Este artigo relata parte de uma pesquisa mais ampla desenvolvida no mestrado em Educação Profissional sobre a pedagogia da literatura como um caminho para a formação humana integral dos estudantes do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional. Amparamos nossa pesquisa em autores como Candido (1995) e Morin (2004), que discorrem sobre a literatura como forma de humanização e em Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005), ao tratar do Ensino Médio Integrado. A Formação ou Ensino Integrado é uma proposta pedagógica que promove uma emancipação política e cidadã dos estudantes e, por conseguinte, a formação humana integral. No centro das discussões sobre essa proposta temos a possibilidade de uma formação ampla, que integre trabalho, ciência, cultura e tecnologia, isto é, que forme para a vida. Realizamos entrevistas com três professoras de espanhol do IFRN/Campus Natal Central. O roteiro das entrevistas dispõe de quatro eixos temáticos. Neste artigo, analisamos as vozes reveladas nos posicionamentos apresentados no eixo Percepção dos docentes sobre o papel do texto literário na formação integral dos estudantes. O olhar sobre o conjunto das entrevistas evidencia a compreensão pelas professoras entrevistadas demonstrando que tentam fazer a interface entre literatura e formação humana no ensino médio integrado. Concluímos ser notório que apesar do IFRN/Campus Natal Central ter uma proposta político-pedagógica de formação humana integral e, consequentemente, de currículo integrado ainda é um desafio promover essa formação humana, especialmente no que se refere às dificuldades que muitos docentes têm em relação à pôr em prática essa proposta de formação humana integrada à educação profissional.