Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

JOGOS LÚDICOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO EM UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: JOGOS LÚDICOS, ALFABETIZAÇÃO, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, RELATO DE EXPERIÊNCIA Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37293
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2344
    "inscrito_id" => 6283
    "titulo" => "JOGOS LÚDICOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO EM UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Neste trabalho traremos a experiência com um aluno especial incluído numa turma do 4º ano, de uma rede pública municipal paulista. Contamos com a participação de todos os alunos, inclusive desse aluno deficiente intelectual decorrente da Síndrome de Down (SD). Desde 2014 no 1° ano nessa unidade escolar (U.E.) o mesmo foi contemplado no seu Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) com Atividades de Vida Diárias (AVDs), tais como: escovar os dentes, ir ao banheiro, vestir, calçar e alimentar-se para estimular a independência e sua autonomia. Ao longo deste período escolar o aluno apresentou significativos avanços quanto à comunicação, interação social e coordenação motora. Para um bom trabalho e desenvolvimento de aspectos da(s) criança(s) com deficiência(s) atendida(s) acreditamos ser primordial e relevante uma perspectiva de trabalho colaborativo entre todos profissionais envolvidos na Educação Escolar do(a) aluno(a), a família, além de multiprofissionais da saúde, como: fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, psicólogo, psiquiatra e/ou neurologista. Aqui, apresentaremos síntese de atividades lúdicas efetivas e possíveis de serem realizadas em sala de aula com turma de inclusão. Sorteio das letras do alfabeto, para reconhecimento delas e escrita de palavras iniciadas com as mesmas, a partir de comandos e algumas regras; assim como jogo dos dados (com algarismos e com bolinhas) para aprendizado dos números e representação de quantidades, como também de compreensão do nosso sistema de numeração decimal e formação de números. São experiências simples, práticas e muito possíveis de serem empregadas e trabalhadas numa sala de aula inclusiva, em que todos podem interagir de modo lúdico e significativo. Com todos os alunos foi possível explorar aspectos relevantes dos conteúdos curriculares de Língua Portuguesa e também de Matemática, a partir das experiências com os jogos acima brevemente apresentados e desenvolvidos com a turma. Especialmente com o aluno especial não alfabético foi possível explorar trabalhos voltados para alfabetização da língua materna e também matemática. O jogo permitiu visualizar os que acompanhavam/acompanham conceitos e conteúdos importantes já explorados e estudados. Por meio de tais atividades práticas apresentadas ao longo deste trabalho podemos apresentar favoráveis resultados com o geral da turma. A relevância do presente trabalho está justamente nos recursos muito simples e facilidade com que pode vir a ser desenvolvido em outras tantas realidades, semelhantes ou não, com crianças de faixas etárias similares em processo de alfabetização: seja em Língua Portuguesa, seja em Matemática. Pode ser uma prática bastante significativa, se levada a sério por todos os envolvidos, na qual especialmente os alunos poderão ser beneficiados em seu processo de ensino-aprendizagem. Apresentamos, aqui, um relato de uma possível experiência bem sucedida de Educação Inclusiva, na mesma direção que têm defendido e sendo apresentados nas legislações educacionais vigentes, como a própria Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), tantos Projetos-Políticos-Pedagógicos (PPPs) das unidades educacionais, entre outros."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "JOGOS LÚDICOS, ALFABETIZAÇÃO, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID6283_11092017211745.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUELI IWASAWA"
    "autor_nome_curto" => "SUELI IWASAWA"
    "autor_email" => "su_su2005@hotmail.com"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37293
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2344
    "inscrito_id" => 6283
    "titulo" => "JOGOS LÚDICOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO EM UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Neste trabalho traremos a experiência com um aluno especial incluído numa turma do 4º ano, de uma rede pública municipal paulista. Contamos com a participação de todos os alunos, inclusive desse aluno deficiente intelectual decorrente da Síndrome de Down (SD). Desde 2014 no 1° ano nessa unidade escolar (U.E.) o mesmo foi contemplado no seu Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) com Atividades de Vida Diárias (AVDs), tais como: escovar os dentes, ir ao banheiro, vestir, calçar e alimentar-se para estimular a independência e sua autonomia. Ao longo deste período escolar o aluno apresentou significativos avanços quanto à comunicação, interação social e coordenação motora. Para um bom trabalho e desenvolvimento de aspectos da(s) criança(s) com deficiência(s) atendida(s) acreditamos ser primordial e relevante uma perspectiva de trabalho colaborativo entre todos profissionais envolvidos na Educação Escolar do(a) aluno(a), a família, além de multiprofissionais da saúde, como: fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, psicólogo, psiquiatra e/ou neurologista. Aqui, apresentaremos síntese de atividades lúdicas efetivas e possíveis de serem realizadas em sala de aula com turma de inclusão. Sorteio das letras do alfabeto, para reconhecimento delas e escrita de palavras iniciadas com as mesmas, a partir de comandos e algumas regras; assim como jogo dos dados (com algarismos e com bolinhas) para aprendizado dos números e representação de quantidades, como também de compreensão do nosso sistema de numeração decimal e formação de números. São experiências simples, práticas e muito possíveis de serem empregadas e trabalhadas numa sala de aula inclusiva, em que todos podem interagir de modo lúdico e significativo. Com todos os alunos foi possível explorar aspectos relevantes dos conteúdos curriculares de Língua Portuguesa e também de Matemática, a partir das experiências com os jogos acima brevemente apresentados e desenvolvidos com a turma. Especialmente com o aluno especial não alfabético foi possível explorar trabalhos voltados para alfabetização da língua materna e também matemática. O jogo permitiu visualizar os que acompanhavam/acompanham conceitos e conteúdos importantes já explorados e estudados. Por meio de tais atividades práticas apresentadas ao longo deste trabalho podemos apresentar favoráveis resultados com o geral da turma. A relevância do presente trabalho está justamente nos recursos muito simples e facilidade com que pode vir a ser desenvolvido em outras tantas realidades, semelhantes ou não, com crianças de faixas etárias similares em processo de alfabetização: seja em Língua Portuguesa, seja em Matemática. Pode ser uma prática bastante significativa, se levada a sério por todos os envolvidos, na qual especialmente os alunos poderão ser beneficiados em seu processo de ensino-aprendizagem. Apresentamos, aqui, um relato de uma possível experiência bem sucedida de Educação Inclusiva, na mesma direção que têm defendido e sendo apresentados nas legislações educacionais vigentes, como a própria Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), tantos Projetos-Políticos-Pedagógicos (PPPs) das unidades educacionais, entre outros."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "JOGOS LÚDICOS, ALFABETIZAÇÃO, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID6283_11092017211745.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUELI IWASAWA"
    "autor_nome_curto" => "SUELI IWASAWA"
    "autor_email" => "su_su2005@hotmail.com"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Neste trabalho traremos a experiência com um aluno especial incluído numa turma do 4º ano, de uma rede pública municipal paulista. Contamos com a participação de todos os alunos, inclusive desse aluno deficiente intelectual decorrente da Síndrome de Down (SD). Desde 2014 no 1° ano nessa unidade escolar (U.E.) o mesmo foi contemplado no seu Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) com Atividades de Vida Diárias (AVDs), tais como: escovar os dentes, ir ao banheiro, vestir, calçar e alimentar-se para estimular a independência e sua autonomia. Ao longo deste período escolar o aluno apresentou significativos avanços quanto à comunicação, interação social e coordenação motora. Para um bom trabalho e desenvolvimento de aspectos da(s) criança(s) com deficiência(s) atendida(s) acreditamos ser primordial e relevante uma perspectiva de trabalho colaborativo entre todos profissionais envolvidos na Educação Escolar do(a) aluno(a), a família, além de multiprofissionais da saúde, como: fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, psicólogo, psiquiatra e/ou neurologista. Aqui, apresentaremos síntese de atividades lúdicas efetivas e possíveis de serem realizadas em sala de aula com turma de inclusão. Sorteio das letras do alfabeto, para reconhecimento delas e escrita de palavras iniciadas com as mesmas, a partir de comandos e algumas regras; assim como jogo dos dados (com algarismos e com bolinhas) para aprendizado dos números e representação de quantidades, como também de compreensão do nosso sistema de numeração decimal e formação de números. São experiências simples, práticas e muito possíveis de serem empregadas e trabalhadas numa sala de aula inclusiva, em que todos podem interagir de modo lúdico e significativo. Com todos os alunos foi possível explorar aspectos relevantes dos conteúdos curriculares de Língua Portuguesa e também de Matemática, a partir das experiências com os jogos acima brevemente apresentados e desenvolvidos com a turma. Especialmente com o aluno especial não alfabético foi possível explorar trabalhos voltados para alfabetização da língua materna e também matemática. O jogo permitiu visualizar os que acompanhavam/acompanham conceitos e conteúdos importantes já explorados e estudados. Por meio de tais atividades práticas apresentadas ao longo deste trabalho podemos apresentar favoráveis resultados com o geral da turma. A relevância do presente trabalho está justamente nos recursos muito simples e facilidade com que pode vir a ser desenvolvido em outras tantas realidades, semelhantes ou não, com crianças de faixas etárias similares em processo de alfabetização: seja em Língua Portuguesa, seja em Matemática. Pode ser uma prática bastante significativa, se levada a sério por todos os envolvidos, na qual especialmente os alunos poderão ser beneficiados em seu processo de ensino-aprendizagem. Apresentamos, aqui, um relato de uma possível experiência bem sucedida de Educação Inclusiva, na mesma direção que têm defendido e sendo apresentados nas legislações educacionais vigentes, como a própria Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), tantos Projetos-Políticos-Pedagógicos (PPPs) das unidades educacionais, entre outros.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.