências que são visuais-gestuais, abrangendo a LIBRAS. Os processos educacionais precisam trazer os elementos culturais dos Surdos para o centro do processo através de uma educação bilíngue e buscando fazer com que eles/as sejam os protagonistas de suas aprendizagens. O objetivo deste estudo é analisar a Cultura Surda na educação de Surdos, com base nas práticas de sala de aula, no ensino superior, especificamente no curso de pedagogia. Procuramos assim, observar as situações pedagógicas que envolveram os estudantes Surdos e suas professoras, por compreender que a atuação em sala de aula e todo o processo educacional precisam considerar o Surdo e valorizar a sua diferença. Esta pesquisa quanto à abordagem é qualitativa por entender que é necessário compreender detalhes e significados, além do contato com o campo de pesquisa e com os sujeitos. Quanto aos objetivos é descritiva, pois buscamos descrever os fatos encontrados na IES. Quanto à tipologia é um estudo de caso, por se tratar de um caso individual e contemporâneo. Os resultados da pesquisa evidenciaram que durante as aulas não há ainda a consideração e valorização da Cultura Surda, pois a maioria das professoras desconhece a LIBRAS, as estratégias de ensino são ainda realizadas pensando nos ouvintes, a participação dos estudantes Surdos em sala de aula e nas atividades propostas ainda é tímida e as tentativas de comunicação acontecem através da oralidade ou do intérprete de LIBRAS. Os achados da pesquisa revelaram ainda que uma das professoras por conhecer a LIBRAS a utilizou em alguns momentos da aula para se comunicar com os estudantes Surdos, como também apresentou a preocupação de pensar e utilizar estratégias de ensino e metodologias que valorizaram as experiências visuais dos Surdos. \r\n
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Os Surdos constituem grupos que lutam por seus direitos, possuem identidades, língua própria, a LIBRAS, o que configura a Cultura Surda. Esta é compreendida como o modo com que os Surdos se organizam, entendem o mundo, adquirem suas experiências que são visuais-gestuais, abrangendo a LIBRAS. Os processos educacionais precisam trazer os elementos culturais dos Surdos para o centro do processo através de uma educação bilíngue e buscando fazer com que eles/as sejam os protagonistas de suas aprendizagens. O objetivo deste estudo é analisar a Cultura Surda na educação de Surdos, com base nas práticas de sala de aula, no ensino superior, especificamente no curso de pedagogia. Procuramos assim, observar as situações pedagógicas que envolveram os estudantes Surdos e suas professoras, por compreender que a atuação em sala de aula e todo o processo educacional precisam considerar o Surdo e valorizar a sua diferença. Esta pesquisa quanto à abordagem é qualitativa por entender que é necessário compreender detalhes e significados, além do contato com o campo de pesquisa e com os sujeitos. Quanto aos objetivos é descritiva, pois buscamos descrever os fatos encontrados na IES. Quanto à tipologia é um estudo de caso, por se tratar de um caso individual e contemporâneo. Os resultados da pesquisa evidenciaram que durante as aulas não há ainda a consideração e valorização da Cultura Surda, pois a maioria das professoras desconhece a LIBRAS, as estratégias de ensino são ainda realizadas pensando nos ouvintes, a participação dos estudantes Surdos em sala de aula e nas atividades propostas ainda é tímida e as tentativas de comunicação acontecem através da oralidade ou do intérprete de LIBRAS. Os achados da pesquisa revelaram ainda que uma das professoras por conhecer a LIBRAS a utilizou em alguns momentos da aula para se comunicar com os estudantes Surdos, como também apresentou a preocupação de pensar e utilizar estratégias de ensino e metodologias que valorizaram as experiências visuais dos Surdos. Palavras-chave: Cultura Surda, Educação, Professoras, Surdo.

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