Os objetos de aprendizagem configuram-se em recursos didático-pedagógicos quando desenvolvidos em conformidade às demandas de estudantes e professores. Além disso, podem ser um elemento diferencial em práticas docentes quando sua utilização é ancorada às atividades que contextualizam conteúdo aos objetivos de ensino-aprendizagem, oferecendo maior possibilidade de metodologias participativas, de reconhecimento dos temas disciplinares e desenvolvimento de habilidades e competências em perspectiva autoral e significativa. Este trabalho apresenta os resultados obtidos por meio da elaboração de objetos de aprendizagem (OAs) a partir de um projeto de pesquisa de iniciação tecnológica, financiado pelo Instituto Federal de Rondônia e CNPq, desenvolvido com estudantes de graduação e ensino médio profissionalizante. A metodologia utilizada foi de base bibliográfica e documental. Para a criação dos OAs foram utilizados softwares de edição de imagem, som e vídeo elaborados com o auxílio de roteiros para direcionar a as ferramentas de edição. Além de ser um instrumento que planeja qualquer produção multimídia ou vídeo, os roteiros ajudam a visualizar a produção final, além de mostrar cada uma das telas individualmente, sendo um importante instrumento para o planejamento de cada OA criado. A criação de objetos de aprendizagem que consideram os conteúdos disciplinares promove autonomia, integração de diferentes mídias, diversificação de linguagens, o estímulo à autoria para a produção de conteúdo, a transformação de conhecimento e de trabalho colaborativo, permitindo ainda a reusabilidade em diferentes contextos. Assim, foi possível a elaboração de infográficos, vídeos e imagens 2D, de onde conclui-se que projetos de pesquisa, articulados ao ensino podem ser mais efetivos, atendendo a necessidades focais e ao desenvolvimento de metodologias ativas.