O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: RELATANDO UMA EXPERIÊNCIA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37730 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1667 "inscrito_id" => 7491 "titulo" => "O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: RELATANDO UMA EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Resumo: Temos na literatura, algumas discussões sobre concepções de currículo de graduações em licenciatura, principalmente em relação às necessidades de modificá-los frente às demandas que a educação básica requer. Além disso há toda uma crítica sobre a fundamentação teórica que embasa o modelo de ensino vigente, de formação de professores. Logo vemos a necessidade de se valorizar os momentos de estágio supervisionado, vendo nele o momento crucial de elo entre ensino, pesquisa e extensão requisitados pela academia. Neste sentido, pensando o professor, como um profissional reflexivo, conforme discute Schön (1983), acreditamos que seria pertinente que a formação de professores pudesse oportunizar a realização do diálogo entre pesquisa e ensino durante sua graduação, a fim de tornar o futuro professor um pesquisador de sua própria prática docente, conforme anuncia Maldaner (1999) - passando assim por um processo de reflexão-ação-reflexão de forma contínua. Nosso relato vem nesse viés, mostrar como se deu nossa passagem pelo componente curricular obrigatório - estágio supervisionado de educação física no ensino infantil - numa escola municipal de Vitória de Santo Antão/ PE, no ano de 2016, 1º semestre. E, considerando as vivências realizadas no chão da escola no decorrer do estágio, vemos a necessidade de se haver uma maior atenção para a realização do mesmo pois é um momento muito importante na formação do professor e que necessita de um melhor direcionamento no sentido de aproximar universidade e escola para melhor pensar-se nas formas de estruturar o currículo dos graduandos, para que haja aproximação e correlação entre o que se aprende na literatura e o que se irá encontrar no campo de atuação enquanto possíveis dificuldades e potencialidades, sendo o estágio o elo de ligação entre esses dois espaços formativos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO., EDUCAÇÃO FÍSICA., FORMAÇÃO DE PROFESSORES." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID7491_11092017053413.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÉRIKA CRISTINA LIMA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ÉRIKA LIMA" "autor_email" => "erikacristinalima.9@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37730 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1667 "inscrito_id" => 7491 "titulo" => "O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: RELATANDO UMA EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Resumo: Temos na literatura, algumas discussões sobre concepções de currículo de graduações em licenciatura, principalmente em relação às necessidades de modificá-los frente às demandas que a educação básica requer. Além disso há toda uma crítica sobre a fundamentação teórica que embasa o modelo de ensino vigente, de formação de professores. Logo vemos a necessidade de se valorizar os momentos de estágio supervisionado, vendo nele o momento crucial de elo entre ensino, pesquisa e extensão requisitados pela academia. Neste sentido, pensando o professor, como um profissional reflexivo, conforme discute Schön (1983), acreditamos que seria pertinente que a formação de professores pudesse oportunizar a realização do diálogo entre pesquisa e ensino durante sua graduação, a fim de tornar o futuro professor um pesquisador de sua própria prática docente, conforme anuncia Maldaner (1999) - passando assim por um processo de reflexão-ação-reflexão de forma contínua. Nosso relato vem nesse viés, mostrar como se deu nossa passagem pelo componente curricular obrigatório - estágio supervisionado de educação física no ensino infantil - numa escola municipal de Vitória de Santo Antão/ PE, no ano de 2016, 1º semestre. E, considerando as vivências realizadas no chão da escola no decorrer do estágio, vemos a necessidade de se haver uma maior atenção para a realização do mesmo pois é um momento muito importante na formação do professor e que necessita de um melhor direcionamento no sentido de aproximar universidade e escola para melhor pensar-se nas formas de estruturar o currículo dos graduandos, para que haja aproximação e correlação entre o que se aprende na literatura e o que se irá encontrar no campo de atuação enquanto possíveis dificuldades e potencialidades, sendo o estágio o elo de ligação entre esses dois espaços formativos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO., EDUCAÇÃO FÍSICA., FORMAÇÃO DE PROFESSORES." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID7491_11092017053413.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÉRIKA CRISTINA LIMA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ÉRIKA LIMA" "autor_email" => "erikacristinalima.9@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }