Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DE CIÊNCIAS: RELEVÂNCIA NA CONSERVAÇÃO DA ÁGUA PARA QUALIDADE DE VIDA NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL.

Palavra-chaves: ENSINO DE CIÊNCIAS, PRESERVAÇÃO DA ÁGUA, ENSINO FUNDAMENTAL Pôster (PO) GT 14 - Educação Ambiental
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37662
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 664
    "inscrito_id" => 1091
    "titulo" => "O ENSINO DE CIÊNCIAS: RELEVÂNCIA NA CONSERVAÇÃO DA ÁGUA PARA QUALIDADE DE VIDA NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL."
    "resumo" => "O ensino de Ciências na educação fundamental tem uma importância indispensável na formação pessoal e discente dos alunos, tendo em vista que é nesse período que começa o processo de construção de identidade do cidadão. Nesse contexto, ensinar Ciências para os anos iniciais tem como princípio o desenvolvimento de conhecimentos que contribuam para uma melhor compreensão dos componentes da natureza e suas relações com o ser humano, de forma que possibilite a participação do aluno no meio em que vive de maneira crítica e reflexiva.Os Parâmetros Curriculares Nacionais ( PCNs) indicam a relevância de se estudar temas relacionados a água em sala de aula através de  atividades em grupo voltadas para a experimentação, observação e reflexão, tarefas de natureza lúdica e desenhos. À vista disso, torna –se imprescindível no processo de ensino aprendizagem o incentivo às atitudes de curiosidade, de respeito à diversidade de opiniões, de valorização da vida, de preservação do ambiente. Portanto, o projeto teve como objetivo principal proporcionar aos alunos um conhecimento mais amplo a respeito da composição da água e sua importância para a vida, contribuindo no conhecimento da necessidade da preservação desse recurso. Além disso, buscou- se uma associação entre hábitos cotidianos e seus impactos na conservação desse recurso hídrico de maneira que os alunos pudessem observar de que forma suas ações interferiam de forma positiva ou negativa para a conservação da água. O projeto foi desenvolvido no 3º ano de uma escola pública de ensino fundamental. Foi trabalhado assuntos sobre a água envolvendo a teoria e prática de modo que os alunos tivessem uma melhor assimilação do conteúdo e associassem com a vida cotidiana.Durante a explicação dos assuntos, utilizava- se de vídeos animados e desenhos para colorir relacionamos a preservação e conservação da água para prender a atenção dos alunos e que para se tornasse divertido para eles aprender um pouco mais sobre esse recurso natural tão importante.As atividades foram pensadas de forma que abrangessem o conteúdo que eles teriam que aprender e que fossem atrativas e dinâmicas para que os mesmo sentissem vontade de participar. Assim que se começava a contextualização de forma descontraída, logo se via os alunos querendo relatar suas experiências ou de seus pais em casa, dessa forma era mais fácil de aprenderem e memorizarem o assunto.Com o desenvolvimento do presente projeto, foi possível contribuir para formação de cidadãos mais informados e sensibilizados quanto importância da água e da necessidade da preservação desse recurso, despertando dessa forma uma mudança nos hábitos do seu consumo. Além disso, observou –se uma maior compreensão dos alunos em relação à importância dos trabalhos em grupos e a propagação do conhecimento.Observou –se ainda que as crianças compreenderam um pouco acerca da ação do homem na transformação do meio ambiente, principalmente no que diz respeito à poluição e ao desperdício de água, identificando como agir em relação a esta importante questão ambiental, entendendo que o equilíbrio e o futuro do planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, PRESERVAÇÃO DA ÁGUA, ENSINO FUNDAMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA14_ID1091_01092017123713.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KELLYANE KAREN FERREIRA AGUIAR CESAR"
    "autor_nome_curto" => "KELLYANE CESAR"
    "autor_email" => "kellyanekaren@outlook.com"
    "autor_ies" => "IFMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37662
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 664
    "inscrito_id" => 1091
    "titulo" => "O ENSINO DE CIÊNCIAS: RELEVÂNCIA NA CONSERVAÇÃO DA ÁGUA PARA QUALIDADE DE VIDA NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL."
    "resumo" => "O ensino de Ciências na educação fundamental tem uma importância indispensável na formação pessoal e discente dos alunos, tendo em vista que é nesse período que começa o processo de construção de identidade do cidadão. Nesse contexto, ensinar Ciências para os anos iniciais tem como princípio o desenvolvimento de conhecimentos que contribuam para uma melhor compreensão dos componentes da natureza e suas relações com o ser humano, de forma que possibilite a participação do aluno no meio em que vive de maneira crítica e reflexiva.Os Parâmetros Curriculares Nacionais ( PCNs) indicam a relevância de se estudar temas relacionados a água em sala de aula através de  atividades em grupo voltadas para a experimentação, observação e reflexão, tarefas de natureza lúdica e desenhos. À vista disso, torna –se imprescindível no processo de ensino aprendizagem o incentivo às atitudes de curiosidade, de respeito à diversidade de opiniões, de valorização da vida, de preservação do ambiente. Portanto, o projeto teve como objetivo principal proporcionar aos alunos um conhecimento mais amplo a respeito da composição da água e sua importância para a vida, contribuindo no conhecimento da necessidade da preservação desse recurso. Além disso, buscou- se uma associação entre hábitos cotidianos e seus impactos na conservação desse recurso hídrico de maneira que os alunos pudessem observar de que forma suas ações interferiam de forma positiva ou negativa para a conservação da água. O projeto foi desenvolvido no 3º ano de uma escola pública de ensino fundamental. Foi trabalhado assuntos sobre a água envolvendo a teoria e prática de modo que os alunos tivessem uma melhor assimilação do conteúdo e associassem com a vida cotidiana.Durante a explicação dos assuntos, utilizava- se de vídeos animados e desenhos para colorir relacionamos a preservação e conservação da água para prender a atenção dos alunos e que para se tornasse divertido para eles aprender um pouco mais sobre esse recurso natural tão importante.As atividades foram pensadas de forma que abrangessem o conteúdo que eles teriam que aprender e que fossem atrativas e dinâmicas para que os mesmo sentissem vontade de participar. Assim que se começava a contextualização de forma descontraída, logo se via os alunos querendo relatar suas experiências ou de seus pais em casa, dessa forma era mais fácil de aprenderem e memorizarem o assunto.Com o desenvolvimento do presente projeto, foi possível contribuir para formação de cidadãos mais informados e sensibilizados quanto importância da água e da necessidade da preservação desse recurso, despertando dessa forma uma mudança nos hábitos do seu consumo. Além disso, observou –se uma maior compreensão dos alunos em relação à importância dos trabalhos em grupos e a propagação do conhecimento.Observou –se ainda que as crianças compreenderam um pouco acerca da ação do homem na transformação do meio ambiente, principalmente no que diz respeito à poluição e ao desperdício de água, identificando como agir em relação a esta importante questão ambiental, entendendo que o equilíbrio e o futuro do planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, PRESERVAÇÃO DA ÁGUA, ENSINO FUNDAMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA14_ID1091_01092017123713.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KELLYANE KAREN FERREIRA AGUIAR CESAR"
    "autor_nome_curto" => "KELLYANE CESAR"
    "autor_email" => "kellyanekaren@outlook.com"
    "autor_ies" => "IFMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O ensino de Ciências na educação fundamental tem uma importância indispensável na formação pessoal e discente dos alunos, tendo em vista que é nesse período que começa o processo de construção de identidade do cidadão. Nesse contexto, ensinar Ciências para os anos iniciais tem como princípio o desenvolvimento de conhecimentos que contribuam para uma melhor compreensão dos componentes da natureza e suas relações com o ser humano, de forma que possibilite a participação do aluno no meio em que vive de maneira crítica e reflexiva.Os Parâmetros Curriculares Nacionais ( PCNs) indicam a relevância de se estudar temas relacionados a água em sala de aula através de atividades em grupo voltadas para a experimentação, observação e reflexão, tarefas de natureza lúdica e desenhos. À vista disso, torna –se imprescindível no processo de ensino aprendizagem o incentivo às atitudes de curiosidade, de respeito à diversidade de opiniões, de valorização da vida, de preservação do ambiente. Portanto, o projeto teve como objetivo principal proporcionar aos alunos um conhecimento mais amplo a respeito da composição da água e sua importância para a vida, contribuindo no conhecimento da necessidade da preservação desse recurso. Além disso, buscou- se uma associação entre hábitos cotidianos e seus impactos na conservação desse recurso hídrico de maneira que os alunos pudessem observar de que forma suas ações interferiam de forma positiva ou negativa para a conservação da água. O projeto foi desenvolvido no 3º ano de uma escola pública de ensino fundamental. Foi trabalhado assuntos sobre a água envolvendo a teoria e prática de modo que os alunos tivessem uma melhor assimilação do conteúdo e associassem com a vida cotidiana.Durante a explicação dos assuntos, utilizava- se de vídeos animados e desenhos para colorir relacionamos a preservação e conservação da água para prender a atenção dos alunos e que para se tornasse divertido para eles aprender um pouco mais sobre esse recurso natural tão importante.As atividades foram pensadas de forma que abrangessem o conteúdo que eles teriam que aprender e que fossem atrativas e dinâmicas para que os mesmo sentissem vontade de participar. Assim que se começava a contextualização de forma descontraída, logo se via os alunos querendo relatar suas experiências ou de seus pais em casa, dessa forma era mais fácil de aprenderem e memorizarem o assunto.Com o desenvolvimento do presente projeto, foi possível contribuir para formação de cidadãos mais informados e sensibilizados quanto importância da água e da necessidade da preservação desse recurso, despertando dessa forma uma mudança nos hábitos do seu consumo. Além disso, observou –se uma maior compreensão dos alunos em relação à importância dos trabalhos em grupos e a propagação do conhecimento.Observou –se ainda que as crianças compreenderam um pouco acerca da ação do homem na transformação do meio ambiente, principalmente no que diz respeito à poluição e ao desperdício de água, identificando como agir em relação a esta importante questão ambiental, entendendo que o equilíbrio e o futuro do planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.