: O artigo apresenta considerações sobre a história de vida na formação de professores. Nesse sentido, o presente trabalho visa analisar e descrever os relatos da trajetória docente do professor Ivanilton José Ribamar Paiva Frazão e suas contribuições para a educação no município de Timbiras-MA. Para realização deste trabalho, os principais autores estudados foram POLON (2009), NÓVOA (1992), DOMINICE (1992), Bueno (2002). Nossa metodologia foi através da história oral, na qual fizemos uma coleta de dados por meio de entrevista registrado em áudio, que posteriormente foram transcritas. Nesta, o mesmo relatou fatos importantes sobre sua vida pessoal e profissional enfatizando alguns momentos que marcaram sua trajetória de vida. Registramos também, um pouco sobre a história de Timbiras, na qual, não é a terra natal do professor, mas foi onde foi criado desde os primeiros meses de vida e até hoje luta pela melhoria dessa cidade que mesmo com o passar do tempo ainda é pouco desenvolvida. Discutir sobre o percurso escolar de um profissional da educação, nos faz compreender a sua história de vida, bem como sua própria trajetória enquanto docente. E o que podemos observar com a realização desse trabalho, é a importância deste método de pesquisa para descrever as memórias de professores que foram e são importantes para educação do município de Timbiras. Pois através do método autobiográfico podemos participar indiretamente da história de vida, de uma pessoa. Portanto, a metodologia de história oral, nos permitiu participar indiretamente de sua história, e que histórias de outros professores sejam contadas, mostrando sua importância e suas contribuições para a educação de Timbiras.