A formação de professores, em caráter inicial ou continuado, é um fator que contribui para o sucesso do aprendizado dos alunos, o que a torna alvo de calorosas discussões no âmbito educacional. Sabendo que a formação acadêmica nem sempre atende ao que preconiza a legislação educacional, busca-se na formação continuada conhecimentos necessários a uma prática docente satisfatória, o que quer dizer, capaz de produzir junto aos alunos os resultados de aprendizagem esperados. Assim, esta pesquisa justifica-se pela necessidade de saber até que ponto a formação continuada contribui para a melhoria da prática pedagógica, inclusive com relação à aquisição de conhecimentos relativos à área de ensino. Traçamos como objetivo geral: discutir sobre a importância das formações continuadas para a melhoria da prática docente, especialmente, para os docentes que atuam fora de sua área de formação acadêmica. Como objetivos específicos, pretendemos: traçar o perfil dos professores pesquisados; identificar os principais desafios encontrados pelos docentes para o ensino da disciplina de Língua Portuguesa e conhecer suas expectativas em relação às formações continuadas. Nossa metodologia consta de uma pesquisa de natureza básica, a partir de um estudo bibliográfico à luz de Tardif (2014), Farias et al (2011) e outros, e de um levantamento a partir de um questionário aplicado aos professores. Concluímos que os docentes esperam que a formação continuada seja eficaz, a ponto de suprir a falta de conhecimentos oriunda da formação acadêmica e, consequentemente, colaborar para a superação do principal desafio apontados por eles, que se constitui na baixa aprendizagem dos alunos.