Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O LETRAMENTO DIGITAL NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: LETRAMENTO DIGITAL, ALFABETIZAÇÃO, TECNOLOGIAS DIGITAIS Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37786
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4720
    "inscrito_id" => 9511
    "titulo" => "O LETRAMENTO DIGITAL NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O presente artigo aborda o tema letramento digital, na perspectiva da alfabetização de crianças que estão matriculadas no 1º ano no Ensino Fundamental. Tivemos como objetivo, investigar as formas e possibilidades do uso de tablets, que são fornecidos pelo governo as escolas públicas, em específico em uma escola municipal do Recife. A pesquisa foi realizada com uma professora que indicou que é possível sim a inserção de recursos tecnológicos, e de bastante importância e aceitação, dos alunos. É através de recursos como estes que podemos explorar a criticidade e a análise reflexiva do alunos, bem como apresentar recursos que serão essenciais para um bom desenvolvimento da leitura e escrita dos mesmos. Porém ainda existem algumas barreiras estruturais nas escolas que a impedem de utilizar mais esses recursos. Ressaltamos a importância de tais discussões, pois possibilitam que mais professores se integrem e desenvolvam ações metodologias que possam envolver as tecnologias, dando ênfase e importância a tais características do letramento digital."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "LETRAMENTO DIGITAL, ALFABETIZAÇÃO, TECNOLOGIAS DIGITAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID9511_16102017233645.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANAINA FERNANDA DIAS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JANAINA DIAS"
    "autor_email" => "naina201@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37786
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4720
    "inscrito_id" => 9511
    "titulo" => "O LETRAMENTO DIGITAL NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O presente artigo aborda o tema letramento digital, na perspectiva da alfabetização de crianças que estão matriculadas no 1º ano no Ensino Fundamental. Tivemos como objetivo, investigar as formas e possibilidades do uso de tablets, que são fornecidos pelo governo as escolas públicas, em específico em uma escola municipal do Recife. A pesquisa foi realizada com uma professora que indicou que é possível sim a inserção de recursos tecnológicos, e de bastante importância e aceitação, dos alunos. É através de recursos como estes que podemos explorar a criticidade e a análise reflexiva do alunos, bem como apresentar recursos que serão essenciais para um bom desenvolvimento da leitura e escrita dos mesmos. Porém ainda existem algumas barreiras estruturais nas escolas que a impedem de utilizar mais esses recursos. Ressaltamos a importância de tais discussões, pois possibilitam que mais professores se integrem e desenvolvam ações metodologias que possam envolver as tecnologias, dando ênfase e importância a tais características do letramento digital."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "LETRAMENTO DIGITAL, ALFABETIZAÇÃO, TECNOLOGIAS DIGITAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID9511_16102017233645.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANAINA FERNANDA DIAS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JANAINA DIAS"
    "autor_email" => "naina201@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente artigo aborda o tema letramento digital, na perspectiva da alfabetização de crianças que estão matriculadas no 1º ano no Ensino Fundamental. Tivemos como objetivo, investigar as formas e possibilidades do uso de tablets, que são fornecidos pelo governo as escolas públicas, em específico em uma escola municipal do Recife. A pesquisa foi realizada com uma professora que indicou que é possível sim a inserção de recursos tecnológicos, e de bastante importância e aceitação, dos alunos. É através de recursos como estes que podemos explorar a criticidade e a análise reflexiva do alunos, bem como apresentar recursos que serão essenciais para um bom desenvolvimento da leitura e escrita dos mesmos. Porém ainda existem algumas barreiras estruturais nas escolas que a impedem de utilizar mais esses recursos. Ressaltamos a importância de tais discussões, pois possibilitam que mais professores se integrem e desenvolvam ações metodologias que possam envolver as tecnologias, dando ênfase e importância a tais características do letramento digital.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.