O ENSINO DE GEOLOGIA COMO MEIO DE DESENVOLVER CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NUMA ESCOLA PÚBLICA DE ALAGOAS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37673 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2348 "inscrito_id" => 4724 "titulo" => "O ENSINO DE GEOLOGIA COMO MEIO DE DESENVOLVER CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NUMA ESCOLA PÚBLICA DE ALAGOAS" "resumo" => "A Geologia é a ciência da Terra, mas não é disciplina curricular da educação básica no Brasil. Assim como também não é oferecido ao professor formação específica na área. O presente artigo tem como objetivo analisar se a inserção de temas geológicos colaborou para uma aprendizagem mais significativa da geologia na formação de uma consciência ecológica nos alunos. Ao pensar o saber geológico inserido numa proposta pedagógica que priorize a construção autônoma do conhecimento pôde-se corroborar com subsídios que fundamentem mudanças atitudinais ecologicamente sustentáveis. A proposta de experimentação de assuntos geológicos está em consonância com a implantação de uma horta suspensa numa escola pública estadual localizada num bairro da periferia da cidade de Maceió, como uma ação do Programa e Institucional de bolsistas de Iniciação à docência (Pibid) e parte do Subprojeto Interdisciplinar de Maceió: Conexão de saberes sobre Geociências com intervenção pedagógica e linguística no ensino fundamental de Alagoas. A princípio duas turmas de oitavos anos do ensino fundamental participaram dessa primeira edição do projeto. A sequência foi realizada em três momentos distintos: (1) solicitação de pesquisa sobre temas como minerais, rochas e solos; (2) oficina faça sua própria rocha; (3) aula prática para montagem do perfil de solos. Constatou-se uma ampla adesão dos alunos nos momentos das aulas práticas, assim como um interesse em manter conservados os espaços destinados à horta e as aulas diárias. Considera-se que os saberes geológicos possuem relevância no desenvolvimento de um processo de ensino e aprendizagem que contribua de forma eficaz na visão de mundo dos estudantes acerca da natureza e da sustentabilidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOLOGIA, AULAS PRÁTICAS, SUSTENTABILIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA14_ID4724_11092017211902.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO PAULO DA HORA NASCIMENTO " "autor_nome_curto" => "JOÃO DA HORA " "autor_email" => "geografojoao@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37673 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2348 "inscrito_id" => 4724 "titulo" => "O ENSINO DE GEOLOGIA COMO MEIO DE DESENVOLVER CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NUMA ESCOLA PÚBLICA DE ALAGOAS" "resumo" => "A Geologia é a ciência da Terra, mas não é disciplina curricular da educação básica no Brasil. Assim como também não é oferecido ao professor formação específica na área. O presente artigo tem como objetivo analisar se a inserção de temas geológicos colaborou para uma aprendizagem mais significativa da geologia na formação de uma consciência ecológica nos alunos. Ao pensar o saber geológico inserido numa proposta pedagógica que priorize a construção autônoma do conhecimento pôde-se corroborar com subsídios que fundamentem mudanças atitudinais ecologicamente sustentáveis. A proposta de experimentação de assuntos geológicos está em consonância com a implantação de uma horta suspensa numa escola pública estadual localizada num bairro da periferia da cidade de Maceió, como uma ação do Programa e Institucional de bolsistas de Iniciação à docência (Pibid) e parte do Subprojeto Interdisciplinar de Maceió: Conexão de saberes sobre Geociências com intervenção pedagógica e linguística no ensino fundamental de Alagoas. A princípio duas turmas de oitavos anos do ensino fundamental participaram dessa primeira edição do projeto. A sequência foi realizada em três momentos distintos: (1) solicitação de pesquisa sobre temas como minerais, rochas e solos; (2) oficina faça sua própria rocha; (3) aula prática para montagem do perfil de solos. Constatou-se uma ampla adesão dos alunos nos momentos das aulas práticas, assim como um interesse em manter conservados os espaços destinados à horta e as aulas diárias. Considera-se que os saberes geológicos possuem relevância no desenvolvimento de um processo de ensino e aprendizagem que contribua de forma eficaz na visão de mundo dos estudantes acerca da natureza e da sustentabilidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOLOGIA, AULAS PRÁTICAS, SUSTENTABILIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA14_ID4724_11092017211902.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO PAULO DA HORA NASCIMENTO " "autor_nome_curto" => "JOÃO DA HORA " "autor_email" => "geografojoao@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }