Este artigo é um relato de experiência com estudantes do 7°ano do ensino fundamental acerca da utilização de um Tangram Tangível para apreensão dos conceitos relacionados a classificação de polígonos. Este relato faz parte do corpus de uma dissertação de mestrado, propõe-se neste artigo uma sequência didática utilizando o quebra cabeça chinês Tangram, como um objeto de aprendizagem Tangível para apreensão de conceitos em geometria e a análise das contribuições do uso deste objeto de aprendizagem Tangível para o desenvolvimento/construção de conceitos de polígonos e área de figuras planas pautados no conjunto de habilidades e competências pré-definidas nos PCN e BNCC aos estudantes do 7°ano do ensino fundamental. O estudo está fundamentado na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, onde os novos conceitos devem ser ancorados em conhecimentos prévios relevantes na estrutura cognitiva do aprendiz e nas contribuições do construcionismo de Seymour Papert, em que o uso da tecnologia como ferramenta para construção de conceitos deve acontecer de forma prazerosa, em atividades do interesse do estudante. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo com alguns recursos quantitativos como tabelas e gráficos que contribuíram na análise dos resultados. Na coleta de dados foram utilizados questionários, observação e filmagens durante a aplicação da atividade com a anuência dos responsáveis pelos estudantes que participaram da experiência. O presente artigo apresenta um estudo de caso de uma escola da rede municipal de ensino de Manaus, os dados obtidos por meio dos instrumentos de coleta foram analisados a partir da categorização das unidades de análise para discussão dos objetivos da pesquisa.