Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OFICINA DOS SENTIDOS E SENSAÇÕES: UMA PROPOSTA NA ABORDAGEM DE QUÍMICA ORGÂNICA NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: OFICINA, EXPERIMENTAÇÃO, PERFUME Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38029
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3001
    "inscrito_id" => 6564
    "titulo" => "OFICINA DOS SENTIDOS E SENSAÇÕES: UMA PROPOSTA NA ABORDAGEM DE QUÍMICA ORGÂNICA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "A disciplina de Química faz parte do programa curricular do ensino médio e é importante que os professores da disciplina elabore estratégias metodológicas durante a abordagem dos assuntos em sala de aula, associando o conceito científico ao cotidiano do aluno. As atividades experimentais como uma dessas estratégias permite ao aluno uma compreensão maior de como a Química se constrói, se desenvolve e como está presente no seu cotidiano. Este trabalho apresenta os resultados da elaboração e aplicação de uma atividade experimental desenvolvida pela equipe do PIBID/QUÍMICA/UEPB/CAPES em uma escola estadual da cidade de Campina Grande/PB. Esta atividade foi direcionada para Ensino Médio, em particular ao terceiro ano. A atividade temática “Oficina dos sentidos e sensações: uma proposta na abordagem de química orgânica no ensino médio” teve como objetivo explorar no cotidiano dos alunos a utilidade e importância dos compostos das diferentes funções orgânicas, em especial a função álcool com a elaboração de um perfume em pequena escala. Para a execução da atividade a equipe do PIBID realizou um planejamento para programar a melhor forma de realizar a experimentação com a turma do 3º ano. O desenvolvimento dessa atividade apresentou resultados bastante significativos, em especial, a participação ativa dos alunos na realização do experimento. Outro ponto positivo expostos pelos alunos, foi que através da realização da oficina, a aula tornou-se mais atraente e motivadora, e agora eles conheciam através da prática realizada exemplos da aplicação de um conteúdo de química no seu dia a dia. O trabalho realizado pelo PIBID/QUÍMICA/UEPB/CAPES junto com o professor da disciplina é reconhecido pelos alunos e pela gestão escolar, que entendem a importância do programa na escola pois toda comunidade escolar procura divulgar as diferentes metodologias de ensino aplicadas ao ensino nas diferentes disciplinas de modo que busque melhorar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "OFICINA, EXPERIMENTAÇÃO, PERFUME"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID6564_01102017170154.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA CAROLINE FERREIRA ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA CAROLINE"
    "autor_email" => "amandacarolinearaujo@hotm"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38029
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3001
    "inscrito_id" => 6564
    "titulo" => "OFICINA DOS SENTIDOS E SENSAÇÕES: UMA PROPOSTA NA ABORDAGEM DE QUÍMICA ORGÂNICA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "A disciplina de Química faz parte do programa curricular do ensino médio e é importante que os professores da disciplina elabore estratégias metodológicas durante a abordagem dos assuntos em sala de aula, associando o conceito científico ao cotidiano do aluno. As atividades experimentais como uma dessas estratégias permite ao aluno uma compreensão maior de como a Química se constrói, se desenvolve e como está presente no seu cotidiano. Este trabalho apresenta os resultados da elaboração e aplicação de uma atividade experimental desenvolvida pela equipe do PIBID/QUÍMICA/UEPB/CAPES em uma escola estadual da cidade de Campina Grande/PB. Esta atividade foi direcionada para Ensino Médio, em particular ao terceiro ano. A atividade temática “Oficina dos sentidos e sensações: uma proposta na abordagem de química orgânica no ensino médio” teve como objetivo explorar no cotidiano dos alunos a utilidade e importância dos compostos das diferentes funções orgânicas, em especial a função álcool com a elaboração de um perfume em pequena escala. Para a execução da atividade a equipe do PIBID realizou um planejamento para programar a melhor forma de realizar a experimentação com a turma do 3º ano. O desenvolvimento dessa atividade apresentou resultados bastante significativos, em especial, a participação ativa dos alunos na realização do experimento. Outro ponto positivo expostos pelos alunos, foi que através da realização da oficina, a aula tornou-se mais atraente e motivadora, e agora eles conheciam através da prática realizada exemplos da aplicação de um conteúdo de química no seu dia a dia. O trabalho realizado pelo PIBID/QUÍMICA/UEPB/CAPES junto com o professor da disciplina é reconhecido pelos alunos e pela gestão escolar, que entendem a importância do programa na escola pois toda comunidade escolar procura divulgar as diferentes metodologias de ensino aplicadas ao ensino nas diferentes disciplinas de modo que busque melhorar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "OFICINA, EXPERIMENTAÇÃO, PERFUME"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID6564_01102017170154.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA CAROLINE FERREIRA ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA CAROLINE"
    "autor_email" => "amandacarolinearaujo@hotm"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A disciplina de Química faz parte do programa curricular do ensino médio e é importante que os professores da disciplina elabore estratégias metodológicas durante a abordagem dos assuntos em sala de aula, associando o conceito científico ao cotidiano do aluno. As atividades experimentais como uma dessas estratégias permite ao aluno uma compreensão maior de como a Química se constrói, se desenvolve e como está presente no seu cotidiano. Este trabalho apresenta os resultados da elaboração e aplicação de uma atividade experimental desenvolvida pela equipe do PIBID/QUÍMICA/UEPB/CAPES em uma escola estadual da cidade de Campina Grande/PB. Esta atividade foi direcionada para Ensino Médio, em particular ao terceiro ano. A atividade temática “Oficina dos sentidos e sensações: uma proposta na abordagem de química orgânica no ensino médio” teve como objetivo explorar no cotidiano dos alunos a utilidade e importância dos compostos das diferentes funções orgânicas, em especial a função álcool com a elaboração de um perfume em pequena escala. Para a execução da atividade a equipe do PIBID realizou um planejamento para programar a melhor forma de realizar a experimentação com a turma do 3º ano. O desenvolvimento dessa atividade apresentou resultados bastante significativos, em especial, a participação ativa dos alunos na realização do experimento. Outro ponto positivo expostos pelos alunos, foi que através da realização da oficina, a aula tornou-se mais atraente e motivadora, e agora eles conheciam através da prática realizada exemplos da aplicação de um conteúdo de química no seu dia a dia. O trabalho realizado pelo PIBID/QUÍMICA/UEPB/CAPES junto com o professor da disciplina é reconhecido pelos alunos e pela gestão escolar, que entendem a importância do programa na escola pois toda comunidade escolar procura divulgar as diferentes metodologias de ensino aplicadas ao ensino nas diferentes disciplinas de modo que busque melhorar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.