Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PAPEL DA LITERATURA NA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL: PERCEPÇÕES DE DOCENTES DE ESPANHOL DO IFRN/CAMPUS NATAL CENTRAL

Palavra-chaves: ENSINO MÉDIO INTEGRADO, FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL, LITERATURA E HUMANIZAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37835
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2249
    "inscrito_id" => 7086
    "titulo" => "O PAPEL DA LITERATURA NA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL: PERCEPÇÕES DE DOCENTES DE ESPANHOL DO IFRN/CAMPUS NATAL CENTRAL"
    "resumo" => "Este artigo relata parte de uma pesquisa mais ampla desenvolvida no mestrado em Educação Profissional sobre a pedagogia da literatura como um caminho para a formação humana integral dos estudantes do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional. Amparamos nossa pesquisa em autores como Candido (1995) e Morin (2004), que discorrem sobre a literatura como forma de humanização e em Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005), ao tratar do Ensino Médio Integrado. A Formação ou Ensino Integrado é uma proposta pedagógica que promove uma emancipação política e cidadã dos estudantes e, por conseguinte, a formação humana integral. No centro das discussões sobre essa proposta temos a possibilidade de uma formação ampla, que integre trabalho, ciência, cultura e tecnologia, isto é, que forme para a vida. Realizamos entrevistas com três professoras de espanhol do IFRN/Campus Natal Central. O roteiro das entrevistas dispõe de quatro eixos temáticos. Neste artigo, analisamos as vozes reveladas nos posicionamentos apresentados no eixo Percepção dos docentes sobre o papel do texto literário na formação integral dos estudantes. O olhar sobre o conjunto das entrevistas evidencia a compreensão pelas professoras entrevistadas demonstrando que tentam fazer a interface entre literatura e formação humana no ensino médio integrado. Concluímos ser notório que apesar do IFRN/Campus Natal Central ter uma proposta político-pedagógica de formação humana integral e, consequentemente, de currículo integrado ainda é um desafio promover essa formação humana, especialmente no que se refere às dificuldades que muitos docentes têm em relação à pôr em prática essa proposta de formação humana integrada à educação profissional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO INTEGRADO, FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL, LITERATURA E HUMANIZAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID7086_11092017191845.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCELA RAFAELA GOMES DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "MARCELA"
    "autor_email" => "marcela20souza@hotmail.co"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37835
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2249
    "inscrito_id" => 7086
    "titulo" => "O PAPEL DA LITERATURA NA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL: PERCEPÇÕES DE DOCENTES DE ESPANHOL DO IFRN/CAMPUS NATAL CENTRAL"
    "resumo" => "Este artigo relata parte de uma pesquisa mais ampla desenvolvida no mestrado em Educação Profissional sobre a pedagogia da literatura como um caminho para a formação humana integral dos estudantes do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional. Amparamos nossa pesquisa em autores como Candido (1995) e Morin (2004), que discorrem sobre a literatura como forma de humanização e em Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005), ao tratar do Ensino Médio Integrado. A Formação ou Ensino Integrado é uma proposta pedagógica que promove uma emancipação política e cidadã dos estudantes e, por conseguinte, a formação humana integral. No centro das discussões sobre essa proposta temos a possibilidade de uma formação ampla, que integre trabalho, ciência, cultura e tecnologia, isto é, que forme para a vida. Realizamos entrevistas com três professoras de espanhol do IFRN/Campus Natal Central. O roteiro das entrevistas dispõe de quatro eixos temáticos. Neste artigo, analisamos as vozes reveladas nos posicionamentos apresentados no eixo Percepção dos docentes sobre o papel do texto literário na formação integral dos estudantes. O olhar sobre o conjunto das entrevistas evidencia a compreensão pelas professoras entrevistadas demonstrando que tentam fazer a interface entre literatura e formação humana no ensino médio integrado. Concluímos ser notório que apesar do IFRN/Campus Natal Central ter uma proposta político-pedagógica de formação humana integral e, consequentemente, de currículo integrado ainda é um desafio promover essa formação humana, especialmente no que se refere às dificuldades que muitos docentes têm em relação à pôr em prática essa proposta de formação humana integrada à educação profissional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO INTEGRADO, FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL, LITERATURA E HUMANIZAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID7086_11092017191845.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCELA RAFAELA GOMES DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "MARCELA"
    "autor_email" => "marcela20souza@hotmail.co"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este artigo relata parte de uma pesquisa mais ampla desenvolvida no mestrado em Educação Profissional sobre a pedagogia da literatura como um caminho para a formação humana integral dos estudantes do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional. Amparamos nossa pesquisa em autores como Candido (1995) e Morin (2004), que discorrem sobre a literatura como forma de humanização e em Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005), ao tratar do Ensino Médio Integrado. A Formação ou Ensino Integrado é uma proposta pedagógica que promove uma emancipação política e cidadã dos estudantes e, por conseguinte, a formação humana integral. No centro das discussões sobre essa proposta temos a possibilidade de uma formação ampla, que integre trabalho, ciência, cultura e tecnologia, isto é, que forme para a vida. Realizamos entrevistas com três professoras de espanhol do IFRN/Campus Natal Central. O roteiro das entrevistas dispõe de quatro eixos temáticos. Neste artigo, analisamos as vozes reveladas nos posicionamentos apresentados no eixo Percepção dos docentes sobre o papel do texto literário na formação integral dos estudantes. O olhar sobre o conjunto das entrevistas evidencia a compreensão pelas professoras entrevistadas demonstrando que tentam fazer a interface entre literatura e formação humana no ensino médio integrado. Concluímos ser notório que apesar do IFRN/Campus Natal Central ter uma proposta político-pedagógica de formação humana integral e, consequentemente, de currículo integrado ainda é um desafio promover essa formação humana, especialmente no que se refere às dificuldades que muitos docentes têm em relação à pôr em prática essa proposta de formação humana integrada à educação profissional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.