O ensino de Ciências na educação fundamental tem uma importância indispensável na formação pessoal e discente dos alunos, tendo em vista que é nesse período que começa o processo de construção de identidade do cidadão. Nesse contexto, ensinar Ciências para os anos iniciais tem como princípio o desenvolvimento de conhecimentos que contribuam para uma melhor compreensão dos componentes da natureza e suas relações com o ser humano, de forma que possibilite a participação do aluno no meio em que vive de maneira crítica e reflexiva.Os Parâmetros Curriculares Nacionais ( PCNs) indicam a relevância de se estudar temas relacionados a água em sala de aula através de atividades em grupo voltadas para a experimentação, observação e reflexão, tarefas de natureza lúdica e desenhos. À vista disso, torna –se imprescindível no processo de ensino aprendizagem o incentivo às atitudes de curiosidade, de respeito à diversidade de opiniões, de valorização da vida, de preservação do ambiente. Portanto, o projeto teve como objetivo principal proporcionar aos alunos um conhecimento mais amplo a respeito da composição da água e sua importância para a vida, contribuindo no conhecimento da necessidade da preservação desse recurso. Além disso, buscou- se uma associação entre hábitos cotidianos e seus impactos na conservação desse recurso hídrico de maneira que os alunos pudessem observar de que forma suas ações interferiam de forma positiva ou negativa para a conservação da água. O projeto foi desenvolvido no 3º ano de uma escola pública de ensino fundamental. Foi trabalhado assuntos sobre a água envolvendo a teoria e prática de modo que os alunos tivessem uma melhor assimilação do conteúdo e associassem com a vida cotidiana.Durante a explicação dos assuntos, utilizava- se de vídeos animados e desenhos para colorir relacionamos a preservação e conservação da água para prender a atenção dos alunos e que para se tornasse divertido para eles aprender um pouco mais sobre esse recurso natural tão importante.As atividades foram pensadas de forma que abrangessem o conteúdo que eles teriam que aprender e que fossem atrativas e dinâmicas para que os mesmo sentissem vontade de participar. Assim que se começava a contextualização de forma descontraída, logo se via os alunos querendo relatar suas experiências ou de seus pais em casa, dessa forma era mais fácil de aprenderem e memorizarem o assunto.Com o desenvolvimento do presente projeto, foi possível contribuir para formação de cidadãos mais informados e sensibilizados quanto importância da água e da necessidade da preservação desse recurso, despertando dessa forma uma mudança nos hábitos do seu consumo. Além disso, observou –se uma maior compreensão dos alunos em relação à importância dos trabalhos em grupos e a propagação do conhecimento.Observou –se ainda que as crianças compreenderam um pouco acerca da ação do homem na transformação do meio ambiente, principalmente no que diz respeito à poluição e ao desperdício de água, identificando como agir em relação a esta importante questão ambiental, entendendo que o equilíbrio e o futuro do planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos.