Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DA QUÍMICA: ENSINANDO A TABELA PERIÓDICA ATRAVÉS DO LÚDICO E EXPERIMENTO DE BAIXO CUSTO.

Palavra-chaves: ENSINO/ APRENDIZAGEM, JOGO LÚDICO, EXPERIMENTO DE BAIXO CUSTO, QUÍMICA NO DIA-A-DIA, QUÍMICA NO DIA-A-DIA Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36732
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3398
    "inscrito_id" => 6680
    "titulo" => "ENSINO DA QUÍMICA: ENSINANDO A TABELA PERIÓDICA ATRAVÉS DO LÚDICO E EXPERIMENTO DE BAIXO CUSTO."
    "resumo" => """
      Resumo\r\n
      \tO ensino de Química pode não ser tão bem absorvido pelos estudantes do 9° ano do ensino fundamental, e que por vezes, os mesmos entram no ensino médio sem nenhuma base sólida do conteúdo, podendo obter então alguma dificuldade de aprendizagem. Pretende-se com esse artigo, mostrar aspectos práticos e teóricos que guiem o projeto Ensino da Química: Ensinando a Tabela Periódica Através do Lúdico e Experimento de Baixo Custo. Além de abordar a forma que o mesmo foi trabalhado na escola estadual Ozildo Albano, com duas turmas do nono ano do ensino fundamental. No que tange a pratica, foi desenvolvido um jogo, de nome Elementos poderosos, que tinha como objetivo ajudar na fixação do conteúdo ministrado, sendo este a classificação dos elementos (metais, ametais, semimetais e gases nobres). Além de mostrar a presenças dos elementos no dia-a-dia e também e em sequência foi desenvolvido um experimento de baixo custo, com a finalidade de demonstrar reações que geram gases e usa-la como exemplo de gás nobre. Porém o experimento realizado era de exemplificação do gás nobre, pois a reação do mesmo produz CO2, utilizando vinagre e bicarbonato de sódio, para encher balões. Essa proposta de ensino visa melhorar o rendimento escolar, tornar as aulas mais dinâmicas e fazer o aluno interagir e ter um maior interesse pela matéria de Química, possibilitando aulas mais divertidas e voltadas para a realidade dos discentes no seu cotidiano. O texto está dividido em quatro partes que mostrará a problemática, o desenvolvimento do projeto, sua aplicação e os resultados.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO/ APRENDIZAGEM, JOGO LÚDICO, EXPERIMENTO DE BAIXO CUSTO, QUÍMICA NO DIA-A-DIA, QUÍMICA NO DIA-A-DIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID6680_12102017122755.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANESSA DE SOUSA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "VANESSA SOUSA"
    "autor_email" => "vanessaharlley@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36732
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3398
    "inscrito_id" => 6680
    "titulo" => "ENSINO DA QUÍMICA: ENSINANDO A TABELA PERIÓDICA ATRAVÉS DO LÚDICO E EXPERIMENTO DE BAIXO CUSTO."
    "resumo" => """
      Resumo\r\n
      \tO ensino de Química pode não ser tão bem absorvido pelos estudantes do 9° ano do ensino fundamental, e que por vezes, os mesmos entram no ensino médio sem nenhuma base sólida do conteúdo, podendo obter então alguma dificuldade de aprendizagem. Pretende-se com esse artigo, mostrar aspectos práticos e teóricos que guiem o projeto Ensino da Química: Ensinando a Tabela Periódica Através do Lúdico e Experimento de Baixo Custo. Além de abordar a forma que o mesmo foi trabalhado na escola estadual Ozildo Albano, com duas turmas do nono ano do ensino fundamental. No que tange a pratica, foi desenvolvido um jogo, de nome Elementos poderosos, que tinha como objetivo ajudar na fixação do conteúdo ministrado, sendo este a classificação dos elementos (metais, ametais, semimetais e gases nobres). Além de mostrar a presenças dos elementos no dia-a-dia e também e em sequência foi desenvolvido um experimento de baixo custo, com a finalidade de demonstrar reações que geram gases e usa-la como exemplo de gás nobre. Porém o experimento realizado era de exemplificação do gás nobre, pois a reação do mesmo produz CO2, utilizando vinagre e bicarbonato de sódio, para encher balões. Essa proposta de ensino visa melhorar o rendimento escolar, tornar as aulas mais dinâmicas e fazer o aluno interagir e ter um maior interesse pela matéria de Química, possibilitando aulas mais divertidas e voltadas para a realidade dos discentes no seu cotidiano. O texto está dividido em quatro partes que mostrará a problemática, o desenvolvimento do projeto, sua aplicação e os resultados.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO/ APRENDIZAGEM, JOGO LÚDICO, EXPERIMENTO DE BAIXO CUSTO, QUÍMICA NO DIA-A-DIA, QUÍMICA NO DIA-A-DIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID6680_12102017122755.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANESSA DE SOUSA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "VANESSA SOUSA"
    "autor_email" => "vanessaharlley@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Resumo O ensino de Química pode não ser tão bem absorvido pelos estudantes do 9° ano do ensino fundamental, e que por vezes, os mesmos entram no ensino médio sem nenhuma base sólida do conteúdo, podendo obter então alguma dificuldade de aprendizagem. Pretende-se com esse artigo, mostrar aspectos práticos e teóricos que guiem o projeto Ensino da Química: Ensinando a Tabela Periódica Através do Lúdico e Experimento de Baixo Custo. Além de abordar a forma que o mesmo foi trabalhado na escola estadual Ozildo Albano, com duas turmas do nono ano do ensino fundamental. No que tange a pratica, foi desenvolvido um jogo, de nome Elementos poderosos, que tinha como objetivo ajudar na fixação do conteúdo ministrado, sendo este a classificação dos elementos (metais, ametais, semimetais e gases nobres). Além de mostrar a presenças dos elementos no dia-a-dia e também e em sequência foi desenvolvido um experimento de baixo custo, com a finalidade de demonstrar reações que geram gases e usa-la como exemplo de gás nobre. Porém o experimento realizado era de exemplificação do gás nobre, pois a reação do mesmo produz CO2, utilizando vinagre e bicarbonato de sódio, para encher balões. Essa proposta de ensino visa melhorar o rendimento escolar, tornar as aulas mais dinâmicas e fazer o aluno interagir e ter um maior interesse pela matéria de Química, possibilitando aulas mais divertidas e voltadas para a realidade dos discentes no seu cotidiano. O texto está dividido em quatro partes que mostrará a problemática, o desenvolvimento do projeto, sua aplicação e os resultados.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.