A utilização de aulas práticas se faz presente por ser facilitadora do aprendizado e da compreensão do conteúdo de forma, motivadora e divertida, possibilitando uma estreita relação dos conteúdos aprendidos com a vida cotidiana, tornando os alunos mais competentes na elaboração de respostas eficazes para solucionar problemas do cotidiano escolar. Estimula a aprendizagem e o interesse por parte dos alunos, que, por sua vez, se torna sujeito ativo do processo de ensino com isso conseguimos retirar a marca nostálgica proposta pela pedagogia tradicional, assim como unir vários paradigmas em uma única aula, com a finalidade de dinamizar a aula, e isso só é possível se juntar várias metodologias. Sendo assim ressaltamos a importância das aulas prática nessa pesquisa, que estão fundamentados de acordo com os paradigmas pedagógicos, o que gera um fio condutor no processo de aprendizagem, facilitando a vida do aluno na hora de se aprender o conteúdo e ajudando o professor a produzir aulas mais dinâmicas e solucionar alguns problemas enfrentados no ensino e aprendizagem. O presente relato descreve as experiências que possibilitou a vivência da realidade escolar, permitindo o cumprimento de atividades diversas, como por exemplo: planejamento, com distribuição de conteúdos de acordo com o tempo, a gestão do tempo e do espaço de ensino até a regência, inclusive aplicação de avaliação em bloco proposta pela professora. Portanto, houve a preparação completa que possibilita ao aluno de Biologia atuar como futuro professor, buscando sempre novos caminhos para a aprendizagem significativa.