O presente trabalho apresenta uma breve discussão sobre os resultados de uma ação pedagógica, por meio de atividades experimentais no ensino de Física, realizadas na Unidade Escolar Monsenhor Boson da cidade de Água Branca – PI, com os alunos inscritos na XX Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), que participaram da XI Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). A referida escola é considerada relativamente boa no contexto da região, pelo de fato ter aprovações no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), ficando em primeiro lugar das escolas que fazem parte da 6ª Gerência Regional de Educação (6ª GRE), a escola oferece Ensino Médio desde o ano de 1999 até os dias atuais. Possui professores efetivos em sua maioria com título de especialização e mestrado. O objetivo geral dessa ação foi favorecer o ensino-aprendizagem dos alunos e como específicos, ter um bom êxito na OBA e nos lançamentos de foguetes na MOBFOG, utilizando atividades experimentais didaticamente orientados. Optamos por essa atividade, pelo caso de propiciar uma maior apropriação dos conceitos básicos necessários, tais como aerodinâmica, trajetória, velocidade e ângulo de lançamento. Esses exemplos de aplicações são diretas do lançamento oblíquo de projéteis, que empreendeu mais significado para o aluno, contribuindo para que possa acompanhar a disciplina durante o curso do Ensino Médio. Trata-se de um tema instigante para as escolas que realizam olimpíadas científicas nas mais variadas dimensões, como também para o ensino da disciplina de Física. O embasamento teórico contou com o apoio de Rezende (2012); PCN’s (2006); Rocha (2003); Wilsek e Tosin (2009) e outros.