Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CARACTERIZAÇÃO DOS OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM DO BANCO INTERNACIONAL DE OBJETOS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO DE TRIGONOMETRIA

Palavra-chaves: MATEMÁTICA, ENSINO, TECNOLOGIA Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
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      O ensino da matemática no século XXI não deve permanecer com suas raízes ficadas no tradicionalismo, como aulas descontextualizadas, repetitivas, distante da realidade em que a escola encontra-se inserida. Elucida os documentos oficiais como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) diversas possibilidades pedagógicas e metodológicas para o Ensino Fundamental e Médio quanto ao conhecimento matemático, sendo que todas devem buscar agregar um valor formativo para que o discente desenvolva o raciocínio.Já quando se trabalha a trigonometria, recomenda um enfoque tratando as propriedades da semelhança de triângulos com o proposito de determinar as razões trigonométricas, para que assim os alunos consigam resolver problemas do cotidiano. Ainda segundo os PNCs o ensino da trigonometria nas escolas deve “retirar a Matemática do isolamento didático em que tradicionalmente se confina no contexto escolar” (BRASIL, 1998, p.59).\r\n
      Nesse enfoque, o papel do professor assume uma maior importância, pois necessita elaborar e mediar métodos de aprendizagem significativos, onde o aluno sinta-se desafiado, motivado e desperte a curiosidade, possibilitando assim uma aprendizagem na qual desenvolva uma consciência crítica. As tecnologias tendo como suporte os objetos virtuais de aprendizagem cada vez mais se tornam um forte aliado ao processo educacional e aos poucos, devem ser inseridas nas instituições de ensino, como a internet e, o computador. Para Miranda, um objeto virtual de aprendizagem: “[...] é qualquer recurso digital com valor pedagógico demonstrado, que pode ser usado, reusado ou referenciado para suporte de aprendizagem.” (MIRANDA, 2004, p.22). Portanto, este trabalho tem como objetivo apresentar para professores e alunos objetos de aprendizagem na categoria Simuladores do Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE) para o processo de ensino e aprendizagem de Trigonometria no ensino fundamental nas séries finais e no ensino médio.  Quanto ao procedimento metodológico incidiu em realizar uma pesquisa bibliográfica em sites e periódicos sobre a temática dos objetos de aprendizagem para o ensino de trigonometria no fundamental e ensino médio. Dando continuidade foram coletados e apresentados as quantidades de objetos de aprendizagem disponíveis para o ensino de trigonometria no fundamental nas séries finais e para ensino médio no BIOE.\r\n
      \tNas séries finais no ensino fundamental na area de Matemática existem 699 simuladores, sendo que destes  27 podem ser utilizados como um recurso metodologico para as aulas de matemática no ensino fundamental do 6° ao 9° ano, pois enfocam o tema trigonometria.  Já nas séries iniciais  existem 1628 objetos, com 356 na área de mátematica e na categoria Animações/Simulações 218 objetos, sendo que destes tratam o tema trigonometria 10. Para o ensino médio o BIOE  dispõe de 10289 objetos virtuais de aprendizagem, destes 1814 na área de matemática.  Nesta área existem 1178 simuladores, sendo que 63 abordam o tema trigonometria, 61 na área de Matemática e 2 na área de Física respectivamente.  O presente trabalho contribui para que professores conheçam os objetos virtuais de aprendizagem disponíveis no BIOE e assim possam utilizar os simuladores no processo educacional no ensino fundamental nas séries finais e no ensino médio nas aulas de matemática com enfoque em trigonometria.
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      Nesse enfoque, o papel do professor assume uma maior importância, pois necessita elaborar e mediar métodos de aprendizagem significativos, onde o aluno sinta-se desafiado, motivado e desperte a curiosidade, possibilitando assim uma aprendizagem na qual desenvolva uma consciência crítica. As tecnologias tendo como suporte os objetos virtuais de aprendizagem cada vez mais se tornam um forte aliado ao processo educacional e aos poucos, devem ser inseridas nas instituições de ensino, como a internet e, o computador. Para Miranda, um objeto virtual de aprendizagem: “[...] é qualquer recurso digital com valor pedagógico demonstrado, que pode ser usado, reusado ou referenciado para suporte de aprendizagem.” (MIRANDA, 2004, p.22). Portanto, este trabalho tem como objetivo apresentar para professores e alunos objetos de aprendizagem na categoria Simuladores do Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE) para o processo de ensino e aprendizagem de Trigonometria no ensino fundamental nas séries finais e no ensino médio.  Quanto ao procedimento metodológico incidiu em realizar uma pesquisa bibliográfica em sites e periódicos sobre a temática dos objetos de aprendizagem para o ensino de trigonometria no fundamental e ensino médio. Dando continuidade foram coletados e apresentados as quantidades de objetos de aprendizagem disponíveis para o ensino de trigonometria no fundamental nas séries finais e para ensino médio no BIOE.\r\n
      \tNas séries finais no ensino fundamental na area de Matemática existem 699 simuladores, sendo que destes  27 podem ser utilizados como um recurso metodologico para as aulas de matemática no ensino fundamental do 6° ao 9° ano, pois enfocam o tema trigonometria.  Já nas séries iniciais  existem 1628 objetos, com 356 na área de mátematica e na categoria Animações/Simulações 218 objetos, sendo que destes tratam o tema trigonometria 10. Para o ensino médio o BIOE  dispõe de 10289 objetos virtuais de aprendizagem, destes 1814 na área de matemática.  Nesta área existem 1178 simuladores, sendo que 63 abordam o tema trigonometria, 61 na área de Matemática e 2 na área de Física respectivamente.  O presente trabalho contribui para que professores conheçam os objetos virtuais de aprendizagem disponíveis no BIOE e assim possam utilizar os simuladores no processo educacional no ensino fundamental nas séries finais e no ensino médio nas aulas de matemática com enfoque em trigonometria.
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O ensino da matemática no século XXI não deve permanecer com suas raízes ficadas no tradicionalismo, como aulas descontextualizadas, repetitivas, distante da realidade em que a escola encontra-se inserida. Elucida os documentos oficiais como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) diversas possibilidades pedagógicas e metodológicas para o Ensino Fundamental e Médio quanto ao conhecimento matemático, sendo que todas devem buscar agregar um valor formativo para que o discente desenvolva o raciocínio.Já quando se trabalha a trigonometria, recomenda um enfoque tratando as propriedades da semelhança de triângulos com o proposito de determinar as razões trigonométricas, para que assim os alunos consigam resolver problemas do cotidiano. Ainda segundo os PNCs o ensino da trigonometria nas escolas deve “retirar a Matemática do isolamento didático em que tradicionalmente se confina no contexto escolar” (BRASIL, 1998, p.59). Nesse enfoque, o papel do professor assume uma maior importância, pois necessita elaborar e mediar métodos de aprendizagem significativos, onde o aluno sinta-se desafiado, motivado e desperte a curiosidade, possibilitando assim uma aprendizagem na qual desenvolva uma consciência crítica. As tecnologias tendo como suporte os objetos virtuais de aprendizagem cada vez mais se tornam um forte aliado ao processo educacional e aos poucos, devem ser inseridas nas instituições de ensino, como a internet e, o computador. Para Miranda, um objeto virtual de aprendizagem: “[...] é qualquer recurso digital com valor pedagógico demonstrado, que pode ser usado, reusado ou referenciado para suporte de aprendizagem.” (MIRANDA, 2004, p.22). Portanto, este trabalho tem como objetivo apresentar para professores e alunos objetos de aprendizagem na categoria Simuladores do Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE) para o processo de ensino e aprendizagem de Trigonometria no ensino fundamental nas séries finais e no ensino médio. Quanto ao procedimento metodológico incidiu em realizar uma pesquisa bibliográfica em sites e periódicos sobre a temática dos objetos de aprendizagem para o ensino de trigonometria no fundamental e ensino médio. Dando continuidade foram coletados e apresentados as quantidades de objetos de aprendizagem disponíveis para o ensino de trigonometria no fundamental nas séries finais e para ensino médio no BIOE. Nas séries finais no ensino fundamental na area de Matemática existem 699 simuladores, sendo que destes 27 podem ser utilizados como um recurso metodologico para as aulas de matemática no ensino fundamental do 6° ao 9° ano, pois enfocam o tema trigonometria. Já nas séries iniciais existem 1628 objetos, com 356 na área de mátematica e na categoria Animações/Simulações 218 objetos, sendo que destes tratam o tema trigonometria 10. Para o ensino médio o BIOE dispõe de 10289 objetos virtuais de aprendizagem, destes 1814 na área de matemática. Nesta área existem 1178 simuladores, sendo que 63 abordam o tema trigonometria, 61 na área de Matemática e 2 na área de Física respectivamente. O presente trabalho contribui para que professores conheçam os objetos virtuais de aprendizagem disponíveis no BIOE e assim possam utilizar os simuladores no processo educacional no ensino fundamental nas séries finais e no ensino médio nas aulas de matemática com enfoque em trigonometria.

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