O presente trabalho visa discutir a importância do planejamento e da rotina na Educação Infantil. Nessa perspectiva, o referido artigo busca mostrar a importância do planejamento e da organização de rotinas na Educação Infantil através de uma visão obtida durante a experiência do Estágio Supervisionado II – Educação Infantil, tendo em vista que os mesmos são em sua maioria desprestigiados e/ou completamente ignorados. Os dados desta pesquisa foram desenvolvidos no Curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), especificamente na disciplina de Estágio Supervisionado de Educação Infantil. A metodologia utilizada toma como base a observação participante no Núcleo de Desenvolvimento Infantil (N.D.I), atreladas a leituras e estudos bibliográficos que discorrem acerca da importância do planejamento e rotinas na Educação Infantil. Neste trabalho, toma-se como aporte teórico os seguintes documentos oficiais: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI); Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI). E os seguintes autores: Ostetto (2012), Nono (2017), Jesus e Gemano (2015), Redin (2012) e Barbosa (2002). Na educação infantil, o planejamento deve ser pensado como apoio, tanto como revisão de exercícios de imaginação, de levantamento de possibilidades de uma ação educativa num tempo e/ou lugar chamado escola. O planejamento é mais que uma orientação de ir e vir, é levar em consideração as múltiplas culturas que as crianças estão inseridas. A rotina é outro elemento de suma importância na Educação Infantil e que deve caminhar de mãos dadas com o planejamento, sendo um constitutivo do outro, e que deve ser refletida a partir do projeto feito pela equipe pedagógica junto aos professores e explicada no plano de trabalho ou de aula. Em suma, por mais que alguns educadores ignorem o planejamento e a rotina ambos são indispensáveis para o desenvolvimento social, intelectual e principalmente para o desenvolvimento da criança como sujeito social independente.