Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS TECNOLOGIAS E O ENSINO DE HISTÓRIA EM DELMIRO GOUVEIA-AL

Palavra-chaves: MÉTODOS, RECURSO TECNOLÓGICO, ENSINO DE HISTÓRIA Comunicação Oral (CO) GT 17 – Ensino e suas interseções
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35972
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4895
    "inscrito_id" => 10284
    "titulo" => "AS TECNOLOGIAS E O ENSINO DE HISTÓRIA EM DELMIRO GOUVEIA-AL"
    "resumo" => ": O uso das tecnologias no ensino de História contribuiu bastante para o ensino aprendizagem dos alunos. Com o avanço da globalização as tecnologias ganharam um espaço muito intenso no cotidiano escolar, facilitando de modo eficaz as informações e os conhecimentos. Esta pesquisa discute a importância de se utilizar essas tecnologias no ensino da disciplina História e, consequentemente na produção do conhecimento histórico. Os objetivos do estudo foram: Analisar a importância dos recursos tecnológicos para o ensino de História nas escolas em Delmiro Gouveia- AL. Especificamente buscou-se: Compreender a importância dos recursos tecnológicos para o ensino de História, identificar quais as tecnologias que são trabalhadas no ensino de História em Delmiro Gouveia, diagnosticar elementos que interferem no ensino-aprendizagem a partir do uso das tecnologias nas aulas de História. Para cumprir os objetivos propostos foram realizadas pesquisa de campo com os professores de História da rede municipal e Estadual de Delmiro Gouveia- AL, a abordagem metodológica estruturou-se nos princípios da etnografia e na pesquisa participante. As fontes além de bibliográficas, foram complementadas por entrevistas semiestruturadas com 50% os professores que ministram disciplina de História em Delmiro Gouveia-AL. Além disso, estudos bibliográficos sobre o assunto onde constatou-se  uma carência de recursos tecnológicos na escola e a utilização restrita nas atividades de ensino na sala de aula em especial na aula de História, esses equipamentos ainda não estão inseridos de forma abrangente, há também uma falta de preparação dos professores para seu manuseio com tal tecnologias. A realidade demonstra que não somente os equipamentos disponíveis são suficientes para a associação do ensino de História ao uso das tecnologias. Para além dos equipamentos faz se necessário alguns precedentes: Qualificação dos professores para o manuseio desses equipamentos, manutenção e renovação nos equipamentos existentes nos laboratórios de informática localizados no espaço escolar. Um resultado existente e ressaltado pelos professores foi a lacuna na formação acadêmica referente aos aspectos métodos inovadores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "MÉTODOS, RECURSO TECNOLÓGICO, ENSINO DE HISTÓRIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID10284_17102017132736.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLA TACIANE FIGUEIREDO"
    "autor_nome_curto" => "CARLA TACIANE"
    "autor_email" => "carlatacyane@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35972
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4895
    "inscrito_id" => 10284
    "titulo" => "AS TECNOLOGIAS E O ENSINO DE HISTÓRIA EM DELMIRO GOUVEIA-AL"
    "resumo" => ": O uso das tecnologias no ensino de História contribuiu bastante para o ensino aprendizagem dos alunos. Com o avanço da globalização as tecnologias ganharam um espaço muito intenso no cotidiano escolar, facilitando de modo eficaz as informações e os conhecimentos. Esta pesquisa discute a importância de se utilizar essas tecnologias no ensino da disciplina História e, consequentemente na produção do conhecimento histórico. Os objetivos do estudo foram: Analisar a importância dos recursos tecnológicos para o ensino de História nas escolas em Delmiro Gouveia- AL. Especificamente buscou-se: Compreender a importância dos recursos tecnológicos para o ensino de História, identificar quais as tecnologias que são trabalhadas no ensino de História em Delmiro Gouveia, diagnosticar elementos que interferem no ensino-aprendizagem a partir do uso das tecnologias nas aulas de História. Para cumprir os objetivos propostos foram realizadas pesquisa de campo com os professores de História da rede municipal e Estadual de Delmiro Gouveia- AL, a abordagem metodológica estruturou-se nos princípios da etnografia e na pesquisa participante. As fontes além de bibliográficas, foram complementadas por entrevistas semiestruturadas com 50% os professores que ministram disciplina de História em Delmiro Gouveia-AL. Além disso, estudos bibliográficos sobre o assunto onde constatou-se  uma carência de recursos tecnológicos na escola e a utilização restrita nas atividades de ensino na sala de aula em especial na aula de História, esses equipamentos ainda não estão inseridos de forma abrangente, há também uma falta de preparação dos professores para seu manuseio com tal tecnologias. A realidade demonstra que não somente os equipamentos disponíveis são suficientes para a associação do ensino de História ao uso das tecnologias. Para além dos equipamentos faz se necessário alguns precedentes: Qualificação dos professores para o manuseio desses equipamentos, manutenção e renovação nos equipamentos existentes nos laboratórios de informática localizados no espaço escolar. Um resultado existente e ressaltado pelos professores foi a lacuna na formação acadêmica referente aos aspectos métodos inovadores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "MÉTODOS, RECURSO TECNOLÓGICO, ENSINO DE HISTÓRIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID10284_17102017132736.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLA TACIANE FIGUEIREDO"
    "autor_nome_curto" => "CARLA TACIANE"
    "autor_email" => "carlatacyane@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

: O uso das tecnologias no ensino de História contribuiu bastante para o ensino aprendizagem dos alunos. Com o avanço da globalização as tecnologias ganharam um espaço muito intenso no cotidiano escolar, facilitando de modo eficaz as informações e os conhecimentos. Esta pesquisa discute a importância de se utilizar essas tecnologias no ensino da disciplina História e, consequentemente na produção do conhecimento histórico. Os objetivos do estudo foram: Analisar a importância dos recursos tecnológicos para o ensino de História nas escolas em Delmiro Gouveia- AL. Especificamente buscou-se: Compreender a importância dos recursos tecnológicos para o ensino de História, identificar quais as tecnologias que são trabalhadas no ensino de História em Delmiro Gouveia, diagnosticar elementos que interferem no ensino-aprendizagem a partir do uso das tecnologias nas aulas de História. Para cumprir os objetivos propostos foram realizadas pesquisa de campo com os professores de História da rede municipal e Estadual de Delmiro Gouveia- AL, a abordagem metodológica estruturou-se nos princípios da etnografia e na pesquisa participante. As fontes além de bibliográficas, foram complementadas por entrevistas semiestruturadas com 50% os professores que ministram disciplina de História em Delmiro Gouveia-AL. Além disso, estudos bibliográficos sobre o assunto onde constatou-se uma carência de recursos tecnológicos na escola e a utilização restrita nas atividades de ensino na sala de aula em especial na aula de História, esses equipamentos ainda não estão inseridos de forma abrangente, há também uma falta de preparação dos professores para seu manuseio com tal tecnologias. A realidade demonstra que não somente os equipamentos disponíveis são suficientes para a associação do ensino de História ao uso das tecnologias. Para além dos equipamentos faz se necessário alguns precedentes: Qualificação dos professores para o manuseio desses equipamentos, manutenção e renovação nos equipamentos existentes nos laboratórios de informática localizados no espaço escolar. Um resultado existente e ressaltado pelos professores foi a lacuna na formação acadêmica referente aos aspectos métodos inovadores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.