A inclusão apresenta-se como um fator importante para a vida de muitas crianças que necessitam de uma educação inclusiva para todos, ao mesmo tempo, elas enfrentam grandes desafios por não terem práticas de ensino específico para o tipo de deficiência, dessa forma, as dificuldades que as crianças enfrentam no sistema educacional só aumentam no decorrer de cada ano. A Educação inclusiva compreende a Educação especial dentro do contexto escolar regular e transforma a escola em um espaço acessível para todos, sem distinção ou preconceito. A escola que insere o aluno com necessidades especiais em seu meio, está favorecendo a diversidade na medida em que considera que todos os alunos podem ter suas especialidades em algum momento de sua vida escolar. Assim, partiu a necessidade de uma pesquisa bibliográfica sobre a inclusão de crianças especiais. As dificuldades que essas crianças e profissionais enfrentam no dia a dia, no âmbito escolar, assim como as descriminações e distanciamento entre colegas de sala e profissionais da educação. É necessário refletir e pensar que a inclusão é o meio que todas as pessoas possuem de compreender e aceitar as diferenças. Mediante a teoria estudada as crianças especiais requerem dos profissionais tais como, professor, coordenador, gestores e famílias um bom relacionamento e uma boa formação, e de muita criatividade para favorecer à toda a criação de um ambiente, um tempo e um espaço de renovação escolar, onde a infância possa ser vivida em toda sua plenitude dentro e fora da escola. Educação inclusiva, sendo assim, significa uma educação para todas as crianças em um mesmo contexto escolar.