Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

NARRATIVAS DE ESTUDANTES DA ESCOLA ESTADUAL HÉRCULES MAYMONE SOBRE A ESCOLHA PROFISSIONAL.

Palavra-chaves: NARRATIVAS, SERVIÇO DE INFORMAÇÃO PROFISSIONAL, ENSINO MÉDIO Comunicação Oral (CO) GT 17 – Ensino e suas interseções
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37507
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1620
    "inscrito_id" => 6746
    "titulo" => "NARRATIVAS DE ESTUDANTES DA ESCOLA ESTADUAL HÉRCULES MAYMONE SOBRE A ESCOLHA PROFISSIONAL."
    "resumo" => "Um dos objetivos que tem marcado a existência da Escola Estadual Hércules Maymone, escola da rede pública localizada na região central da cidade de Campo Grande/MS, tem sido o de contribuir para que os estudantes consigam fazer a escolha da futura profissão. Contudo, não eram disponibilizados mecanismos intermediários que propiciassem informações, debates e discussões suficientes sobre essa escolha. Este artigo visa, diante desse cenário, descrever através das narrativas o desenvolvimento do projeto Serviço de Informação Profissional (SIP) na Escola Estadual Hércules Maymone, com 41 estudantes concluintes do ensino médio das modalidades Ensino Médio Regular, Educação Profissional Integrado ao Ensino Médio em Administração (EP-ADM) e Educação Profissional Integrado ao Ensino Médio em Meio Ambiente (EP-MA), realizado em seis encontros que aconteceram no mês de maio de 2014, com o objetivo de refletir sobre a importância da escolha profissional. O projeto mostrou-se oportuno, haja vista que uma das atribuições da escola é exatamente a formação do indivíduo, processo no qual se incluem orientações voltadas à escolha profissional. Os participantes possuíam idades de 16 até 19 anos e, pela primeira vez, participaram de um projeto cuja ênfase era a escolha da profissão. Esses estudantes foram entrevistados, orientados por um roteiro específico que originou os dados que, analisados, evidenciaram a importância e relevância do projeto para os estudantes e para a escola. As atividades do Projeto Serviço de Informação Profissional (SIP) visavam estimular o autoconhecimento e proporcionar informações profissionais, com base em técnicas retiradas do livro Pensando e vivendo a Orientação Profissional, da autora Lucchiari (1993)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "NARRATIVAS, SERVIÇO DE INFORMAÇÃO PROFISSIONAL, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID6746_11092017002455.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDILMAR GALEANO MARQUES"
    "autor_nome_curto" => "BOB"
    "autor_email" => "e.bob@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL (UEMS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37507
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1620
    "inscrito_id" => 6746
    "titulo" => "NARRATIVAS DE ESTUDANTES DA ESCOLA ESTADUAL HÉRCULES MAYMONE SOBRE A ESCOLHA PROFISSIONAL."
    "resumo" => "Um dos objetivos que tem marcado a existência da Escola Estadual Hércules Maymone, escola da rede pública localizada na região central da cidade de Campo Grande/MS, tem sido o de contribuir para que os estudantes consigam fazer a escolha da futura profissão. Contudo, não eram disponibilizados mecanismos intermediários que propiciassem informações, debates e discussões suficientes sobre essa escolha. Este artigo visa, diante desse cenário, descrever através das narrativas o desenvolvimento do projeto Serviço de Informação Profissional (SIP) na Escola Estadual Hércules Maymone, com 41 estudantes concluintes do ensino médio das modalidades Ensino Médio Regular, Educação Profissional Integrado ao Ensino Médio em Administração (EP-ADM) e Educação Profissional Integrado ao Ensino Médio em Meio Ambiente (EP-MA), realizado em seis encontros que aconteceram no mês de maio de 2014, com o objetivo de refletir sobre a importância da escolha profissional. O projeto mostrou-se oportuno, haja vista que uma das atribuições da escola é exatamente a formação do indivíduo, processo no qual se incluem orientações voltadas à escolha profissional. Os participantes possuíam idades de 16 até 19 anos e, pela primeira vez, participaram de um projeto cuja ênfase era a escolha da profissão. Esses estudantes foram entrevistados, orientados por um roteiro específico que originou os dados que, analisados, evidenciaram a importância e relevância do projeto para os estudantes e para a escola. As atividades do Projeto Serviço de Informação Profissional (SIP) visavam estimular o autoconhecimento e proporcionar informações profissionais, com base em técnicas retiradas do livro Pensando e vivendo a Orientação Profissional, da autora Lucchiari (1993)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "NARRATIVAS, SERVIÇO DE INFORMAÇÃO PROFISSIONAL, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID6746_11092017002455.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDILMAR GALEANO MARQUES"
    "autor_nome_curto" => "BOB"
    "autor_email" => "e.bob@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL (UEMS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Um dos objetivos que tem marcado a existência da Escola Estadual Hércules Maymone, escola da rede pública localizada na região central da cidade de Campo Grande/MS, tem sido o de contribuir para que os estudantes consigam fazer a escolha da futura profissão. Contudo, não eram disponibilizados mecanismos intermediários que propiciassem informações, debates e discussões suficientes sobre essa escolha. Este artigo visa, diante desse cenário, descrever através das narrativas o desenvolvimento do projeto Serviço de Informação Profissional (SIP) na Escola Estadual Hércules Maymone, com 41 estudantes concluintes do ensino médio das modalidades Ensino Médio Regular, Educação Profissional Integrado ao Ensino Médio em Administração (EP-ADM) e Educação Profissional Integrado ao Ensino Médio em Meio Ambiente (EP-MA), realizado em seis encontros que aconteceram no mês de maio de 2014, com o objetivo de refletir sobre a importância da escolha profissional. O projeto mostrou-se oportuno, haja vista que uma das atribuições da escola é exatamente a formação do indivíduo, processo no qual se incluem orientações voltadas à escolha profissional. Os participantes possuíam idades de 16 até 19 anos e, pela primeira vez, participaram de um projeto cuja ênfase era a escolha da profissão. Esses estudantes foram entrevistados, orientados por um roteiro específico que originou os dados que, analisados, evidenciaram a importância e relevância do projeto para os estudantes e para a escola. As atividades do Projeto Serviço de Informação Profissional (SIP) visavam estimular o autoconhecimento e proporcionar informações profissionais, com base em técnicas retiradas do livro Pensando e vivendo a Orientação Profissional, da autora Lucchiari (1993).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.