Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: RELATANDO UMA EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: ESTÁGIO SUPERVISIONADO., EDUCAÇÃO FÍSICA., FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37730
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1667
    "inscrito_id" => 7491
    "titulo" => "O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: RELATANDO UMA EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Resumo: Temos na literatura, algumas discussões sobre concepções de currículo de graduações em licenciatura, principalmente em relação às necessidades de modificá-los frente às demandas que a educação básica requer.   Além disso há toda uma crítica sobre a fundamentação teórica que embasa o modelo de ensino vigente, de formação de professores. Logo vemos a necessidade de se valorizar os momentos de estágio supervisionado, vendo nele o momento crucial de elo entre ensino, pesquisa e extensão requisitados pela academia. Neste sentido, pensando o professor, como um profissional reflexivo, conforme discute Schön (1983), acreditamos que seria pertinente que a formação de professores pudesse oportunizar a realização do diálogo entre pesquisa e ensino durante sua graduação, a fim de tornar o futuro professor um pesquisador de sua própria prática docente, conforme anuncia Maldaner (1999) - passando assim por um processo de reflexão-ação-reflexão de forma contínua. Nosso relato vem nesse viés, mostrar como se deu nossa passagem pelo componente curricular obrigatório - estágio supervisionado de educação física no ensino infantil - numa escola municipal de Vitória de Santo Antão/ PE, no ano de 2016, 1º semestre. E, considerando as vivências realizadas no chão da escola no decorrer do estágio, vemos a necessidade de se haver uma maior atenção para a realização do mesmo pois é um momento muito importante na formação do professor e que necessita de um melhor direcionamento no sentido de aproximar universidade e escola para melhor pensar-se nas formas de estruturar o currículo dos graduandos, para que haja aproximação e correlação entre o que se aprende na literatura e o que se irá encontrar no campo de atuação enquanto possíveis dificuldades e potencialidades, sendo o estágio o elo de ligação entre esses dois espaços formativos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO., EDUCAÇÃO FÍSICA., FORMAÇÃO DE PROFESSORES."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID7491_11092017053413.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ÉRIKA CRISTINA LIMA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ÉRIKA LIMA"
    "autor_email" => "erikacristinalima.9@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37730
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1667
    "inscrito_id" => 7491
    "titulo" => "O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: RELATANDO UMA EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Resumo: Temos na literatura, algumas discussões sobre concepções de currículo de graduações em licenciatura, principalmente em relação às necessidades de modificá-los frente às demandas que a educação básica requer.   Além disso há toda uma crítica sobre a fundamentação teórica que embasa o modelo de ensino vigente, de formação de professores. Logo vemos a necessidade de se valorizar os momentos de estágio supervisionado, vendo nele o momento crucial de elo entre ensino, pesquisa e extensão requisitados pela academia. Neste sentido, pensando o professor, como um profissional reflexivo, conforme discute Schön (1983), acreditamos que seria pertinente que a formação de professores pudesse oportunizar a realização do diálogo entre pesquisa e ensino durante sua graduação, a fim de tornar o futuro professor um pesquisador de sua própria prática docente, conforme anuncia Maldaner (1999) - passando assim por um processo de reflexão-ação-reflexão de forma contínua. Nosso relato vem nesse viés, mostrar como se deu nossa passagem pelo componente curricular obrigatório - estágio supervisionado de educação física no ensino infantil - numa escola municipal de Vitória de Santo Antão/ PE, no ano de 2016, 1º semestre. E, considerando as vivências realizadas no chão da escola no decorrer do estágio, vemos a necessidade de se haver uma maior atenção para a realização do mesmo pois é um momento muito importante na formação do professor e que necessita de um melhor direcionamento no sentido de aproximar universidade e escola para melhor pensar-se nas formas de estruturar o currículo dos graduandos, para que haja aproximação e correlação entre o que se aprende na literatura e o que se irá encontrar no campo de atuação enquanto possíveis dificuldades e potencialidades, sendo o estágio o elo de ligação entre esses dois espaços formativos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO., EDUCAÇÃO FÍSICA., FORMAÇÃO DE PROFESSORES."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID7491_11092017053413.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ÉRIKA CRISTINA LIMA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ÉRIKA LIMA"
    "autor_email" => "erikacristinalima.9@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Resumo: Temos na literatura, algumas discussões sobre concepções de currículo de graduações em licenciatura, principalmente em relação às necessidades de modificá-los frente às demandas que a educação básica requer. Além disso há toda uma crítica sobre a fundamentação teórica que embasa o modelo de ensino vigente, de formação de professores. Logo vemos a necessidade de se valorizar os momentos de estágio supervisionado, vendo nele o momento crucial de elo entre ensino, pesquisa e extensão requisitados pela academia. Neste sentido, pensando o professor, como um profissional reflexivo, conforme discute Schön (1983), acreditamos que seria pertinente que a formação de professores pudesse oportunizar a realização do diálogo entre pesquisa e ensino durante sua graduação, a fim de tornar o futuro professor um pesquisador de sua própria prática docente, conforme anuncia Maldaner (1999) - passando assim por um processo de reflexão-ação-reflexão de forma contínua. Nosso relato vem nesse viés, mostrar como se deu nossa passagem pelo componente curricular obrigatório - estágio supervisionado de educação física no ensino infantil - numa escola municipal de Vitória de Santo Antão/ PE, no ano de 2016, 1º semestre. E, considerando as vivências realizadas no chão da escola no decorrer do estágio, vemos a necessidade de se haver uma maior atenção para a realização do mesmo pois é um momento muito importante na formação do professor e que necessita de um melhor direcionamento no sentido de aproximar universidade e escola para melhor pensar-se nas formas de estruturar o currículo dos graduandos, para que haja aproximação e correlação entre o que se aprende na literatura e o que se irá encontrar no campo de atuação enquanto possíveis dificuldades e potencialidades, sendo o estágio o elo de ligação entre esses dois espaços formativos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.