MONOPÓLIO AMBIENTAL NO ENSINO DE ECOLOGIA: APLICAÇÃO E CONSIDERAÇÕES
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37475 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4861 "inscrito_id" => 9998 "titulo" => "MONOPÓLIO AMBIENTAL NO ENSINO DE ECOLOGIA: APLICAÇÃO E CONSIDERAÇÕES" "resumo" => "Apesar das ferramentas de ensino variadas na área, a educação ambiental permanece precarizada no Brasil, com uma baixa compreensão de conceitos como impactos ambientais e o papel antrópico neles pela maior parte da população. Isso não significa que o ensino de Ecologia em si seja de fato inconsistente, mas sim que as significações dos conceitos mais profundos da área não estão sendo abordados de maneira a refletir a compreensão do tema. Conceitos específicos de Ecologia podem ser apreendidos, mas isso não basta para que se tenha a aplicação desses conhecimentos no cotidiano. É nesse cenário que surgem propostas para fazer com que os conceitos abordados sejam interiorizados a partir da vivência. Um passeio pelo bairro, por exemplo, pode mostrar aos alunos os impactos ambientais domésticos, experiência que se interiorizada e refletida, deverá gerar mudança de comportamento. Mas também consideramos que questões ambientais são questões socioculturais e perpassam obrigatoriamente por muitos atores. E apenas o diálogo entre os mais diversos pontos de vista que participam desse cenário pode gerar alterações duradouras. Impacto requer empatia. Mas como ver o cenário a partir do ponto de vista da indústria, a maior responsável pelos impactos ambientais? O jogo Monopólio Ambiental oferece um caminho para isso, fazendo com que os jogadores encarnem empresários que precisam lucrar para vencer o jogo, mas que para isso devem tomar decisões difíceis que envolvam vários aspectos da sociedade civil (governo, população, imprensa...). Tal jogo foi aplicado a aluno de Ensino Fundamental II e Ensino Médio para perceber sua eficácia e eficiência ao trabalhar esses assuntos. O jogo traz conceitos específicos de Ecologia que envolvem toda a dinâmica do jogo. Um questionário foi usado para saber se os alunos apreenderam os conceitos trabalhados e as questões ambientais em micro e macro escalas. Através da análise desse jogo pudemos perceber que ele foi eficaz em ensinar conceitos específicos, como corredores ecológicos e parques ambientais, bem como sobre gerenciar recursos naturais de modo sustentável. E sua eficiência foi também elevada, aumentando consideravelmente o entendimento de conceitos específicos de Ecologia. Curiosamente, uma porção considerável dos alunos subestima o próprio aprendizado, o que foi verificado a partir da análise dos questionários." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ECOLOGIA, JOGO DIDÁTICO, MEIO AMBIENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID9998_17102017123151.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDREANE DE OLIVEIRA TENÓRIO" "autor_nome_curto" => "SANDREANE" "autor_email" => "sandreanedeoliveira@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37475 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4861 "inscrito_id" => 9998 "titulo" => "MONOPÓLIO AMBIENTAL NO ENSINO DE ECOLOGIA: APLICAÇÃO E CONSIDERAÇÕES" "resumo" => "Apesar das ferramentas de ensino variadas na área, a educação ambiental permanece precarizada no Brasil, com uma baixa compreensão de conceitos como impactos ambientais e o papel antrópico neles pela maior parte da população. Isso não significa que o ensino de Ecologia em si seja de fato inconsistente, mas sim que as significações dos conceitos mais profundos da área não estão sendo abordados de maneira a refletir a compreensão do tema. Conceitos específicos de Ecologia podem ser apreendidos, mas isso não basta para que se tenha a aplicação desses conhecimentos no cotidiano. É nesse cenário que surgem propostas para fazer com que os conceitos abordados sejam interiorizados a partir da vivência. Um passeio pelo bairro, por exemplo, pode mostrar aos alunos os impactos ambientais domésticos, experiência que se interiorizada e refletida, deverá gerar mudança de comportamento. Mas também consideramos que questões ambientais são questões socioculturais e perpassam obrigatoriamente por muitos atores. E apenas o diálogo entre os mais diversos pontos de vista que participam desse cenário pode gerar alterações duradouras. Impacto requer empatia. Mas como ver o cenário a partir do ponto de vista da indústria, a maior responsável pelos impactos ambientais? O jogo Monopólio Ambiental oferece um caminho para isso, fazendo com que os jogadores encarnem empresários que precisam lucrar para vencer o jogo, mas que para isso devem tomar decisões difíceis que envolvam vários aspectos da sociedade civil (governo, população, imprensa...). Tal jogo foi aplicado a aluno de Ensino Fundamental II e Ensino Médio para perceber sua eficácia e eficiência ao trabalhar esses assuntos. O jogo traz conceitos específicos de Ecologia que envolvem toda a dinâmica do jogo. Um questionário foi usado para saber se os alunos apreenderam os conceitos trabalhados e as questões ambientais em micro e macro escalas. Através da análise desse jogo pudemos perceber que ele foi eficaz em ensinar conceitos específicos, como corredores ecológicos e parques ambientais, bem como sobre gerenciar recursos naturais de modo sustentável. E sua eficiência foi também elevada, aumentando consideravelmente o entendimento de conceitos específicos de Ecologia. Curiosamente, uma porção considerável dos alunos subestima o próprio aprendizado, o que foi verificado a partir da análise dos questionários." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ECOLOGIA, JOGO DIDÁTICO, MEIO AMBIENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID9998_17102017123151.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDREANE DE OLIVEIRA TENÓRIO" "autor_nome_curto" => "SANDREANE" "autor_email" => "sandreanedeoliveira@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }