Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESENVOLVIMENTO DE UM MANUAL PARA O LABORATÓRIO DE FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: EXPERIMENTAÇÃO, LABORATÓRIO DE FÍSICA, GUIA DE EXPERIMENTOS Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
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      \tÉ sabido que o Ministério da Educação (MEC) tem estimulado, por meio de\r\n
      ações e de documentação legal, uma reformulação do Ensino Médio, ocorrendo o mesmo em relação à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB), que motive os profissionais da educação a adotar, bem como, utilizar novas modalidades de ensino que leve o corpo discente a ter uma aprendizagem significativa no Ensino Médio. Sendo priorizada a formação geral do aluno, opondo-se à formação específica; ao desenvolvimento de realizar pesquisa, procurar informações, analisando-as e selecionando-as; a capacitação de aprender, de criar e de formular, em vez de um simples exercício de memorização.\r\n
      \tCom base nessa problemática, este presente artigo tem o intuito de apresentar uma atividade, que consiste na elaboração de um manual para o laboratório de Física voltado para este novo ensino médio, e pode ser utilizada pelas instituições de ensino com o objetivo de diminuir a distância da Física com os alunos, facilitando o aprendizado dos mesmos, pois trabalha com experimentação de situações cotidianas.\r\n
      \tEste manual foi confeccionado com base em experimentos realizados no laboratório de Física do IFPB – Campus: Campina Grande, com o objetivo de verificar a viabilidade da experimentação aplicada a conteúdos da disciplina relacionados às séries do ensino médio, inicialmente primeiro ano. Este manual serve como guia para que os alunos sigam paralelamente aos conteúdos que são vistos em sala de aula.\r\n
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      \tEste manual foi confeccionado com base em experimentos realizados no laboratório de Física do IFPB – Campus: Campina Grande, com o objetivo de verificar a viabilidade da experimentação aplicada a conteúdos da disciplina relacionados às séries do ensino médio, inicialmente primeiro ano. Este manual serve como guia para que os alunos sigam paralelamente aos conteúdos que são vistos em sala de aula.\r\n
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A utilização do laboratório no ensino pode ser inserida, num amplo campo de ação pedagógica. O grande desafio a ser enfrentado pelo professor de Física é o fato de que o mesmo deve propor aos alunos atividades a serem desenvolvidas, contemplando as relações de conteúdo e linguagem do laboratório com o conteúdo escolar. É sabido que o Ministério da Educação (MEC) tem estimulado, por meio de ações e de documentação legal, uma reformulação do Ensino Médio, ocorrendo o mesmo em relação à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB), que motive os profissionais da educação a adotar, bem como, utilizar novas modalidades de ensino que leve o corpo discente a ter uma aprendizagem significativa no Ensino Médio. Sendo priorizada a formação geral do aluno, opondo-se à formação específica; ao desenvolvimento de realizar pesquisa, procurar informações, analisando-as e selecionando-as; a capacitação de aprender, de criar e de formular, em vez de um simples exercício de memorização. Com base nessa problemática, este presente artigo tem o intuito de apresentar uma atividade, que consiste na elaboração de um manual para o laboratório de Física voltado para este novo ensino médio, e pode ser utilizada pelas instituições de ensino com o objetivo de diminuir a distância da Física com os alunos, facilitando o aprendizado dos mesmos, pois trabalha com experimentação de situações cotidianas. Este manual foi confeccionado com base em experimentos realizados no laboratório de Física do IFPB – Campus: Campina Grande, com o objetivo de verificar a viabilidade da experimentação aplicada a conteúdos da disciplina relacionados às séries do ensino médio, inicialmente primeiro ano. Este manual serve como guia para que os alunos sigam paralelamente aos conteúdos que são vistos em sala de aula. Sendo assim, este trabalho propõe uma atividade que torna o laboratório uma sala de aula interdisciplinar, pois nele é possível trabalhar tanto a teoria, quanto a prática, sendo de extrema necessidade para o aprendizado do aluno, ver as coisas acontecerem e porque acontecem, de forma que facilite a compreensão dos conteúdos trabalhados, tornando o próprio aluno um ser crítico.

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