Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MAPA CONCEITUAL E ATIVIDADE LÚDICA NO PROCESSO DE ENSINO SOBRE O TÁXON NEMATOMORPHA

Palavra-chaves: ATIVIDADE LÚDICA, DINÂMICAS DE APRENDIZAGEM, INOVAÇÃO NO ENSINO Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37394
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1206
    "inscrito_id" => 6828
    "titulo" => "MAPA CONCEITUAL E ATIVIDADE LÚDICA NO PROCESSO DE ENSINO SOBRE O TÁXON NEMATOMORPHA"
    "resumo" => "Diante da realidade de que alguns táxons são bastante desconhecidos dos estudantes, principalmente nos níveis básicos de educação, atividades de ensino alternativas vêm sendo bastante utilizadas como forma de abordar diversos temas de estudo conceitual, uma vez que dinamizam o processo de aprendizagem, motivam os alunos à curiosidade e facilitam a absorção das informações. O objetivo do trabalho foi facilitar o processo de aprendizagem em sala de aula com a utilização de mapas conceituais e atividade lúdica envolvendo questões aplicadas para serem respondidas pelos estudantes. Para construção do mapa conceitual levou-se em consideração a pergunta focal: “Quais aspectos taxonômicos, morfofisiológicos e ecológicos são evidenciados em Nematomorpha?”, utilizando-se de conceitos característicos do táxon e palavras de ligação que mais se adequassem na relação dos mesmos. Após exposição dos conceitos foi realizada uma dinâmica com a turma, semelhante à brincadeira “Batata que passa-passa”, de modo a auxiliar e, ao mesmo tempo, testar a aprendizagem dos participantes, tendo como base os conceitos incluídos no mapa conceitual. A soma do Mapa Conceitual elaborado juntamente com a atividade lúdica não apenas promoveu um entendimento mais facilitado acerca do táxon Nematomorpha aos que estavam presentes, mas, além disso, desempenhou um papel fundamental como dinâmica alternativa para aprendizagem. As atividades promoveram interação entre os participantes e foram úteis para motivar a busca de entendimento acerca do conteúdo apresentado envolvendo um táxon pouco estudado dentro da linhagem dos Ecdysozoa. A utilização de métodos ativos de aprendizagem, com desenvolvimento de mapas conceituais e jogos lúdicos, proporcionam um aprofundamento sobre o assunto e mobilizam ações para tornar o ensino científico mais prazeroso e atrativo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ATIVIDADE LÚDICA, DINÂMICAS DE APRENDIZAGEM, INOVAÇÃO NO ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID6828_09092017171942.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CLARA FONSECA DE PAIVA"
    "autor_nome_curto" => "ANA CLARA"
    "autor_email" => "acfpaiva@outlook.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37394
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1206
    "inscrito_id" => 6828
    "titulo" => "MAPA CONCEITUAL E ATIVIDADE LÚDICA NO PROCESSO DE ENSINO SOBRE O TÁXON NEMATOMORPHA"
    "resumo" => "Diante da realidade de que alguns táxons são bastante desconhecidos dos estudantes, principalmente nos níveis básicos de educação, atividades de ensino alternativas vêm sendo bastante utilizadas como forma de abordar diversos temas de estudo conceitual, uma vez que dinamizam o processo de aprendizagem, motivam os alunos à curiosidade e facilitam a absorção das informações. O objetivo do trabalho foi facilitar o processo de aprendizagem em sala de aula com a utilização de mapas conceituais e atividade lúdica envolvendo questões aplicadas para serem respondidas pelos estudantes. Para construção do mapa conceitual levou-se em consideração a pergunta focal: “Quais aspectos taxonômicos, morfofisiológicos e ecológicos são evidenciados em Nematomorpha?”, utilizando-se de conceitos característicos do táxon e palavras de ligação que mais se adequassem na relação dos mesmos. Após exposição dos conceitos foi realizada uma dinâmica com a turma, semelhante à brincadeira “Batata que passa-passa”, de modo a auxiliar e, ao mesmo tempo, testar a aprendizagem dos participantes, tendo como base os conceitos incluídos no mapa conceitual. A soma do Mapa Conceitual elaborado juntamente com a atividade lúdica não apenas promoveu um entendimento mais facilitado acerca do táxon Nematomorpha aos que estavam presentes, mas, além disso, desempenhou um papel fundamental como dinâmica alternativa para aprendizagem. As atividades promoveram interação entre os participantes e foram úteis para motivar a busca de entendimento acerca do conteúdo apresentado envolvendo um táxon pouco estudado dentro da linhagem dos Ecdysozoa. A utilização de métodos ativos de aprendizagem, com desenvolvimento de mapas conceituais e jogos lúdicos, proporcionam um aprofundamento sobre o assunto e mobilizam ações para tornar o ensino científico mais prazeroso e atrativo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ATIVIDADE LÚDICA, DINÂMICAS DE APRENDIZAGEM, INOVAÇÃO NO ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID6828_09092017171942.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CLARA FONSECA DE PAIVA"
    "autor_nome_curto" => "ANA CLARA"
    "autor_email" => "acfpaiva@outlook.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Diante da realidade de que alguns táxons são bastante desconhecidos dos estudantes, principalmente nos níveis básicos de educação, atividades de ensino alternativas vêm sendo bastante utilizadas como forma de abordar diversos temas de estudo conceitual, uma vez que dinamizam o processo de aprendizagem, motivam os alunos à curiosidade e facilitam a absorção das informações. O objetivo do trabalho foi facilitar o processo de aprendizagem em sala de aula com a utilização de mapas conceituais e atividade lúdica envolvendo questões aplicadas para serem respondidas pelos estudantes. Para construção do mapa conceitual levou-se em consideração a pergunta focal: “Quais aspectos taxonômicos, morfofisiológicos e ecológicos são evidenciados em Nematomorpha?”, utilizando-se de conceitos característicos do táxon e palavras de ligação que mais se adequassem na relação dos mesmos. Após exposição dos conceitos foi realizada uma dinâmica com a turma, semelhante à brincadeira “Batata que passa-passa”, de modo a auxiliar e, ao mesmo tempo, testar a aprendizagem dos participantes, tendo como base os conceitos incluídos no mapa conceitual. A soma do Mapa Conceitual elaborado juntamente com a atividade lúdica não apenas promoveu um entendimento mais facilitado acerca do táxon Nematomorpha aos que estavam presentes, mas, além disso, desempenhou um papel fundamental como dinâmica alternativa para aprendizagem. As atividades promoveram interação entre os participantes e foram úteis para motivar a busca de entendimento acerca do conteúdo apresentado envolvendo um táxon pouco estudado dentro da linhagem dos Ecdysozoa. A utilização de métodos ativos de aprendizagem, com desenvolvimento de mapas conceituais e jogos lúdicos, proporcionam um aprofundamento sobre o assunto e mobilizam ações para tornar o ensino científico mais prazeroso e atrativo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.