O ensino da Matemática deve levar o aluno a entender o mundo, colaborando para o desenvolvimento de novos conhecimentos e diferentes tecnologias. Com isso, o professor tem um papel importante, que é proporcionar situações de aprendizagem que favoreçam o êxito dos estudantes no seu processo de construção de conhecimento. Nessa perspectiva, destaca-se a necessidade de trabalhar a leitura de forma dinâmica e dialógica, evidenciando a necessidade de pesquisa. O maior desafio para os professores é estimular a prática da leitura nas aulas de Matemática. Por isso, surgiu a necessidade de elaborar um projeto com o objetivo de fornecer subsídios aos professores para auxiliá-los a despertar nos alunos a capacidade de ler, analisar, interpretar e escrever situações problemas. A utilização de jornais e revistas em sala de aula não é uma ideia nova, contudo, o professor sente dificuldades de usar outros instrumentos que não seja o convencional livro didático. O jornal é de fácil acesso e utilizado como recurso didático pedagógico facilita a compreensão e a fixação dos conteúdos já vivenciados, proporcionando ao aluno resolver problemas, estimulando-o o raciocínio lógico matemático e o trabalho em grupo. O educador precisa estar disposto a ouvir, a dialogar, a fazer de suas aulas momentos em que o aluno possa debater e expor suas ideias. A pesquisa serviu para confirmar que a metodologia de ensino é o principal instrumento para à aprendizagem, atingindo o seu objetivo de proporcionar ao professor subsídios que auxiliem a reduzir as dificuldades apresentadas pelos alunos na leitura, interpretação e resolução de situações problemas.