Resumo
O ensino de Química pode não ser tão bem absorvido pelos estudantes do 9° ano do ensino fundamental, e que por vezes, os mesmos entram no ensino médio sem nenhuma base sólida do conteúdo, podendo obter então alguma dificuldade de aprendizagem. Pretende-se com esse artigo, mostrar aspectos práticos e teóricos que guiem o projeto Ensino da Química: Ensinando a Tabela Periódica Através do Lúdico e Experimento de Baixo Custo. Além de abordar a forma que o mesmo foi trabalhado na escola estadual Ozildo Albano, com duas turmas do nono ano do ensino fundamental. No que tange a pratica, foi desenvolvido um jogo, de nome Elementos poderosos, que tinha como objetivo ajudar na fixação do conteúdo ministrado, sendo este a classificação dos elementos (metais, ametais, semimetais e gases nobres). Além de mostrar a presenças dos elementos no dia-a-dia e também e em sequência foi desenvolvido um experimento de baixo custo, com a finalidade de demonstrar reações que geram gases e usa-la como exemplo de gás nobre. Porém o experimento realizado era de exemplificação do gás nobre, pois a reação do mesmo produz CO2, utilizando vinagre e bicarbonato de sódio, para encher balões. Essa proposta de ensino visa melhorar o rendimento escolar, tornar as aulas mais dinâmicas e fazer o aluno interagir e ter um maior interesse pela matéria de Química, possibilitando aulas mais divertidas e voltadas para a realidade dos discentes no seu cotidiano. O texto está dividido em quatro partes que mostrará a problemática, o desenvolvimento do projeto, sua aplicação e os resultados.