O ensino da química é muito mistificado na atualidade e na realidade do ensino médio, com a metodologia tradicional e o curto tempo que os professores do ensino regular tem para repassar o conteúdo. Este conteúdo é compartilhado na forma de cadeias, fórmulas, tabelas e conceitos, sem nenhuma contextualização, e os alunos não compreendem para que aquele conteúdo servirá para sua vida e acabam se desestimulando e temendo a disciplina. A química é uma ciência muito complexa que necessita de atividades experimentais para que deste modo possa se proporcionar uma melhor compressão do conteúdo. Diante disso, objetivou-se a partir de uma intervenção pedagógica propiciar aos estudantes do ensino médio das escolas públicas de Bananeiras-PB, uma experiência prazerosa, a fim de demonstrar que a química é algo que faz parte do dia a dia e da realidade de vida dos discentes. A pesquisa foi realizada no Laboratório de Química (LabQuim) do Campus III, UFPB, com 23 discentes da Escola Estadual José Rocha Sobrinho, sendo trabalhado o tema: Química da Fermentação, e como subtítulo: A Química da Cachaça. A aula foi dividida em quatro momentos pedagógicos: Pré–intervenção avaliativa, aula experimental, aula teórica e pós-intervenção avaliativa. A contextualização, problematização e investigação são ferramentas indispensáveis para o ensino da química, uma metodologia que facilita a aprendizagem dos discentes. Ao comparar individualmente o desempenho dos educandos, observou-se uma melhora satisfatória no nos resultados. Nesse contexto podemos afirmar que a didática aplicada, que foi a junção de uma aula experimental problematizadora e investigativa com a aula teórica totalmente contextualizada, torna o ensino da química muito mais eficaz e proveitoso, que proporciona um aprendizado sólido, consistente e duradouro.