Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PLANEJAR É PRECISO: A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E DAS ROTINAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: PLANEJAMENTO, ROTINA, EDUCAÇÃO INFANTIL, ESTÁGIO SUPERVISIONADO Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38232
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4998
    "inscrito_id" => 5568
    "titulo" => "PLANEJAR É PRECISO: A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E DAS ROTINAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "O presente trabalho visa discutir a importância do planejamento e da rotina na Educação Infantil. Nessa perspectiva, o referido artigo busca mostrar a importância do planejamento e da organização de rotinas na Educação Infantil através de uma visão obtida durante a experiência do Estágio Supervisionado II – Educação Infantil, tendo em vista que os mesmos são em sua maioria desprestigiados e/ou completamente ignorados. Os dados desta pesquisa foram desenvolvidos no Curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), especificamente na disciplina de Estágio Supervisionado de Educação Infantil. A metodologia utilizada toma como base a observação participante no Núcleo de Desenvolvimento Infantil (N.D.I), atreladas a leituras e estudos bibliográficos que discorrem acerca da importância do planejamento e rotinas na Educação Infantil. Neste trabalho, toma-se como aporte teórico os seguintes documentos oficiais: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI); Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI). E os seguintes autores: Ostetto (2012), Nono (2017), Jesus e Gemano (2015), Redin (2012) e Barbosa (2002). Na educação infantil, o planejamento deve ser pensado como apoio, tanto como revisão de exercícios de imaginação, de levantamento de possibilidades de uma ação educativa num tempo e/ou lugar chamado escola. O planejamento é mais que uma orientação de ir e vir, é levar em consideração as múltiplas culturas que as crianças estão inseridas. A rotina é outro elemento de suma importância na Educação Infantil e que deve caminhar de mãos dadas com o planejamento, sendo um constitutivo do outro, e que deve ser refletida a partir do projeto feito pela equipe pedagógica junto aos professores e explicada no plano de trabalho ou de aula. Em suma, por mais que alguns educadores ignorem o planejamento e a rotina ambos são indispensáveis para o desenvolvimento social, intelectual e principalmente para o desenvolvimento da criança como sujeito social independente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "PLANEJAMENTO, ROTINA, EDUCAÇÃO INFANTIL, ESTÁGIO SUPERVISIONADO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID5568_17102017155305.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA MARIA ARAÚJO SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ANA MARIA A. S"
    "autor_email" => "anamaria1705@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38232
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4998
    "inscrito_id" => 5568
    "titulo" => "PLANEJAR É PRECISO: A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E DAS ROTINAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "O presente trabalho visa discutir a importância do planejamento e da rotina na Educação Infantil. Nessa perspectiva, o referido artigo busca mostrar a importância do planejamento e da organização de rotinas na Educação Infantil através de uma visão obtida durante a experiência do Estágio Supervisionado II – Educação Infantil, tendo em vista que os mesmos são em sua maioria desprestigiados e/ou completamente ignorados. Os dados desta pesquisa foram desenvolvidos no Curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), especificamente na disciplina de Estágio Supervisionado de Educação Infantil. A metodologia utilizada toma como base a observação participante no Núcleo de Desenvolvimento Infantil (N.D.I), atreladas a leituras e estudos bibliográficos que discorrem acerca da importância do planejamento e rotinas na Educação Infantil. Neste trabalho, toma-se como aporte teórico os seguintes documentos oficiais: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI); Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI). E os seguintes autores: Ostetto (2012), Nono (2017), Jesus e Gemano (2015), Redin (2012) e Barbosa (2002). Na educação infantil, o planejamento deve ser pensado como apoio, tanto como revisão de exercícios de imaginação, de levantamento de possibilidades de uma ação educativa num tempo e/ou lugar chamado escola. O planejamento é mais que uma orientação de ir e vir, é levar em consideração as múltiplas culturas que as crianças estão inseridas. A rotina é outro elemento de suma importância na Educação Infantil e que deve caminhar de mãos dadas com o planejamento, sendo um constitutivo do outro, e que deve ser refletida a partir do projeto feito pela equipe pedagógica junto aos professores e explicada no plano de trabalho ou de aula. Em suma, por mais que alguns educadores ignorem o planejamento e a rotina ambos são indispensáveis para o desenvolvimento social, intelectual e principalmente para o desenvolvimento da criança como sujeito social independente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "PLANEJAMENTO, ROTINA, EDUCAÇÃO INFANTIL, ESTÁGIO SUPERVISIONADO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID5568_17102017155305.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA MARIA ARAÚJO SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ANA MARIA A. S"
    "autor_email" => "anamaria1705@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho visa discutir a importância do planejamento e da rotina na Educação Infantil. Nessa perspectiva, o referido artigo busca mostrar a importância do planejamento e da organização de rotinas na Educação Infantil através de uma visão obtida durante a experiência do Estágio Supervisionado II – Educação Infantil, tendo em vista que os mesmos são em sua maioria desprestigiados e/ou completamente ignorados. Os dados desta pesquisa foram desenvolvidos no Curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), especificamente na disciplina de Estágio Supervisionado de Educação Infantil. A metodologia utilizada toma como base a observação participante no Núcleo de Desenvolvimento Infantil (N.D.I), atreladas a leituras e estudos bibliográficos que discorrem acerca da importância do planejamento e rotinas na Educação Infantil. Neste trabalho, toma-se como aporte teórico os seguintes documentos oficiais: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI); Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI). E os seguintes autores: Ostetto (2012), Nono (2017), Jesus e Gemano (2015), Redin (2012) e Barbosa (2002). Na educação infantil, o planejamento deve ser pensado como apoio, tanto como revisão de exercícios de imaginação, de levantamento de possibilidades de uma ação educativa num tempo e/ou lugar chamado escola. O planejamento é mais que uma orientação de ir e vir, é levar em consideração as múltiplas culturas que as crianças estão inseridas. A rotina é outro elemento de suma importância na Educação Infantil e que deve caminhar de mãos dadas com o planejamento, sendo um constitutivo do outro, e que deve ser refletida a partir do projeto feito pela equipe pedagógica junto aos professores e explicada no plano de trabalho ou de aula. Em suma, por mais que alguns educadores ignorem o planejamento e a rotina ambos são indispensáveis para o desenvolvimento social, intelectual e principalmente para o desenvolvimento da criança como sujeito social independente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.