O presente trabalho visa destacar as contribuições dos Projetos em Tecnologia Educacional (PTEs) na formação docente e no processo de ensino-aprendizagem implantados em escolas da rede pública e privada dos anos iniciais do ensino fundamental localizadas no município de Feira de Santana/Bahia/Brasil. Esta produção é introduzida apresentando o problema central da pesquisa que indaga sobre até que ponto esses projetos têm colaborado para o alcance dos objetivos didáticos dos docentes, desde o seu processo de formação até a efetivação de tais projetos na prática escolar, além de descrever os objetivos e justificar a problemática por meio de alguns aportes teóricos que conduziram a discussão. A metodologia utilizada na pesquisa possuiu enfoque quantitativo não experimental com desenho transacional descritivo. Em seguida são apresentados alguns dos resultados obtidos mais relevantes da pesquisa. Por fim, evidencia-se as conclusões construídas em torno dos resultados obtidos e das suas relações com os objetivos da investigação os quais apontam que, em linhas gerais, os PTEs emergem na educação como uma nova tendência que visam contribuir para o aperfeiçoamento docente e para a prática pedagógica das escolas. Esta produção trata-se de uma sistematização da pesquisa realizada pelo autor culminada na escrita e defesa de sua dissertação a qual lhe outorgou o título de mestre em Ciências da Educação.