Resumo: O presente artigo tem como objetivo relatar as atividades desenvolvidas durante o Estágio
de Observação do curso de Licenciatura plena em Letras/LIBRAS pela Universidade Federal Rural
do Semi-Árido - UFERSA, da disciplina Estágio Supervisionado em LIBRAS, como cumprimento
da exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9394/96). A metodologia deste
trabalho tem uma abordagem qualitativa, e foram utilizados os métodos da observação participante,
em que um dos autores deste trabalho experienciou vivências no decorrer do estágio, as quais foram
possíveis de dialogar com os demais autores para a elaboração desse artigo, bem como as
discussões relevantes sobre a temática proposta. O embasamento teórico desse trabalho pauta-se nas
concepções dos autores Pimenta e Lima (2008), Quadros (2006), Perlin (2000), os quais serviram
de subsídios para dialogar com a realidade observada do ensino de libras na escola. Como resultado
desta experiência foi possível perceber a importância do curso de Letras/LIBRAS, além da presença
de um Professor Surdo em uma escola estadual no interior do estado para auxiliar nas atividades de
alunos Surdos. No entanto, o corpo escolar, isto é, os funcionários, ainda precisam de um contato e
conhecimento maior sobre a Cultura Surda para um verdadeiro acolhimento ao aluno Surdo
presente na Instituição e uma inclusão ao Professor Surdo, além do escasso número de material
disponibilizado pela escola, dificultando, assim, um trabalho satisfatório entre professor e
estudantes. Infere-se que o estágio foi de muito aprendizado e experiência para nosso processo de
formação docente, sendo possível detectar alguns aspectos pertinentes que sintetizam os limites e
desafios no ensino de libras, conforme observados no cotidiano escolar. Desse modo, as
observações realizadas serviram-nos de reflexões para repensarmos em novas metodologias no
ensino de libras a partir das estratégias de ensino utilizadas pelo professor, além na necessidade e
importância em ter um professor Surdo e/ou que tenham o conhecimento sobre a identidade Surda,
refletindo, assim, a realidade da educação a partir desse contexto.