A Geologia é a ciência da Terra, mas não é disciplina curricular da educação básica no Brasil. Assim como também não é oferecido ao professor formação específica na área. O presente artigo tem como objetivo analisar se a inserção de temas geológicos colaborou para uma aprendizagem mais significativa da geologia na formação de uma consciência ecológica nos alunos. Ao pensar o saber geológico inserido numa proposta pedagógica que priorize a construção autônoma do conhecimento pôde-se corroborar com subsídios que fundamentem mudanças atitudinais ecologicamente sustentáveis. A proposta de experimentação de assuntos geológicos está em consonância com a implantação de uma horta suspensa numa escola pública estadual localizada num bairro da periferia da cidade de Maceió, como uma ação do Programa e Institucional de bolsistas de Iniciação à docência (Pibid) e parte do Subprojeto Interdisciplinar de Maceió: Conexão de saberes sobre Geociências com intervenção pedagógica e linguística no ensino fundamental de Alagoas. A princípio duas turmas de oitavos anos do ensino fundamental participaram dessa primeira edição do projeto. A sequência foi realizada em três momentos distintos: (1) solicitação de pesquisa sobre temas como minerais, rochas e solos; (2) oficina faça sua própria rocha; (3) aula prática para montagem do perfil de solos. Constatou-se uma ampla adesão dos alunos nos momentos das aulas práticas, assim como um interesse em manter conservados os espaços destinados à horta e as aulas diárias. Considera-se que os saberes geológicos possuem relevância no desenvolvimento de um processo de ensino e aprendizagem que contribua de forma eficaz na visão de mundo dos estudantes acerca da natureza e da sustentabilidade.